Positivo do seu jeito

Tecnologia

Como fazer videoconferências com várias pessoas?

3 de Abril de 2020

por: MKT Positivo

A pandemia de coronavírus fez com que a rotina de muitas pessoas fosse completamente modificada. A orientação do Ministério da Saúde é para que as pessoas só saiam de casa em casos de extrema necessidade.

Para quem precisa fazer reuniões ou mesmo quer apenas matar a saudade dos amigos e familiares, a distância não precisa ser um empecilho. Há diversos serviços online de videoconferência que permitem conversar com diversas pessoas simultaneamente, seja no PC ou via celular. Neste artigo, listamos cinco apps e serviços para realizar videoconferências.

1. WhatsApp

O mensageiro WhatsApp é o serviço de comunicação mais popular entre os brasileiros e ele permite também a realização de videoconferências. Porém, há limitações: apenas 4 usuários podem participar das conversas e o serviço funciona apenas no celular, não estando disponível no WhatsApp Web.

Em um grupo, toque no ícone de telefone. No menu, selecione até 3 pessoas e, depois, toque no ícone de câmera. Fora de um grupo, inicie uma conversa com um contato e toque no ícone de telefone. Depois, toque no ícone de câmera. Em seguida, toque no sinal de + para adicionar mais duas pessoas à conversa.

Baixe o WhatsApp para Android

2. Instagram

Pouca gente utiliza este recurso, mas também é possível fazer videoconferências pelo Instagram. A função também está limitada ao celular, mas o número máximo de participantes é maior: até 6 pessoas. Ativar a função é muito simples.

Acesse o Instagram e toque no ícone de mensagem direta. Depois, toque no ícone de câmera. Em seguida, selecione até 5 pessoas. Vocês seis poderão conversar tranquilamente usando o aplicativo.

Baixe o Instagram para Android

3. Facebook Messenger

A principal vantagem do Facebook Messenger é o fato de funcionar tanto no smartphone quanto no PC. Além disso, o número máximo de participantes é muito maior: até 50 pessoas. Porém, quando há mais do que seis pessoas na conversa, apenas a imagem de quem está falando é exibida.

Para utilizar esse recurso é fácil: acesse o Messenger, escolha as pessoas com quem deseja conversar e toque no ícone de câmera. Se estiver no PC, abra o Facebook e clique no ícone do Messenger, no canto superior direito, e siga o mesmo passo a passo da versão mobile.

Baixe o Facebook Messenger para Android

4. Google Hangouts

O Google Hangouts é, talvez, a ferramenta mais conhecida e utilizada para a realização de videoconferências. Na versão básica do G Suite o limite é de até 10 pessoas por conferência. Porém, empresas que tenham planos corporativos podem reunir até 25 usuários em um mesmo canal.

Para quem utiliza o Gmail, basta acessar a caixa de entrada e clicar no ícone do Hangouts, logo abaixo da lista de pastas, à esquerda. Via navegador, acesse hangouts.google.com e faça login com a sua conta Google. Ou, ainda, via smartphone, baixe o app, acesse-o e inicie uma conversa em vídeo com qualquer contato. Depois, se quiser, adicione mais participantes. É possível também gerar um link para que outros usuários possam acessar a conversa.

Baixe o Google Hangouts para Android

5. Zoom

Em meio à pandemia do coronavírus, o Zoom se tornou um dos aplicativos mais populares da Play Store. O serviço está disponível gratuitamente tanto para Android quanto para PC e tem como diferencial o fato de permitir até 100 pessoas em uma mesma conferência. Entretanto, na versão gratuita há uma limitação: as conversas não podem durar mais do que 40 minutos.

Para utilizar o serviço é preciso criar uma conta de usuário. Depois, faça login e acesse as salas criadas a partir da URL gerada. Você pode participar de reuniões mesmo sem ter uma conta no serviço, caso tenha recebido um link para acessar uma sala. Porém, para criar salas é necessário fazer login.

Baixe o Zoom para Android

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.