Acabou se arrependendo ou precisando novamente de alguma foto ou arquivo que estava no seu Google Drive mas foi apagado? Como padrão, o serviço de armazenamento do Google deixa esses arquivos na Lixeira pelo período de 30 dias. Dessa forma, caso o conteúdo em questão ainda esteja lá, você precisa somente clicar sobre ele com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Restaurar”.
Agora, fotos e documentos que tenham sido deletados a mais de 30 dias são excluídos de forma definitiva, não sendo possível recuperá-los diretamente pela plataforma. Porém, não se desespere! Há uma boa chance de você ter esses conteúdos de volta, e sem precisar fazer grandes engenharias computacionais para isso. Confira abaixo como entrar em contato com o Google recuperar as suas fotos e arquivos apagados da lixeira do Drive.
Antes de iniciarmos o nosso tutorial, é preciso ressaltar que o processo para solicitar a recuperação dos arquivos excluídos do Drive só está disponível em inglês. Nosso passo a passo citado abaixo está o mais lúcido e explicativo possível, mas caso você não tenha muito conhecimento sobre esse idioma, é recomendável que utilize o Google Translate ou então conte com o auxílio de alguém que entenda esta língua caso surja alguma dúvida.
Passo 1: por meio de um navegador da internet, acesse a página “Fale Conosco do Google” em inglês. Você pode fazer isso clicando aqui.
Passo 2: caso sua conta Google não esteja logada, realize o login. Vale ressaltar que será necessário entrar com a mesma conta do Drive onde estava as fotos e arquivos que foram apagados.
Passo 3: no campo “Let’s get started”, digite o comando “Permanently deleted my file” para informar que a sua solicitação se refere sobre os seus arquivos que foram excluídos do Google Drive. Em seguida, clique no botão “Next”.
Passo 4: entre as opções abaixo, selecione “Permanently deleted my file” e clique em “Next step”.
Passo 5: na próxima aba, novas opções irão aparecer. No entanto, não selecione nenhuma delas. Ao invés disso, clique em “Next step”.
Passo 6: você só poderá estar em contato com a equipe do Google via e-mail para acompanhar a sua solicitação. Portanto, escolha essa opção e clique em “Next step”.
Passo 7: clique na opção “clique here”. Em seguida, role a página até encontrar a opção “Contact us” e clique sobre ela. Você precisará efetuar o login da sua conta Google novamente.
Passo 8: digite seu nome no campo “First Name” e seu sobrenome no campo “Last Name” e marque a opção que permite que o Google localize os seus arquivos.
Passo 9: por último, clique em “Submit”.
Concluído esse processo, o Google se compromete em recuperar as fotos e demais documentos apagados do Drive num prazo de até 48 horas. A empresa irá lhe enviar um e-mail avisando quando os arquivos forem restaurados e já estiverem disponíveis novamente em suas pastas de origem. Porém, somente os arquivos que foram apagados recentemente são capazes de serem restaurados. Dessa forma, documentos deletados há anos atrás não podem ser recuperados.
Por causa disso, é recomendável sempre ter um backup das suas fotos e demais arquivos em um pendrive ou outro serviço de armazenamento em nuvem, ou então deixar esses documentos armazenados na sua conta no Drive – especialmente os arquivos que você utiliza no seu trabalho ou negócio. Melhor ocupar o espaço de armazenamento disponível do que ter uma baita dor de cabeça lá na frente, não é mesmo?
Falando nisso, que tal evitar outros possíveis problemas e melhorar sua experiência de uso com os demais serviços do Google? No nosso blog, você tem acesso a diversas dicas sobre a gigante da tecnologia, além de conferir dezenas de tutoriais e informações sobre outros sites, aplicativos e dispositivos eletrônicos. Clique aqui e confira!
Fonte(s):