Positivo do seu jeito

Dicas

Google Duo: 5 recursos do app de videochamadas da Google que você precisa conhecer

7 de junho de 2018

por: MKT Positivo

Já faz algum tempo que a Google disponibilizou no mercado o Duo. Trata-se de um aplicativo que permite fazer videochamadas mesmo em conexões mais lentas. Disputando espaço com Skype, FaceTime e Hangouts, o Google Duo tem recursos muito interessantes que vale a pena conhecer.

®GOOGLE PLAY

Gratuito, o app pode ser mais uma opção no seu celular para fazer chamadas onde quer que você esteja.

Nesse artigo, vamos falar sobre algumas das características dele para que você saiba como tirar melhor proveito dessa ferramenta. Antes de tudo,  aproveite para acessar a Play Store e baixar o Google Duo!

®GIPHY

1. Compartilhamento de tela

Em uma de suas atualizações mais recentes, a versão 34, o Google Duo incluiu entre os seus recursos uma funcionalidade bastante útil e pouco lembrada por outros aplicativos mobile: a possibilidade de compartilhar a tela com outros usuários.

Essa funcionalidade foi implantada no final de maio e aos poucos vem sendo distribuída para os consumidores.

Basta clicar no botão correspondente durante uma transmissão para que o app comece a capturar absolutamente tudo que aparece na sua tela. Você pode alternar entre aplicativos ou modos de câmera, por exemplo, que ainda assim o streaming continuará. Um recurso útil e que certamente será bastante apreciado.

2. Videochamadas de forma simples

Para que você faça uma videochamada, é preciso que quem recebe a ligação também tenha o Google Duo instalado. O uso é extremamente simples: basta abrir o app, tocar em “Chamada” e escolher qual dos seus contatos vai receber a mensagem. Assim que a pessoa atender a transmissão começa.

Durante a conversa você pode ainda alternar entre três opções: uso da câmera frontal e câmera traseira; mudar a chamada; ou assistir ao vídeo transmitido pela câmera do seu celular. Não tem muito segredo: a ideia do app é mesmo a de simplificar esse tipo de comunicação.

3. Decida antes se quer atender ou não

Uma das situações mais incômodas em videochamadas pode ocorrer quando alguém pega você desprevenido. Por exemplo: se a sua esposa liga para você, não há problema em atender a uma ligação sem camisa. Mas e se o contato for o seu chefe? Talvez você precise de uns minutos para se arrumar.

O Google Duo mostra uma prévia da ligação para você, mas sem que a pessoa que ligou saiba que você já atendeu.  Assim, é possível decidir de antemão se a ligação é mesmo importante ou se talvez seja possível esperar um pouco para atender.

No entanto, o recurso só é válido se a pessoa que liga estiver cadastrada nos seus contatos. Para números desconhecidos não há o que fazer.

4. Use chamadas são criptografadas

Tem algum receio de que as suas conversas sejam interceptadas de alguma forma? Não se preocupe. O Google Duo usa o padrão WebRTC (sigla para “comunicação web em tempo real”) e isso faz com que as transmissões sejam do tipo ponto a ponto, ou seja, sem a necessidade de uso de plugins.

Como consequência disso, as chamadas são criptografadas de ponta a ponta. Somente você é capaz de decodificar a mensagem do emissor e vice-versa quando é você quem faz a ligação.

Nem mesmo o Google tem acesso ao conteúdo das videochamadas e não é possível descriptografar o conteúdo de forma alguma.

5. Apenas para celulares e direto ao ponto

Ao menos por enquanto, o Google Duo só pode ser usado em smartphones. Para isso, é preciso que você tenha um número de telefone válido, pois é ele quem faz a autenticação da conta.

O padrão de segurança é similar ao do WhatsApp. Se você trocar de aparelho, terá que verificar o número de telefone novamente.

Outro detalhe interessante é que o Duo serve única e exclusivamente para chamadas em vídeo. Se você quiser trocar mensagens de texto com os seus contatos terá que procurar outro app.

Por fim, ele conta com um recurso que permite o bloqueio de números indesejados: basta adicionar o contato da pessoa em questão na lista de bloqueados nas configurações.

Fonte(s): CanalTech, 4GNews e TechTudo

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.