Positivo do seu jeito

Dicas

Como esconder conversas no WhatsApp? 4 dicas para você se proteger

26 de Maio de 2020

por: MKT Positivo

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado pelos brasileiros para a comunicação. Com tantas informações sendo trocadas todos os dias por meio da plataforma, nada mais natural do que os usuários se protegerem com relação ao que publicam ou mantêm salvo nas conversas.

Para isso, existem alguns métodos de proteção e aplicativos de terceiros que podem tornar suas informações mais seguras. Se por um lado a plataforma conta com criptografia de ponta a ponta, por outro nem mesmo o mais seguro dos serviços estará a salvo se você se descuidar e deixar dados expostos para estranhos.

Arquive conversas encerradas

As conversas que não são frequentes ou grupos nos quais você participou e já não está mais podem ser ocultados por meio do recurso de “arquivar conversas”. A ideia é que elas não apareçam na tela inicial, evitando assim que terceiros não possam acessar esses conteúdos ainda que tenham o seu celular em mãos.

Porém, a boa notícia é que as mensagens continuam salvas dentro do aplicativo, ainda que tenham sido arquivadas. Basta digitar o nome do contato no campo de buscas. Em seguida, role para baixo até encontrar a opção “Conversas arquivadas”. Para arquivar uma conversa é fácil: toque e segure sobre ela e aguarde até que a opção correspondente apareça.

Adicione senha para acessar o WhatsApp

Infelizmente, o WhatsApp não conta com nenhuma ferramenta nativa para proteger o conteúdo com senha. No entanto, isso não significa que esse tipo de recurso não esteja disponível. Graças a aplicativos de terceiros é possível adicionar uma camada extra de proteção.

Entre essas opções, recomendamos os serviços Bloqueio AppLock, Locx Bloqueio de Aplicativos, Lockdown Pro e Norton App Lock. A partir da instalação desses apps você pode configurar o bloqueio com senha para qualquer um dos seus aplicativos instalados. A liberação pode ser mediante senha, proteção via desenho ou biometria.

Seja específico: bloqueie conversas do WhatsApp com senha

Se você preferir, é possível se ainda mais específico: não é necessário bloquear todo o WhatsApp, mas sim apenas algumas conversas. Isso é possível graças à ferramenta Locker for Whats Chat App, também disponível gratuitamente na Play Store.

Ele permite que você bloqueie, especificamente e com senhas diferentes, um grupo ou uma conversa com um contato. Infelizmente, o serviço é incompatível com outras modalidades de senha que não sejam numéricas. Ainda assim, essa é uma proteção extra interessante para adicionar ao seu aparelho.

Ative o bloqueio por impressão digital

Por fim, versões mais recentes do sistema operacional Android oferecem, em aparelhos compatíveis com leitor de digitais, a opção de bloqueio de apps por impressão digital. Para isso, basta ir diretamente às configurações do WhatsApp.

Escolha “Conta” e, depois, “Privacidade”. Selecione “Bloqueio por impressão digital” e ative a alternativa “Desbloquear com impressão digital”. Uma caixa de diálogo pedirá para que você confirme novamente sua biometria. Por último, defina o intervalo de tempo de inatividade para requerer um novo desbloqueio.

Quanto menor for o tempo, maior será a segurança, mas se você usa o mensageiro com muita frequência talvez seja melhor não exagerar, pois caso contrário ficará mais demorado para acessar o serviço.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.