O navegador Google Chrome ainda está disponível na versão 89, tanto para Android, quanto para desktop, mas aqueles que estão no programa de testes das versões beta já tiveram acesso a algumas das novidades que estarão presentes no Google Chrome 90.
A principal atualização da próxima versão tem relação direta com a segurança. Toda vez que você digitar uma URL na barra principal, por padrão ela incorporará o prefixo https. Essa característica deve resultar não apenas em mais segurança, mas também no carregamento mais rápido de páginas.
Embora essa mudança tenha sido confirmada somente agora, na prática ela já poderia ter sido implementada há um bom tempo. A ampla maioria das páginas hoje – ao menos as páginas confiáveis e em constante atualização – já conta com suporte para o HTTPS.
Em contrapartida, páginas sem suporte a HTTPS são consideradas menos seguras pelo Google Chrome. Quando você acessa um conteúdo que não tem essas características, uma mensagem informa o usuário que ao prosseguir na navegação há certos tipos de risco.
E mais: páginas incompatíveis com HTTPS são penalizadas pelo mecanismo de busca, não conseguindo alcançar as posições mais altas. Sendo assim, é bem provável que nos últimos meses o número de páginas acessadas incompatíveis com essa tecnologia já seja significativamente menor.
A mudança será aplicada tanto na versão para desktop quando no Google Chrome para Android e deve estar disponível em versão beta nas próximas semanas. Ainda não há mais informações sobre quando a versão final do Google Chrome 90 chegará para os demais usuários.
Outra novidade da próxima atualização do Google Chrome é o recurso Tab Scrolling. Ele já pode ser habilitado por meio do recurso Chrome Labs, mas deve ser incorporado ao navegador em definitivo a partir da versão seguinte.
A ideia é que você possa navegar entre as abas abertas apenas movendo o mouse para os lados. Entretanto, muitos usuários reportaram que esse recurso ainda não está funcionando perfeitamente na versão de testes e diversos bug foram reportados em sites internacionais e em fóruns de desenvolvedores.
Para fazer o teste, digite chrome://flags/#chrome-labs no navegador para acessar os recursos do Chrome Labs. Selecione “Enabled” para habilitar a função e, depois, reinicie o navegador.
De acordo com dados recentes publicados pelo site StatCounter Global Stats, o Google Chrome hoje é utilizado por 64,1% das pessoas que acessam a internet em todo o mundo. Grande parte desse volume se deve à popularidade do Android, sistema operacional mobile mais usado em no planeta
O Safari ocupa a segunda posição com cerca de 19%. Disputam o terceiro lugar o Mozilla Firefox, com 3,69% e o Microsoft Edge, com 3,45%. Outros navegadores somados representam cerca de 8% dos acessos. Os números mostram ainda um certa estabilidade no mercado nos últimos 12 meses.