WhatsApp: como enviar mensagens que se apagam automaticamente após um tempo

Muito em breve, os usuários do WhatsApp terão um meio de como apagar mensagens automaticamente no mensageiro. A novidade foi descoberta pelo site WABeta Info, especializado em notícias sobre o aplicativo.

Segundo a publicação, o recurso foi encontrado no código das versões 2.20.83 e 2.20.84, mas ainda não está ativo para os usuários. Atualmente, o WhatsApp beta está em sua versão 2.20.85, mas até o presente momento não há sinal da liberação do recurso.

Mensagens que se apagam automaticamente

O recurso de mensagens que se apagam automaticamente é um dos diferenciais do Telegram, principal concorrente do WhatsApp. A ideia é que, quando disponível, a ferramenta funcione da mesma forma no mensageiro do Facebook: o usuário envia uma mensagem e pode determinar o tempo que ela ficará disponível.

Após o período pré-determinado, o conteúdo é excluído automaticamente, não podendo mais ser recuperado. Essa função torna as conversas mais seguras, já que não permite a possibilidade de recuperar o histórico de mensagens trocadas. Assim, torna-se mais difícil rastrear qualquer tipo de informação.

Ainda segundo o site WABeta Info, para usar o recurso assim que ele estiver disponível será bastante simples:

Passo 1. Abra o WhatsApp e localize uma conversa ou grupo com o qual você deseja trocar mensagens que se autodestroem após um certo tempo.

Passo 2. Toque e pressione sobre a mensagem.

Passo 3. Em seguida, toque no ícone lixeira para excluir a mensagem.

Passo 4. Atualmente, há três opções: “Apagar para Mim”, “Cancelar” e “Apagar para Todos”. Quando o novo recurso estiver disponível, uma nova opção será listada aqui, permitindo que o usuário apague o conteúdo depois de um certo tempo. As opções serão “em uma hora”, “em um dia”, “em uma semana”, “em um mês” ou “em um ano”.

Oficialmente, o WhatsApp não comenta sobre o assunto. Ao que tudo indica, o recurso está sendo preparado para ser colocado em testes ainda em 2020. No entanto, não há ainda uma data oficial ou uma previsão de quando os usuários do WhatsApp poderão finalmente ter acesso a essa ferramenta.

WhatsApp: sucesso no mundo inteiro

Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp é o principal aplicativo de mensagens do mercado. Apesar de o Brasil não ser o maior mercado da plataforma – a Índia é quem detém esse posto –, o país é visto como um dos mais importantes para as estratégias do Facebook.

“O Brasil é um dos maiores mercados do WhatsApp. É um dos países mais ativos não só em número de usuários, mas na utilização do aplicativo”, conta Taciana Lopes, líder de consumer marketing do Facebook Brasil. Por essa razão, o país foi o escolhido no mês de fevereiro para estrear uma campanha publicitária mundial do aplicativo.

O slogan utilizado no Brasil foi “Fica só entre vocês”. A produção tem como inspiração o incêndio que destruiu quatro carros alegóricos da escola de samba Independente Tricolor em outubro do ano passado — quando a comunicação pelo app permitiu que rivais ajudassem que a escola se recuperasse do desastre.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.