Se por um lado o WhatsApp Web é uma forma mais simples de utilizar o mensageiro, por outro deixar o aplicativo aberto no PC deixa as suas conversas mais expostas. Afinal, enquanto os smartphones são protegidos com senha e digital para desbloqueio, a maioria dos computadores ainda não têm essa segunda opção.
Entretanto, se você é um usuário do Google Chrome, a solução está em um plugin de terceiros. Infelizmente, o próprio WhatsApp Web não conta com nenhum recurso nativo que permite proteger o mensageiro com senha, mas você pode resolver essa situação com muita facilidade seguindo o passo a passo do tutorial que mostraremos a seguir.
Para adicionar essa função no mensageiro, utilizaremos um plugin chamado WA Web Plus. Ele foi desenvolvido para o navegador Google Chrome, mas também funciona em navegadores compatíveis que suportem extensões do browser do Google.
Passo 1. Acesse a página oficial do plugin WA Web Plus na Chrome Web Store.
Passo 2. Clique na opção “Usar no Chrome”.
Passo 3. Um pop-up será exibido na tela. Selecione a opção “Adicionar extensão” e aguarde a instalação.
Passo 4. Acesse o WhatsApp Web via navegador. É importante que você repita o processo de login, ou seja, utilize o QR Code para habilitar novamente o dispositivo em questão.
Passo 5. Quando a página terminar de carregar, clique no ícone do plugin – um sinal de “+” localizado no canto superior direito da barra de endereços do navegador.
Passo 6. No menu de opções que será aberto, localize e ative a opção “Ativar bloqueio de tela [Definir Senha]”, disponível no submenu “Privacidade”.
Passo 7. Clique em “[Definir Senha]” e crie uma senha de bloqueio.
Pronto! A partir de agora, sempre que você fizer um novo login no WhatsApp Web, recarregar a página ou simplesmente tentar acessar novamente as configurações do plugin, será necessário digitar a senha para prosseguir.
A solução é perfeita para quem compartilha o PC com outras pessoas, seja no laboratório da faculdade ou no trabalho.
Apesar de ser muito prático recorrer ao WhatsApp Web no dia a dia, infelizmente a versão do aplicativo para PC é insuficiente quando comparada àquela disponível para smartphones. As limitações incluem a impossibilidade de postar Status, de fazer chamadas de áudio e vídeo, de criar listas de transmissão ou de adicionar um novo contato. Também há restrições no que diz respeito às configurações de privacidade, pois não é possível desativar as confirmações de leitura e a informação “visto por último”.
Porém, os desenvolvedores do Facebook parecem estar empenhados em resolver alguns desses problemas nas próximas versões do aplicativo. A próxima adição de recurso deverá permitir a realização de chamadas em áudio e vídeo também na versão web, um pedido de longa data dos usuários e que se intensificou ainda mais durante a pandemia de coronavírus. Porém, ao menos por enquanto, não há confirmação de quando isso acontecerá.