Hoje, é normal que cada pessoa tenha pelo menos um smartphone, aparelho de som e TV. Com tantos aparelhos diferentes, é comum precisar transferir dados de um para o outro. Uma boa forma de fazer isso é através do NFC, que você vai conhecer a seguir.
O NFC
A sigla NFC deriva de Near Field Communication, ou seja, Comunicação por Campo de Proximidade. A tecnologia serve para trocar informações entre dispositivos que possuam chip compatível, sem o uso de cabos ou fios. É mais ou menos como o Bluetooth, a diferença é que você não precisa parear os aparelhos.
Como funciona?
O NFC gera um link em frequência de rádio de curta distância, que permite trocar uma pequena quantidade de dados só aproximando os dispositivos em até 10 centímetros. O processo é rápido e seguro, evitando a intervenção de um terceiro aparelho na transmissão.
O NFC é mais conhecido pelo seu uso em pagamentos através do android, ligando o celular à máquina de pagamento ou realizando a leitura de códigos de barra. Em São Paulo, ele já é usado para a consulta e recarga do bilhete de transporte público. Assim, esquecer a carteira em casa não é mais um problema que te impede de ir e vir.
A tecnologia ainda permite trocar fotos de um celular para o outro apenas ativando a função e colocando os celulares lado a lado. Além disso, ela também é muito útil para tocar as músicas do smartphone na caixa de som ou home theater.
A tendência é que o NFC substitua as carteiras com o tempo, funcionando cada vez mais como uma forma de facilitar pagamentos e outras transações.
E então, você já teve acesso a essa tecnologia? Onde mais gostaria de ver o NFC no seu dia a dia?