Positivo do seu jeito

Novidades

Banco do Brasil: como emitir boletos pelo WhatsApp

5 de setembro de 2021

por: MKT Positivo

Os correntistas PJ do Banco do Brasil podem emitir boletos de pagamento através do WhatsApp. A funcionalidade é integrada ao sistema de atendimento do banco no mensageiro online. A função permite emitir, alterar e consultar os boletos de forma rápida usando o celular. A seguir, confira como emitir boletos pelo WhatsApp do Banco do Brasil.

O recurso foi desenvolvido para que pessoas jurídicas possam emitir boletos rapidamente pelo celular. O procedimento é iterativo, sendo realizado de forma automatizada na conta comercial do banco. O atendimento é realizado pelo atendente virtual PJ, uma referência a pessoa jurídica. Pessoas que já usaram o sistema com bots de empresas no WhatsApp não terão dificuldade de conversar com o assistente e realizar as ações.

Banco do Brasil: como emitir boletos pelo WhatsApp

O Banco do Brasil liberou a função para empresários que possuem uma conta ativa no banco. Apenas pessoas jurídicas, sejam pequenos, médios ou grandes empresários, podem utilizar a ferramenta. Como veremos adiante, a sequência de atendimento virtual é iniciada por meio de um comando no chat que ativa o modo de boletos no assistente virtual.

A iniciativa do banco foi pioneira no setor. Além da emissão de boletos, o assistente PJ faz consultas de crédito, desconto em títulos, consulta de capital de giro, desconto de cheques, fornece informações sobre folhas de pagamentos, cartão de crédito e outros dados sobre uma empresa no banco.

Gostou da ideia e ela pode ajudar a sua empresa? Fica com a gente que vamos abordar mais os benefícios da função e mostrar como utilizá-la em seu WhatsApp. 

Quem pode usar o recurso de emitir boletos do Banco do Brasil

Uma emissão de boletos não é um procedimento liberado em todos os tipos de conta de um banco. Como dissemos acima, você precisa ter o CNPJ da sua empresa como documento que define sua conta corrente. Dessa maneira, poderá usar o recurso no celular, android ou iPhone, e realizar os procedimentos oferecidos pelo banco.

Situações onde a função com boletos pode ser utilizada pelos clientes

A funcionalidade apresenta três funções para trabalhar com boletos. A opção para consultar boletos é ideal para pessoas que precisam pagar algum tipo de produto ou serviço prestado a sua empresa. 

O assistente pode ajudar, por exemplo, quando é necessário recalcular um boleto para adicionar um desconto. A função é uma alternativa que pode ajudar empresas que vendem produtos ou algum tipo de serviço. O mesmo procedimento é útil quando o boleto apresenta algum tipo de erro de digitação ou possui dados pessoais errados que podem impedir que o documento seja compensado.

A consulta de boletos é ideal para saber se um determinado produto foi pago ou se o pagamento ainda está em aberto. Em paralelo, a função para alterar o documento pode ajudar a adicionar eventuais multas ou juros por atraso – caso isso não seja realizado de forma automática pelo banco.

Como como emitir boletos do Banco do Brasil pelo WhatsApp

Passo 1. Acesse o chat do assistente virtual do banco;

Passo 2. Inicie uma conversa com o assistente virtual. Para isso, envie a mensagem “#PJ” e aguarde alguns instantes;

Passo 3. Será necessário enviar um comando para que o atendimento seja direcionado para boletos. Envie a mensagem “Preciso registrar um boleto”;

Passo 4. O sistema exige as informações para o pagante. Sendo assim, informe o CPF, o nome, o endereço e o complemento;

Passo 5. Informe também os detalhes do pagamento, o valor a pagar e a data de vencimento;

Passo 6. Confirme o pedido de emissão do boleto usando a função “Cliente do banco encaminhar o boleto para o destinatário”.

Como consultar boletos do Banco do Brasil pelo WhatsApp

Passo 1. No chat com o atendente PJ, envie “preciso consultar um boleto”;

Passo 2. Siga as instruções da inteligência virtual para realizar o procedimento e visualizar qualquer boleto que emitiu anteriormente;

Passo 3. Use a opção para compartilhar PDF para salvar o documento no celular ou para enviar para um contato.

Como alterar boletos do Banco do Brasil pelo WhatsApp

Passo 1. Acesse o chat com o assistente virtual PJ enviando a mensagem “#PJ”;

Passo 2. Nesse momento, envie a mensagem “preciso consultar um boleto” para avançar no procedimento;

Passo 3. O cliente pessoa jurídica deve digitar agora a mensagem “preciso alterar um boleto”;

Passo 4. siga as instruções do assistente virtual para que a alteração seja realizada e um novo boleto seja enviado;

Passo 5. Salve o boleto em PDF no celular ou encaminhe para um de seus contatos.

Gostou da dica? Então continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer nossos tutoriais, análises de softwares e acompanhar as notícias sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de busca para encontrar soluções para seus problemas em smartphones, computadores, softwares e aplicativos para celular. Estamos aqui para te ajudar.