Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Android 12: tudo sobre a nova versão do sistema operacional mobile do Google

Depois de muitos rumores, a Google finalmente revelou o Android 12, a nova versão do seu sistema operacional mobile, que chegará em breve para smartphones e tablets de diversas fabricantes. O anúncio foi feito durante o evento Google I/O, oportunidade em que a empresa mostrou as principais mudanças e recursos que podemos esperar.

Segundo a Google, o Android 12 foi construído sobre a fundação das versões anteriores, trazendo novidades principalmente na interface, que será mais personalizável do que nunca.
Confira a seguir tudo sobre o Android 12, a nova versão do sistema operacional da Google, incluindo o novo visual Material You, as funções inéditas de segurança e privacidade, a disponibilidade das versões Beta e a data de lançamento para os principais smartphones e dispositivos Android do mercado.

Material You: conheça o novo visual do Android 12

As novidades do Android 12 começam pelo visual da interface. A Google afirma que essa versão traz a maior mudança de design do sistema operacional para mobiles desde 2014, buscando melhorar consideravelmente a forma como os usuários interagem com seus dispositivos.
A nova interface é chamada Material You, sendo uma evolução do conceito Material, desenvolvido há alguns anos pela Google. O principal destaque é o uso da tecnologia de extração de cores (color extraction): ela lê a paleta do papel de parede escolhido e aplica as tonalidades dominantes e complementares à interface, desde os menus até os destaques em texto. Tudo isso é feito automaticamente, integrando recursos de hardware e software.
Vale destacar que há um cuidado especial em manter as informações legíveis na tela, mesmo com a utilização da extração de cores. Pessoas com problemas de visão terão opções específicas para melhorar ainda mais questões como contraste e legibilidade, demonstrando a preocupação da Google com a acessibilidade.
Outra grande mudança está no Menu de Configurações rápidas. Ele agora conta com botões maiores que facilitam o acesso a opções como Bluetooth, Wi-Fi, lanterna, modo de voo e modo escuro. O usuário pode personalizar cada uma dessas opções para deixar o celular exatamente do seu gosto.
Aliás, falando no Menu de Configurações, agora há atalhos para as funções Google Pagamentos e Google Home, que ganharam mais integração com aplicativos de terceiros dentro do Android 12.
Veja uma amostra do novo visual do Android 12 e do Material You:

Novos efeitos, menos processamento, mais bateria

Logo ao ligar a tela do smartphone, você verá uma série de mudanças. Os botões estão mais coloridos e arredondados, com o objetivo de facilitar a navegação pelos diferentes menus. Cada ação tem uma animação única que fornece mais feedback sobre os seus toques.
O próprio Pin de desbloqueio terá um efeito de tracejado, que aumenta a precisão visual ao desenhar as formas. Botões como o de volume começam a pulsar quando são ativados pelo seu toque.
Ao abrir um aplicativo, ele se expandirá exatamente a partir de onde o ícone estava na tela. Esse efeito elástico também é aplicado quando o usuário chega ao fim de uma página com o scroll. Em vez de ver a tela simplesmente travar, agora você perceberá tudo esticando, como se fosse gelatina. É uma ideia interessante para mostrar que não há mais nada a ser exibido.
Apesar de estar mais bonito (e animado) do que nunca, os desenvolvedores da equipe Android garantem que isso não pesará mais para o seu smartphone. Pelo contrário: a Google afirma ter conseguido uma redução de até 22% no uso do processador (CPU) durante tarefas como o gerenciamento de janelas e pacotes.

O uso dos núcleos de alto desempenho (conhecidos como Big) também foi reduzido em 15%, algo que certamente resultará em mais desempenho e duração de bateria para o seu smartphone.

Notificações e Google Assistente

As mudanças nas notificações são principalmente visuais, seguindo a estética Material You. Os itens agora estão agrupados de forma mais coesa, contando com um botão maior para expandir o conteúdo da prévia de notificação. Ao dispensar um aviso, você verá claramente qual é o item selecionado, graças às novas animações.
Falando um pouco sobre o Google Assistente, muita gente reclamou do quão difícil é ativar o recurso a partir do gesto utilizado no Android 11. Frequentemente a detecção do toque falha nas bordas dos smartphones, deixando algumas pessoas frustradas.
Por isso, a partir do Android 12 será possível ativar o Assistente segurando o botão de liga/desliga (power) do smartphone. A ativação será contextual, levando em consideração aplicativos, horário e localização. O objetivo é fornecer sugestões mais úteis para você interagir com a ferramenta.

Novos Widgets na tela do seu smartphone

Pensando na personalização, a Google implementou o recurso de extração de cores aos Widgets do Android 12. Isso significa que eles mudarão dependendo de onde forem posicionados, como camaleões. O usuário ainda pode ajustar formas, tamanhos e muitos outros detalhes, algo que traz mais vida à interface do sistema operacional mobile.
Um detalhe interessante é que os Widgets agora interagem com outros elementos. Na tela de bloqueio, por exemplo, ao remover as notificações você verá o relógio expandindo para ocupar todo o espaço. Essa parece ser uma regra geral de design do Android 12.
Para facilitar a troca de mensagens, outro recurso inédito do Android 12 é o Widget de conversação (Conversation widget). Ele pode ser adicionado a qualquer lugar da sua tela inicial e mantém um ponto fixo para você trocar mensagens rapidamente com os seus contatos.
O recurso funciona de modo integrado no sistema operacional, permitindo respostas a mensagens de texto, WhatsApp, Slack e diversos outros aplicativos. Por padrão, o widget de conversação é criado no tamanho de 2×2, mas você pode ajustá-lo para outros formatos. Quanto maior o bloco do widget, mais informações da conversa são exibidas, incluindo notificações, data e o número de mensagens não lidas.
Android 12

Privacidade e segurança na mira da Google

O Android 12 terá novos recursos voltados à privacidade e transparência. O Painel de Privacidade (Privacy Dashboard) reúne em uma única tela todas as informações sobre as permissões dadas a aplicativos, sobre quais apps estão utilizando os seus dados e também com que frequência fazem isso. Será possível revogar rapidamente essas permissões.
A Google também adicionou novos indicadores no canto direito da barra de status do sistema. Eles mostrarão quando a sua câmera e microfone estão sendo utilizados por algum app. Você conseguirá bloquear o acesso dos apps à câmera e ao microfone por meio de novos comandos disponíveis no Menu de Acesso Rápido.
Usuários do Android 12 poderão escolher quais aplicativos têm acesso à localização e modo preciso e ao novo modo de localização aproximada. Segundo a Google, essa função é útil para quem deseja mais privacidade ao utilizar funções como a previsão do tempo, já que não é necessária uma coordenada exata da sua posição.

Mais proteção para seus dados pessoais

Outra preocupação bastante recorrente dos usuários é com o envio indevido dos dados a servidores online, quando utilizamos os assistentes pessoais e comandos de voz. Com o novo Android Private Compute Core do Android 12, a Google garante que todo o processamento de áudio e reconhecimento de linguagem ocorrerá no seu smartphone, de forma isolada da sua conexão com a internet.
A empresa afirma ainda que a tecnologia envolvida no processamento desses dados será de código aberto, para que todos possam inspecionar a segurança das operações.

Troca de senhas sem dor de cabeça

Além do que foi anunciado durante o evento I/O, a Google prometeu disponibilizar uma série de outras novidades relacionadas à segurança, com lançamento previsto ainda para  2021. Uma das mais interessantes é a ferramenta de troca de senhas com um único toque do Google Chrome.
Ao detectar uma senha comprometida (alvo de vazamentos de dados) entre os seus registros, o navegador mostrará o botão “Trocar senha”. Ao tocar nele, você ativará o Google Assistente, que navegará automaticamente até o site, realizando todo o processo de troca de senha em segundos, sem que você precise fazer mais nada.
A tecnologia por trás disso é a Duplex e já vem sendo utilizada em outras operações do Google Assistente, tais como a compra de ingressos para cinema e check-in em voos de alguns países.

Controle remoto? Chave do carro?

O Android 12 promete trazer mais comodidade para o dia a dia, graças ao novo recurso de controle remoto embutido no sistema operacional. Isso possibilitará controlar os canais, digitar senhas pelo teclado virtual do smartphone, fazer buscas e até mesmo aproveitar as suas credenciais salvas no Chrome para logar nos principais serviços de streaming.
A tecnologia de controle remoto pelo smartphone do Android 12 será compatível com dispositivos equipados com o sistema operacional Android TV OS.
Fabricantes automotivos e o Google também vêm trabalhando em conjunto para transformar o celular nas chaves do carro. Em breve, seu smartphone poderá destrancar e até mesmo dar a partida no motor… Tudo isso sem que você precise tirar o aparelho do bolso. Será que essa ideia daria certo aqui no Brasil?

Qual é a data de lançamento do Android 12?

Segundo o cronograma divulgado no evento I/O, o lançamento da versão final do Android 12 está previsto para setembro de 2021. Contudo, essa data se refere apenas à disponibilidade para smartphones da própria Google.
Como cada fabricante modifica o sistema operacional com interfaces e recursos próprios, a atualização pode demorar mais alguns meses até ser liberada para outros celulares disponíveis no mercado.

Como fazer o download do Android 12 Beta

Se você é do tipo de pessoa que gosta de testar as últimas novidades, a boa notícia é que a Google já liberou a versão de testes do Android 12 para muitos modelos de celulares. Para dispositivos da linha Google Pixel, o método mais indicado de atualização é utilizando a ferramenta Android Flash Tool.
Também é possível baixar a imagem do Android 12 e instalá-la manualmente nesses aparelhos ou em emuladores de Android para PCs. Para dispositivos de outras marcas, o ideal é consultar diretamente o site do fabricante para mais instruções de instalação. Confira a seguir para quais dispositivos a versão Beta do Android 12 já está disponível:

Android 12 Beta para smartphones Google

  • Pixel 5
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL

Android 12 Beta para smartphones de outras fabricantes

  • ASUS Zenfone 8
  • OnePlus 9
  • OnePlus 9 Pro
  • OPPO Find X3 Pro
  • Realme GT 5G
  • Sharp AQUOS sense 5G SH-M17
  • TCL 20 Pro 5G
  • Tecno Spot CAMON 17
  • Vivo iQOO 7Legend
  • Xiaomi Mi 11
  • Xiaomi Mi 11 Ultra
  • Xiaomi Mi 11i
  • Xiaomi Mi 11X Pro
  • ZTE Axon 30 Ultra 5G

Como vimos acima, a versão beta para outras fabricantes ainda pode demorar alguns meses para ser disponibilizada, em virtude das personalizações realizadas por cada marca sobre o Android. Você pode acessar a página de Desenvolvedores/Android 12 neste link.

Mais novidades do Android 12 a caminho

Além das novidades do Android 12 que mostramos até aqui, a Google ainda planeja outras atualizações até o fim de 2021. Como exemplos, ela citou a possibilidade de favoritar conversas no app de mensagens, emojis contextuais e mais integração entre aplicativos de terceiros e comandos por voz. Tudo isso será disponibilizado através de atualizações via Google Play Store.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter