Positivo do seu jeito

Dicas

Como recuperar conversas apagadas no WhatsApp

9 de outubro de 2020

por: MKT Positivo

Você sabia que é possível recuperar conversas apagadas do WhatsApp? O passo a passo para fazer isso é um pouco trabalhoso e as mensagens excluídas podem ser recuperadas apenas dentro de um período de 24 horas, mas é possível reaver as informações.

Já no caso de fotos e vídeos existem mais formas de recuperação, seja recorrendo à própria Galeria do Android ou a aplicativos de terceiros. Neste artigo, explicamos o passo a passo para você tentar reaver qualquer tipo de conteúdo. 

Fique atento: em alguns dos casos, será precisa desinstalar o WhatsApp ou, ainda, ter acesso a outro aparelho para recuperar o backup. Uma conta Google com espaço disponível no Google Drive também será necessária.

Como recuperar conversas apagadas no WhatsApp

É possível recuperar conversas apagadas no WhatsApp, mas esse não é um processo simples. Antes de tudo, é preciso que você se certifique de que o backup automático de conversas está ativado, caso contrário não será possível.

Passo 1. Abra o WhatsApp no smartphone Android.

Passo 2. Toque no ícone de menu, no canto superior direito, e escolha “Configurações”.

Passo 3. Em seguida, escolha “Conversas” e, depois, “Backup de conversas”.

Passo 4. O backup de conversas deve ser vinculado a uma conta do Google Drive. Portanto, você precisa indicar uma conta Google e definir a periodicidade do backup automático. Porém, sempre que quiser é possível fazer o backup manualmente.

Passo 5. Uma vez que o backup tenha sido feito, só é possível recuperar as conversas salvas a partir de outro celular ou, se preferir, desinstalando o WhatsApp no seu aparelho e reinstalando-o em seguida. Porém, atenção: as mensagens ou conversas excluídas ficam disponíveis por apenas 24 horas. Após esse período elas são excluídas definitivamente.

Passo 6. Depois de reinstalar o WhatsApp ou em um novo aparelho, configure o número de telefone e, antes de finalizar o processo, toque na opção “Restaurar Backup”.

Passo 7. Certifique-se de fazer login com a mesma conta Google na qual as mensagens foram armazenadas. Aguarde o download do conteúdo e, depois, feche e reinicie o aplicativo.

Como recuperar fotos e vídeos do WhatsApp

Além do resgate de mensagens, é possível recuperar ainda fotos e vídeos que tenham sido enviadas e recebidas pelo WhatsApp.

Passo 1. No seu smartphone Android, cheque a pasta “WhatsApp”. Esse é o local em que são armazenados todos os conteúdos recebidos pelo aplicativo. Mesmo que uma foto ou vídeo tenha sido apagada do mensageiro, é possível que ela ainda esteja disponível na galeria.

Passo 2. Caso esse procedimento não seja suficiente, é possível recorrer a aplicativos de terceiros que podem resgatar esse tipo de conteúdo. É o caso dos apps DiskDigger e Undeleter, ambos disponíveis gratuitamente na Google Play Store.

Passo 3. Se você estiver pensando nos próximos backups, instale e mantenha ativo o app Lixeira Dumpster. Ele salva todo o conteúdo excluído das pastas do celular, permitindo resgatar arquivos deletados após a instalação do app.