Positivo do seu jeito

Dicas

Google Chrome 90: todas as novidades da versão mais recente do navegador

28 de Março de 2021

por: MKT Positivo

O navegador Google Chrome ainda está disponível na versão 89, tanto para Android, quanto para desktop, mas aqueles que estão no programa de testes das versões beta já tiveram acesso a algumas das novidades que estarão presentes no Google Chrome 90.

google chrome 90

A principal atualização da próxima versão tem relação direta com a segurança. Toda vez que você digitar uma URL na barra principal, por padrão ela incorporará o prefixo https. Essa característica deve resultar não apenas em mais segurança, mas também no carregamento mais rápido de páginas.

Suporte a HTTPS: fundamental na atualidade

Embora essa mudança tenha sido confirmada somente agora, na prática ela já poderia ter sido implementada há um bom tempo. A ampla maioria das páginas hoje – ao menos as páginas confiáveis e em constante atualização – já conta com suporte para o HTTPS.

Em contrapartida, páginas sem suporte a HTTPS são consideradas menos seguras pelo Google Chrome. Quando você acessa um conteúdo que não tem essas características, uma mensagem informa o usuário que ao prosseguir na navegação há certos tipos de risco.

E mais: páginas incompatíveis com HTTPS são penalizadas pelo mecanismo de busca, não conseguindo alcançar as posições mais altas. Sendo assim, é bem provável que nos últimos meses o número de páginas acessadas incompatíveis com essa tecnologia já seja significativamente menor.

A mudança será aplicada tanto na versão para desktop quando no Google Chrome para Android e deve estar disponível em versão beta nas próximas semanas. Ainda não há mais informações sobre quando a versão final do Google Chrome 90 chegará para os demais usuários.

Tab Scrolling: novo recurso a partir da versão 90

Outra novidade da próxima atualização do Google Chrome é o recurso Tab Scrolling. Ele já pode ser habilitado por meio do recurso Chrome Labs, mas deve ser incorporado ao navegador em definitivo a partir da versão seguinte.

A ideia é que você possa navegar entre as abas abertas apenas movendo o mouse para os lados. Entretanto, muitos usuários reportaram que esse recurso ainda não está funcionando perfeitamente na versão de testes e diversos bug foram reportados em sites internacionais e em fóruns de desenvolvedores.

Para fazer o teste, digite chrome://flags/#chrome-labs no navegador para acessar os recursos do Chrome Labs. Selecione “Enabled” para habilitar a função e, depois, reinicie o navegador.

Google Chrome continua sendo o preferido da maioria

De acordo com dados recentes publicados pelo site StatCounter Global Stats, o Google Chrome hoje é utilizado por 64,1% das pessoas que acessam a internet em todo o mundo. Grande parte desse volume se deve à popularidade do Android, sistema operacional mobile mais usado em no planeta

O Safari ocupa a segunda posição com cerca de 19%. Disputam o terceiro lugar o Mozilla Firefox, com 3,69% e o Microsoft Edge, com 3,45%. Outros navegadores somados representam cerca de 8% dos acessos. Os números mostram ainda um certa estabilidade no mercado nos últimos 12 meses.