Como identificar fake news em correntes no WhatsApp?

Não é nenhum segredo que o WhatsApp se tornou um ambiente de ampla propagação para notícias falsas. As mensagens que são reencaminhadas de um grupo para outro muitas vezes não passam por nenhum tipo de checagem, o que contribui para a desinformação.

Pensando em facilitar a vida dos usuários na identificação desse tipo de conteúdo, e também tentando reduzir o volume de informações falsas que circulam no mensageiro, os desenvolvedores do WhatsApp decidiram incluir um novo recurso no aplicativo: uma busca integrada ao Google.

Como identificar notícias falsas no WhatsApp?

A nova ferramenta ainda está em fase de testes e apenas sete países terão acesso à novidade neste primeiro momento: Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido. O recurso de identificação de notícias falsas será incorporado tanto na versão para Android quanto no WhatsApp Web.

O recurso funciona da seguinte forma:

Ao receber uma mensagem que foi encaminhada muitas vezes, o WhatsApp exibirá um ícone de lupa logo ao lado do texto, do link ou da imagem.

Ao tocar no ícone, o usuário será direcionado para o Google, onde poderá identificar com facilidade os primeiros resultados relacionados ao termo em questão. Não haverá uma identificação clara de que o conteúdo é verdadeiro ou falso, mas a ideia é dar ferramentas para que os próprios usuários chequem as informações antes de passá-las adiante.

Fonte: Divulgação/WhatsApp

Combate às notícias falsas é prioridade nas redes sociais

O Facebook e outras redes sociais têm sido bastante cobradas pela sociedade como um todo a tomarem medidas que coíbam a disseminação de notícias falsas. Todos os produtos da empresa, Facebook, Instagram e WhatsApp, adotaram medidas para tentar reduzir o índice de mensagens falsas em circulação.

A preocupação deve se acentuar ainda mais ao longo dos próximos meses, especialmente nos Estados Unidos. Em novembro deste ano acontece mais uma eleição presidencial e, a exemplo do que ocorreu há quatro anos, o Facebook é um dos alvos de disseminação de informações falsas que podem influenciar diretamente no resultado eleitoral.

A falta de medidas efetivas que possam coibir o discurso de ódio nas redes sociais e os conteúdos falsos provocaram reações nos anunciantes. Diversas empresas de grande porte decidiram retirar a veiculação de publicidade dos produtos do Facebook até o final de 2020 até que a empresa adote medidas mais eficazes para restringir a visibilidade desse tipo de conteúdo.

Como ter acesso ao novo recurso do WhatsApp?

Tudo o que você precisa fazer é atualizar o seu WhatsApp para a versão mais recente. O Facebook não informou a partir de qual versão disponibilizará essa ferramenta, mas informou que a atualização será liberada ao longo das próximas semanas. Portanto, aos poucos todos os usuários verão esse recurso sendo integrado ao mensageiro.

Você pode forçar a atualização do seu WhatsApp via Google Play. Acesse o aplicativo e toque no ícone de menu, no canto superior esquerdo. Selecione “Meus apps e jogos” e localize a opção “Atualizações”. Atualize todos os apps disponíveis e, especialmente, o WhatsApp. Se não houver atualização disponível, não se preocupe: aguarde que nos próximas dias você também receberá a novidade.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Homem segurando uma lupa sobre o rosto representando a busca por imagem na Shopee, Shein e Ali Express.

Como fazer busca por imagem na Shopee, Shein e AliExpress

Mulher dirigindo feliz enquanto o Android Auto lê suas mensagens e notificações.

Android Auto com IA: novo recurso vai resumir mensagens enquanto você dirige

Tecla Copilot será inserida nos novos teclados Windows.

Primeiros PCs com tecla especial para inteligência artificial chegam em 2024 no Windows

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.