como-fazer-o-google-chrome-usar-menos-memoria-ram

Como fazer o Google Chrome usar menos memória RAM com a ajuda de uma extensão

Embora o Google Chrome seja o navegador mais utilizado em todo o mundo, é fato que em se tratando de consumo de memória RAM ele está muito longe do ideal. Porém, há como fazer o Google Chrome usar menos memória RAM com a ajuda de uma extensão.

O aplicativo em questão se chama “The Great Suspender” e pode ser baixado gratuitamente na Chrome Store. O que ele faz é suspender temporariamente as abas que estão em segundo plano e não estão sendo utilizadas. Nesse artigo, vamos aprender como utilizar esse recurso.

como-fazer-o-google-chrome-usar-menos-memoria-ram

®GIPHY

Utilizando o The Great Suspender

A lógica diz que para aliviar o consumo de memória RAM do Google Chrome nós devemos reduzir o número de extensões instaladas. Porém, vale a pena quebrar essa regra e ter o The Great Suspender instalado no seu navegador.

Você pode baixá-lo gratuitamente neste link da Chrome Store. Depois da instalação, um ícone será adicionado no canto superior direito do browser. A suspensão das abas em segundo plano é feita de forma automática. Portanto, não é preciso fazer nada.

Para recuperar uma aba suspensa, basta ir até ela e recarregar a página. O truque é perfeito para que você consiga manter abas importantes abertas, mas sem que elas pesem em termos de desempenho. Com a utilização da extensão, o consumo de RAM é reduzido de forma significativa.

Outras dicas para reduzir o consumo de memória RAM no Chrome

Além do uso da extensão, listamos aqui outras quatro dicas que podem aliviar a carga e reduzir o consumo de memória RAM do seu navegador. PCs que tenham baixa disponibilidade de memória costumam sofrer ainda mais com esse problema, mas é possível contornar a situação.

1. Adicione um botão para limpar memória

Assim como os celulares contam com uma espécie de “acelerador”, que reduz o consumo de memória, é possível fazer algo similar no Google Chrome.

Para isso, será preciso criar um novo atalho para o executável do aplicativo.

Passo 01: através do Windows Explorer, procure pela pasta onde o Chrome está instalado. Por padrão é “C:\Program Files\GoogleChrome\Application\chrome.exe”

Passo 02: já na pasta, é só clicar com o botão direito do mouse sobre o executável “chrome.exe” e clicar no botão “criar atalho”. Esse atalho será criado na Área de Trabalho do Windows.

Passo 03: também pelo Windows Explorer, agora acesse a “Área de Trabalho” e localize o atalho recém criado. Clique com o botão direito sobre ele e acesse o item “Propriedades”. No campo “Destino” adicione o comando “-purge-memory-button” (sem as aspas) logo depois do caminho do arquivo, e salve.

2. Limpe os dados de navegação

Com o passar do tempo, dados de navegação salvos no Chrome podem comprometer o desempenho do navegador. A melhor solução é se programar para fazer uma limpeza de tempos em tempos. Vá em “Ferramentas” e clique em “Limpar dados de navegação”.

3. Desative extensões sem uso

As extensões instaladas no Chrome e que não estão mais em uso prejudicam o desempenho do navegador. Isso porque elas precisam ser carregadas toda vez que o browser é aberto. Portanto, certifique-se de manter ativas apenas aquelas que são usadas diariamente. Vá em “Configurações” e depois em “Extensões” e remova todas as que você desejar.

4. Elimine os temas

Temas adicionados ao Google Chrome podem até deixa-lo mais bonito, mas alguns contribuem para um aumento no consumo de memória RAM. Se a situação se tornar insustentável, considere excluir o tema do navegador. Vá em “Configurações” e depois em “Temas” e faça com que o browser volte ao tema padrão.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Amigos rindo ao assistir filmes de comédia na Netflix.

Filmes de comédia em alta para assistir na Netflix

Logo do Google Fotos.

Google Fotos: novo recurso agrupa imagens semelhantes

Mulher usando VPN no celular e sorrindo muito.

Como usar VPN no celular?

Robô segurando uma lâmpada.

Google Chrome: nova atualização adiciona recursos de IA generativa

Mulher sorrindo e acenando ao fazer uma chamada de vídeo no WhatsApp.

WhatsApp: como compartilhar a tela em chamadas de vídeo

Garota surpresa colocando o dedo indicador sobre sua têmpora enquanto lê algo no celular.

Descubra como encontrar a “lixeira” do WhatsApp

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.