conta-de-luz

Simulador Enel: como calcular o valor da conta de luz

Pagar a conta de luz tem sido um dos principais desafios dos brasileiros nos últimos anos. Somente em 2021, segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), essa tarifa residencial sofreu um aumento de 114%.

gif-homem-sem-dinheiro-no-bolso

Para piorar ainda mais a situação, muitos lares viram o seu consumo mensal de energia aumentar, visto que a maioria dos indivíduos passaram a trabalhar e estudar em casa durante a pandemia. Por causa disso, conseguir se programar e fazer um bom planejamento financeiro é essencial para conseguir incluir a conta de luz no orçamento mensal.

Porém, isso se torna um desafio, pois ao contrário de outros custos e despesas fixas como aluguel e condomínio, o valor cobrado na tarifa de luz varia de mês a mês. Por exemplo, se você mora em uma região muito quente, sua conta de luz provavelmente será maior no verão se você possui o costume de manter ventiladores e ares-condicionados ligados.

Felizmente, existe uma forma de prever qual será o valor da próxima conta de luz da sua residência. A Enel, concessionária que cuida da energia de alguns estados do Brasil, criou uma calculadora que permite fazer uma estimativa dos custos do consumo elétrico. Qualquer cidadão do país pode usá-la, de forma gratuita, precisando somente informar a quantidade de eletrodomésticos e demais aparelhos que utilizam energia e o tempo de uso diária de cada um deles.

Além de ter uma estimativa de quanto a fatura da luz custará, é possível utilizar a calculadora da empresa para saber quais ações podem ajudar a diminuir o consumo de luz do seu lar. Por exemplo: será que desligar o ar-condicionado e ligar o ventilador fará você economizar? Ao fazer essas mudanças no simulador, será possível ter a resposta.

Ficou interessado? Então descubra no tutorial abaixo como acessar e utilizar a calculadora da Enel para saber o valor da sua próxima conta de luz.

Como utilizar a calculadora da Enel

Passo 1: entre o site oficial da Enel e acesse o Simulador de Consumo da empresa. Você pode fazer isso clicando aqui. Em seguida, clique no botão “Iniciar”.

Simulador-Enel-como-calcular-o-valor-da-conta-de-luz-passo-1

Passo 2: como padrão, o primeiro cômodo que será exibido será a sala. Você pode clicar nas ilustrações dos aparelhos, como TV, ventilador e ar-condicionado, ou se preferir, utilizar os ícones de aparelhos disponíveis abaixo da imagem exibida.

Simulador-Enel-como-calcular-o-valor-da-conta-de-luz-passo-2

Passo 3: selecionando um aparelho, você deverá informar quantas unidades deste item existem neste cômodo, sua potência em Watts (W) e o tempo de uso diário de cada um deles. Para salvar essas informações na calculadora, clique em “Adicionar”.

Simulador-Enel-como-calcular-o-valor-da-conta-de-luz-passo-3

Passo 4: repita esse procedimento para todos os aparelhos existentes na sua sala. Caso não encontre a opção de adicionar algum aparelho que você usa, clique em “Adicionar aparelho inexistente”.

Simulador-Enel-como-calcular-o-valor-da-conta-de-luz-passo-4

Passo 5: ao concluir a lista de aparelhos da sua sala, você já poderá ver na parte de baixo da sua tela uma estimativa do custo desses itens na sua conta de luz.

Simulador-Enel-como-calcular-o-valor-da-conta-de-luz-passo-5

Passo 6: agora, você deve repetir esse processo nos demais cômodos da sua residência. Para isso, clique no ícone de três listras horizontais que estará no canto superior direito da sua tela e selecione o cômodo que deseja informar a quantidade de aparelhos que utilizam energia elétrica.

Simulador-Enel-como-calcular-o-valor-da-conta-de-luz-passo-6

Passo 7: listando todos os itens de todos os cômodos da sua casa, clique no botão “Resultado Geral” para saber a estimativa da sua conta de luz. Serão mostrados os gráficos de consumo de cada ambiente, com você podendo ver qual deles é responsável pelos maiores gastos da sua energia. Para acessar as informações mais detalhadas e um comparativo mensal, clique em “Analisar meu consumo”.

Simulador-Enel-como-calcular-o-valor-passo-7.1
Simulador-Enel-como-calcular-o-valor-passo-7.2

Fazer uma boa estimativa do seu custo mensal de energia será um pouco trabalhoso, visto que você precisará listar cada item da sua casa para isso. No entanto, o simulador da Enel pode ser um ótimo aliado para o seu orçamento e para você descobrir quais aparelhos realmente valem a pena cortar ou usar menos para fazer essa conta ficar mais barata.

Para mais dicas úteis como essa, acesse o nosso blog. Temos diversos tutoriais e matérias incríveis sobre o mundo da tecnologia te esperando. Clique aqui e aproveite!

Links:

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2022/04/como-calcular-consumo-de-energia-eletrica-com-o-simulador-online-da-enel.ghtml

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.