O Banco Central do Brasil permitiu que o Google Pay funcione como instituição de pagamento no Brasil, seguindo a modalidade “Iniciador de transação de pagamento (ITP)”.
Mas, o que muda com o Google Pay funcionando como instituição de pagamento no Brasil?
Confira a resposta no conteúdo de hoje!
O Google Pay é uma plataforma desenvolvida pelo Google e que atua como carteira digital e sistema de pagamento por aproximação. Após a adição de um cartão o usuário pode: usar o smartphone para pagar compras em lojas, no transporte público e efetuar pagamentos em apps ou sites.
O Google Pay (Android) pode ser utilizado em lojas virtuais e em estabelecimentos comerciais que aceitem pagamento por aproximação (NFC). Além disso, em smartphones sem a tecnologia NFC, o Google Pay permite o pagamento via QR Code como uma opção de compatibilidade para pagamentos.
Conforme explicamos anteriormente, o Google Pay opera como uma carteira virtual que permite que os usuários adicionem seus cartões de crédito, débito, vacinação e até mesmo de shows, como é o caso do Rock in Rio. Conforme informações divulgadas pela organização, a autorização do Banco Central vai permitir que o Google Pay ofereça mais funções de maneira mais autônoma.
Leia a declaração fornecida pelo Google:
“Fomos autorizados pelo Banco Central para atuar como um Iniciador de Transação de Pagamentos. Essa autorização representa mais um passo em nossa estratégia de oferecer mais opções de pagamento aos usuários por meio de nossas plataformas no Brasil.”
Confira abaixo algumas vantagens de usar o Google Pay, lembrando que este conteúdo é apenas informativo e caberá ao leitor pesquisar mais a fundo sobre o serviço e seu uso.
Aprenda como configurar o Google Pay, seguindo o passo a passo:
Passo 1: baixe o Google Pay no seu Android e ao abri-lo, escolha a opção “Começar”;
Passo 2: clique em “Adicionar à Carteira”, para cadastrar o cartão de sua preferência;
Passo 3: no menu que será aberto logo em seguida, selecione se você deseja inserir um cartão de crédito, débito, fidelidade, vale-presente ou transporte público;
Passo 4: adicione o número do cartão, validade, código de segurança, preencha o nome e o endereço de cobrança e toque em “Salvar”. Não esqueça de conferir antes quais cartões são aceitos;
Passo 5: confira os termos e valide o uso do padrão de bloqueio de tela para realizar a confirmação de compras via aplicativo;
Passo 6: se for necessário, confirme a validade do cartão utilizando o internet banking do seu banco. Após fazer isso, o cartão será adicionado e você poderá utilizá-lo como quiser.
Agora você já sabe como configurar o Google Pay, mas para te ajudar ainda mais, vamos detalhar o processo de cadastro de cartão no Google Pay, confira:
Passo 1: logo na tela inicial do aplicativo, aperte em “Adicionar cartão”;
Passo 2: ou deslize para o lado o cartão e toque em “Adicionar uma forma de pagamento”;
Passo 3: preencha todos os dados do seu cartão, adicione o endereço de cobrança e em seguida realize a validação dele pelo internet banking;
Passo 4: para excluir algum cartão, toque nele na tela inicial;
Passo 5: feito isso, clique nos “Três pontos”, no canto superior direito;
Passo 6: no menu aberto, escolha “Remover forma de pagamento”, e confirme a ação na pop-up aberta em seguida.
Antes de aprender como usar o Google Pay para realizar o pagamento por aproximação, é importante explicar que para isso, seu aparelho celular precisa possuir a tecnologia NFC. Caso esteja apto para isso, siga este breve passo a passo:
Passo 1: habilite o NFC (caso ele não esteja ativado); é interessante que você o ative somente quando for utilizar;
Passo 2: aproxime o smartphone da máquina de pagamentos.
Pronto, bem tranquilo esse processo né?
Agora é só fazer um bom proveito do Google Pay e se não quiser perder novidades como esta, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.
Fonte(s):