Positivo do seu jeito

Dicas

Como pagar o IPVA 2020 pela internet

16 de Janeiro de 2020

por: MKT Positivo

Nesse artigo você aprenderá como pagar o IPVA 2020 pela internet. O mês de janeiro reserva para os motoristas brasileiros uma obrigação: o pagamento do IPVA. A novidade é que cada vez mais estados estão disponibilizando ferramentas online para quitação desse imposto.

O que é o IPVA?

IPVA é uma sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse imposto é cobrado anualmente dos proprietários de veículos e a definição das alíquotas, dos descontos, da forma de pagamento e das datas é feita pelos estados. Por essa razão, as condições de pagamento em São Paulo, por exemplo, são diferentes das condições no Paraná.

O valor arrecadado com o pagamento do IPVA é destinado para a manutenção e para as melhorias em rodovias e estradas estaduais, o que inclui pavimentação, sinalização, engenharia de tráfego e outros cuidados. Transitar com veículo sem IPVA pago é considerado irregular e o motorista pode ser autuado pelas autoridades.

Quais fatores influenciam no valor do IPVA?

Como já mencionamos, o IPVA é um imposto de ordem estadual. Por essa razão, a local de registro do veículo é um dos fatores que influenciam na composição do valor final. Além disso, o ano de fabricação e o modelo do automóvel também são considerados. Veículos mais novos recolhem um imposto maior.

Alguns estados definem regras para isenção do pagamento do IPVA. Em geral, veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos do imposto – portanto, aqueles fabricados antes de 2000 estão dispensados do pagamento a partir de 2020.

Em outros 11 estados e no Distrito Federal pessoas com câncer – e que comprovem essa condição – também estão isentos do pagamento do tributo. A lista de estados inclui: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio Grande do Sul. Consulte a Secretaria da Fazenda do seu estado para saber quais são as regras de isenção.

Como é feito o cálculo do IPVA

Para entender como é feito o cálculo do valor do IPVA, é preciso saber qual é a alíquota cobrada em cada estado. Vamos exemplificar utilizando o estado de São Paulo como referência. Por lá a alíquota é de 4%, então consideramos os seguintes itens:

Valor de venda do veículo (de acordo com a tabela FIPE) x Alíquota

Se um veículo tem valor venal de R$ 20.050, multiplicando essa quantia pela alíquota (0,04) temos como resultado R$ 802. Esse é o valor que será cobrado como IPVA.

As alíquotas variam de estado para estado, mas também variam de acordo com o tipo de veículo. Ainda levando em consideração São Paulo como exemplo, veja quais são as alíquotas de acordo com a seguinte classificação:

  • Veículos movidos a gasolina – 4%
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás – 3%
  • Picapes de cabine dupla – 4%
  • Utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares – 2%
  • Caminhões – 1,5%

Como consultar o IPVA online

Antes de efetuar o pagamento você pode fazer a consulta do valor do IPVA 2020 pela internet. Para isso será preciso acessar a página do Detran do seu estado e digitar o número do RENAVAM, que pode ser encontrado no documento do seu veículo.

Passo 1 – Acesse a página do Detran do seu estado (veja a relação abaixo).

como-pagar-o-ipva-2020-pela-internet

Passo 2 -Preencha o número do RENAVAM e, se necessário, indique o ano de exercício.

Passo 3 – Faça as verificações de segurança e clique em “Continuar”.

Passo 4 – Você será direcionado para uma tela na qual poderá não apenas consultar o valor do IPVA 2020 como também poderá imprimir o boleto bancário.

Páginas do Detran por estado:

Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Paraná
São Paulo
Rio de Janeiro
Espírito Santo 
Minas Gerais
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
Goiás
Distrito Federal
Bahia
Sergipe
Alagoas
Pernambuco
Paraíba
Rio Grande do Norte
Ceará
Piauí
Maranhão
Tocantins
Roraima
Rondônia
Pará
Amazonas
Amapá
Acre

Tabela do IPVA 2020

Na página do Detran do seu estado você também poderá conferir a tabela do IPVA 2020. As regras e datas de pagamento variam de estado para estado. O pagamento pode ser realizado em parcela única, com vencimento em janeiro, ou em três parcelas – com vencimentos para janeiro, fevereiro e março.

Em geral, há desconto para pagamento à vista, mas o percentual varia de estado para estado. Em alguns casos, ele pode chegar a 10% enquanto em outros não passa de 3%. Alguns estados concedem datas de pagamento distintas também de acordo com o número final da placa. Na página do Detran do seu estado procure pela tabela IPVA 2020 para ter acesso a todos os detalhes sobre o pagamento.

Como fazer o pagamento do IPVA 2020

Com o boleto bancário em mãos basta ir até uma agência de um dos bancos autorizados para recebê-los. Se você for correntista de um desses bancos, poderá também fazer o pagamento online. As casas lotéricas também são uma alternativa. Os bancos autorizados a receber o IPVA 2020 são os seguintes:

  • Banco Bradesco
  • Banco Itaú
  • Banco Santander
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal

IPVA 2020 atrasado: o que fazer?

Se por alguma razão você não conseguiu efetuar o pagamento do IPVA 2020 dentro do prazo determinado, é possível regularizar a situação posteriormente. Porém, haverá a incidência de uma multa de 20% sobre o valor total acrescida de mais 1% em cada mês de atraso. Trata-se de uma penalidade alta e, por isso, recomendamos que você não deixe esse imposto atrasar.

Para pagar o IPVA 2020 atrasado, basta seguir o mesmo passo a passo de emissão do boleto para pagamento em dia. Acesse a página do Detran do seu estado, emita o boleto bancário e pague-o nas instituições bancárias autorizadas.

Fonte(s): IP16VA

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.