Como fazer videoconferências com várias pessoas?

A pandemia de coronavírus fez com que a rotina de muitas pessoas fosse completamente modificada. A orientação do Ministério da Saúde é para que as pessoas só saiam de casa em casos de extrema necessidade.

Para quem precisa fazer reuniões ou mesmo quer apenas matar a saudade dos amigos e familiares, a distância não precisa ser um empecilho. Há diversos serviços online de videoconferência que permitem conversar com diversas pessoas simultaneamente, seja no PC ou via celular. Neste artigo, listamos cinco apps e serviços para realizar videoconferências.

1. WhatsApp

O mensageiro WhatsApp é o serviço de comunicação mais popular entre os brasileiros e ele permite também a realização de videoconferências. Porém, há limitações: apenas 4 usuários podem participar das conversas e o serviço funciona apenas no celular, não estando disponível no WhatsApp Web.

Em um grupo, toque no ícone de telefone. No menu, selecione até 3 pessoas e, depois, toque no ícone de câmera. Fora de um grupo, inicie uma conversa com um contato e toque no ícone de telefone. Depois, toque no ícone de câmera. Em seguida, toque no sinal de + para adicionar mais duas pessoas à conversa.

Baixe o WhatsApp para Android

2. Instagram

Pouca gente utiliza este recurso, mas também é possível fazer videoconferências pelo Instagram. A função também está limitada ao celular, mas o número máximo de participantes é maior: até 6 pessoas. Ativar a função é muito simples.

Acesse o Instagram e toque no ícone de mensagem direta. Depois, toque no ícone de câmera. Em seguida, selecione até 5 pessoas. Vocês seis poderão conversar tranquilamente usando o aplicativo.

Baixe o Instagram para Android

3. Facebook Messenger

A principal vantagem do Facebook Messenger é o fato de funcionar tanto no smartphone quanto no PC. Além disso, o número máximo de participantes é muito maior: até 50 pessoas. Porém, quando há mais do que seis pessoas na conversa, apenas a imagem de quem está falando é exibida.

Para utilizar esse recurso é fácil: acesse o Messenger, escolha as pessoas com quem deseja conversar e toque no ícone de câmera. Se estiver no PC, abra o Facebook e clique no ícone do Messenger, no canto superior direito, e siga o mesmo passo a passo da versão mobile.

Baixe o Facebook Messenger para Android

4. Google Hangouts

O Google Hangouts é, talvez, a ferramenta mais conhecida e utilizada para a realização de videoconferências. Na versão básica do G Suite o limite é de até 10 pessoas por conferência. Porém, empresas que tenham planos corporativos podem reunir até 25 usuários em um mesmo canal.

Para quem utiliza o Gmail, basta acessar a caixa de entrada e clicar no ícone do Hangouts, logo abaixo da lista de pastas, à esquerda. Via navegador, acesse hangouts.google.com e faça login com a sua conta Google. Ou, ainda, via smartphone, baixe o app, acesse-o e inicie uma conversa em vídeo com qualquer contato. Depois, se quiser, adicione mais participantes. É possível também gerar um link para que outros usuários possam acessar a conversa.

Baixe o Google Hangouts para Android

5. Zoom

Em meio à pandemia do coronavírus, o Zoom se tornou um dos aplicativos mais populares da Play Store. O serviço está disponível gratuitamente tanto para Android quanto para PC e tem como diferencial o fato de permitir até 100 pessoas em uma mesma conferência. Entretanto, na versão gratuita há uma limitação: as conversas não podem durar mais do que 40 minutos.

Para utilizar o serviço é preciso criar uma conta de usuário. Depois, faça login e acesse as salas criadas a partir da URL gerada. Você pode participar de reuniões mesmo sem ter uma conta no serviço, caso tenha recebido um link para acessar uma sala. Porém, para criar salas é necessário fazer login.

Baixe o Zoom para Android

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.