Positivo do seu jeito

Novidades

Facebook trabalha em função de Melhores Amigos parecida com a do Instagram

4 de dezembro de 2019

por: MKT Positivo

Um recurso implantado no Instagram está sendo adaptado também para o Facebook. Trata-se da função Melhores Amigos, que estreou recentemente na rede social de fotos e que destaca Stories das pessoas com quem há mais interação mútua.

Segundo informações do site TechCrunch, o Facebook confirmou que o recurso está mesmo em desenvolvimento e deve representar uma evolução da ferramenta “Favoritos”. Embora ela seja similar, a ideia nunca teve ampla utilização por parte dos usuários.

facebook-funcao-melhores-amigos-como-funciona
®GIPHY

Compartilhamento no Facebook: um problema a resolver

A definição de “Amigos” no Facebook é considerada muito genérica pelos usuários. Isso porque em uma mesma lista ela inclui familiares, amigos e colegas de trabalho. Muitas pessoas se sentem intimidadas ao compartilhar certos tipos de conteúdo, pois preferem manter imagens distintas em diferentes grupos.

Ao longo dos anos, o Facebook desenvolveu recursos de listas, nas quais os usuários podem compartilhar mensagens apenas com grupos pré-configurados. Porém, nenhum deles é intuitivo e o acesso a essas funções fica escondido, de forma que muitos usuários nem sequer sabem da sua existência.

Como funciona a função Melhores Amigos?

É bastante simples: baseado na sua interação com outros usuários e nas mensagens privadas trocadas, o algoritmo do Instagram indica quem são os seus Melhores Amigos. Não há a necessidade de adicionar ninguém manualmente em listas ou algo do gênero.

Baseado nisso, o Facebook desenvolve algo parecido para que possa sempre exibir os Stories dessas pessoas para você. Além disso, esses usuários aparecem também por primeiro na lista na hora que você compartilha conteúdo, o que facilita o acesso àqueles com quem você mais conversa.

Favoritos: como a ideia deve funcionar

Falamos de um recurso que ainda está em desenvolvimento, portanto é impossível afirmar com 100% de certeza que a versão final para os usuários será da mesma forma. Porém, as fontes ouvidas pelo site indicam que será possível escolher amigos como “Favoritos”. Para eles será possível enviar Stories ou conteúdos via Messenger de uma só vez, mas todos o receberão individualmente.

facebook-funcao-melhores-amigos-como-funciona-
Techcrunch

Ainda de acordo com algumas imagens obtidas pelo site, será possível adicionar um máximo de 10 amigos nessa funcionalidade. Você poderá fazer isso manualmente ou se preferir pode seguir as sugestões do algoritmo.

Além de confirmar o desenvolvimento dessa solução, um porta-voz o Facebook afirmou ainda que o recurso já está sendo testado internamente pelos funcionários da empresa. No entanto, ainda não houve um teste mais amplo com o público externo.

Encontrar formas melhores de compartilhamento foi um dos temas discutidos na conferência F8, evento anual promovido pelo Facebook para desenvolvedores. Portanto, ao que tudo indica, apostas como essas devem se tornar comuns ao longo do próximo ano.

Sobre uma possível data de lançamento desta novidade ainda não há informações. Porém, é bem provável que os testes externos tenham início no primeiro trimestre de 2020.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.