Como fazer para usar o Facebook Empregos?

Desde o final do mês de fevereiro, um novo recurso bastante útil foi integrado ao Facebook. Trata-se da plataforma Facebook Empregos, um espaço onde os empresários podem cadastrar as suas ofertas de trabalho e onde aqueles que estão buscando uma colocação no mercado também podem fazer as suas pesquisas. Dado o fato de que passamos boa parte do nosso tempo na internet dentro da rede social, é importante saber como usar o Facebook Empregos corretamente.

Ao menos por enquanto, como o serviço está no início no Brasil, ainda são poucas as oportunidades anunciadas. Em países como os Estados Unidos e o Canadá, locais onde a ferramenta já funciona há mais de um ano, essa se tornou uma das formas mais simples e rápidas de encontrar oportunidades de trabalho.

®GIPHY

Nesse artigo, vamos ensinar o passo a passo de como usar esse serviço.

Acessando o Facebook Empregos

Passo 1: você não precisa fazer nada de diferente para acessar o Facebook Empregos. No seu computador, entre na sua página inicial na rede social e localize a opção Empregos no menu esquerdo. Se ela não estiver visível, clique em “Ver Mais”.

Passo 2: em seguida, você será direcionado para a página de oferta de empregos. Aqui, dois campos são fundamentais: a localização, onde você deve inserir a cidade na qual está procurando vagas; e o raio de atuação, onde você deve inserir a distância em quilômetros que está disposto a percorrer para chegar no trabalho.

Passo 3: a opção seguinte permite que você filtre ainda as pesquisas pelo setor de atuação, como “Agência de consultoria”, “Imóvel”, “Salão de cabeleireiro”, entre outros. Se quiser ser mais específico é só marcar os campos do seu interesse.

Passo 4: por fim, uma alternativa é buscar por vagas a partir de um termo específico, casos os campos de marcação não sejam suficientes para você. Nesse caso, basta digitar o termo-chave no campo de buscas e pronto.

Candidatando-se às vagas

Depois de pesquisar quais são as vagas disponíveis, vamos supor que você encontrou algumas que são do seu interesse. A plataforma Facebook Empregos permite que você se candidate a elas diretamente pela rede social. Vamos ver como é simples fazer isso?

Passo 1: logo abaixo da descrição da vaga você encontrará um botão chamado “Candidatar-se agora”. Clique sobre ele para ir à tela seguinte.

Passo 2: na próxima tela deve surgir um formulário com algumas informações adicionais a serem preenchidas. Essas informações são solicitadas por aqueles que ofertam as vagas e, por conta disso, o que é pedido nesses campos varia de emprego para emprego.

Passo 3: depois, nos campos seguintes, haverá espaço para você preencher dados relacionados às suas experiências anteriores, à sua formação acadêmica. Basta escrever o nome da empresa na qual você trabalhou, o cargo que você ocupou e o período de atuação no caso das experiências anteriores; já no caso da formação acadêmica, inclua o nome da instituição de ensino, o curso e os anos de início e término.

Passo 4: Por fim, inclua um endereço de e-mail válido, pelo qual você receberá uma confirmação da sua candidatura à vaga.

Agora é só torcer para a vaga ser sua!

Recurso disponível também no celular

Se você preferir, é possível seguir esse passo a passo também na versão do aplicativo do Facebook para Android. Ao entrar no seu perfil, basta clicar no menu da barra superior para encontrar a opção “Empregos”. Depois, o passo a passo é exatamente o mesmo.

Vale lembrar que o número de oportunidades disponíveis por lá ainda é limitado, mas a tendência é que com o passar do tempo mais e mais empresas comecem a adicionar vagas e transformem esse espaço em uma referência no país para a busca e oferta de empregos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.