O Notas do Professor é um aplicativo gratuito criado para ajudar docentes a monitorar o desempenho de seus alunos. Com download exclusivo para o Android, a ferramenta permite enviar aos pais ou responsáveis as informações de aulas e boletins online de alunos. Nas linhas a seguir, veremos como organizar notas do professor usando o celular.
Durante a pandemia da Covid-19, muitos professores tiveram que se adaptar à nova realidade das aulas virtuais. Nesse novo ambiente de trabalho, foi necessário buscar novas ferramentas que pudessem suprir a demanda organizacional imposta por esses tempos modernos. Assim, muitos desenvolvedores trabalharam para oferecer soluções conectadas, como é o caso do app Notas do Professor.
Na esteira de softwares de conferências online, como o Google Classroom, Zoom e Google Meet, o Notas do Professor surge como uma ferramenta para auxiliar a criação de registro e tudo o que acontece na sala de aula. Os relatórios são individuais e classificados por “Neutro”, “Precisa de melhorias” e “Positivo”.
Para acessar a plataforma, os usuários precisam logar uma conta do Google Classroom. O Notas do Professor se comunica com o software do Google para importar a lista de alunos, facilitando assim o gerenciamento das salas. O professor ainda pode completar o cartão virtual do estudante no app com contato dos pais e identificação estudantil.
O app oferece uma opção de assinatura que libera alguns recursos extras. No entanto, usuários da versão gratuita podem usufruir das principais ferramentas para gerenciar as salas online, mas com algumas limitações de uso.
Após ter os nomes importados, o usuário pode começar a abastecer os dados para cada aluno. A ferramenta permite realizar ações que facilitam a organização da turma, como definir o comportamento de cada aluno dia após dia no ambiente escolar.
O aplicativo permite criar relatórios interativos para destacar como cada aluno se comporta na sala de aula. O docente pode criar uma lista com todos os comportamentos do aluno em diferentes dias da semana e, assim, criar um relatório completo sobre cada estudante da turma – que podem ser abertos no celular e visualizados em computadores.
Para começar, é necessário configurar uma turma para que todos os alunos cadastrados na plataforma.
Passo 1: Pressione o botão “Gerenciar” na tela inicial do aplicativo;
Passo 2: Toque sobre o ícone “+” na parte inferior direita da tela;
Passo 3: Use o recurso “Google Classroom” para importar uma turma pronta na plataforma do Google. Você também pode importar dados do Google Sheets;
Passo 4: Há também a opção preencher manualmente a ficha de cada estudante usando a opção “Novo estudante”;
Passo 1: Toque sobre o ícone de ficha ao lado do nome de um aluno;
Passo 2: Pressione o botão “+” no canto inferior direito da tela para visualizar as opções;
Passo 3: Escolha entre as notas “Neutro”, “Precisa de melhorias” ou “Positivo”;
Passo 4: Informe uma opção de nota precisa para o aluno e clique em “Adicionar”.
Passo 1: Acesse a ficha de um aluno e toque sobre o ícone de carta na parte superior da tela;
Passo 2: Escolha entre as opções “Envie este relatório por email”.
O aplicativo apresenta na versão gratuita todos os recursos criados pelos desenvolvedores. O professor poderá lançar suas notas e mantê-las disponíveis para seus alunos ou responsáveis normalmente.
Como acontece em outros apps, o Notas do Professor traz algumas limitações em sua versão gratuita, como veremos adiante.
O usuário gratuito do serviço poderá criar apenas uma sala de aula virtual. Cada ambiente pode abrigar até 200 alunos – todos da mesma classe. Sabemos que a atividade de professor no Brasil é intensa. Normalmente, esses profissionais trabalham em diferentes escolas, atendendo turmas diferentes, o que demanda maior organização nas rotinas de trabalho.
Nesses casos, a versão paga do aplicativo pode ajudar, pois oferece suporte para a criação de até 20 salas com 200 alunos cada. Além disso, alguns recursos adicionais são liberados ao assinante.
Recursos premium:
Caso você não se acostume com o Notas do Professor, ou então queira contar com um aplicativo que conte com mais recursos do que simplesmente inserir as notas de seus alunos, fique tranquilo. Existem outros aplicativos que podem lhe ajudar a exercer o seu trabalho como educador. Vamos conhecê-los.
O popular aplicativo de notas possui uma interface muito simples e prática, sendo a plataforma ideal não somente para você inserir as notas dos seus alunos, mas também organizar outras tarefas do seu dia a dia com as turmas. Você pode inserir os conteúdos que devem ser abordados na sala de aula, documentos, fotos, arquivos de apresentação e muito mais, podendo acessar e modificar suas anotações tanto pelo celular como pelo computador.
Já pensou em poder corrigir provas e trabalhos usando o seu celular? Esta é a proposta do Starline SGP, app que pode ser usado para corrigir questões de múltipla escolha, com as notas já sendo calculadas de forma rápida e armazenadas em sua plataforma.
Além de inserir anotações contendo as notas de cada estudante, você pode usar o GoConqr para realizar outras atividades com os seus alunos, como formar grupos para apresentação de trabalhos ou estudos, compartilhar as atividades que devem ser entregues, slides, anotações e muitos mais.
Com o Nearpod, é possível compartilhar atividades e acompanhar o progresso e realização dos alunos em tempo real, conseguindo assim avaliá-los da melhor maneira e dar as notas condizentes com o trabalho de cada um.
Viu só como a tecnologia pode ajudar tanto os alunos como os professores na sala de aula? Para ter acesso a mais dicas de aplicativos que podem fazer a diferença no seu dia a dia, ou então para ficar por dentro das principais novidades e inovações tecnológicas, acesse o nosso blog.
Fonte(s):