Positivo do seu jeito

Dicas

Como resolver problemas de som no Windows 10

14 de Janeiro de 2020

por: MKT Positivo

Se você utiliza um PC com Windows é bem provável que em algum momento já tenha se deparado com problemas de som. Porém, saber como resolver problemas de som no Windows 10 talvez não faça parte das suas especialidades.

Em linhas gerais, quando algo assim acontece falamos de problemas relacionados a drivers. Por essa razão, manter o seu PC sempre atualizado é fundamental para minimizar os riscos de que isso aconteça. Porém, antes de se desesperar com a situação, é importante saber fazer o diagnóstico correto e procurar os melhores caminhos para resolver o problema.

Faça as checagens padrão primeiro

Se quando você clicou no play o som não tocou, não se assuste. A primeira coisa a se fazer é identificar o problema – e ele pode ser mais simples do que parece. Por exemplo, um simples clique acidental no botão para deixar o PC no mudo já é suficiente para fazê-lo gritar com o computador.

Primeiro teste: botão de volume

Verifique se o som não está no mudo. Para isso, cheque primeiro via teclado – caso seu PC tenha um botão com essa função. Depois, clique no botão de volume na barra de tarefas e certifique-se de que ele está ligado.

Segundo teste: acessórios

Verifique seu equipamento. Se o PC estiver conectado a um fone de ouvido ou a uma caixa de som, cheque o volume em ambos os acessórios e certifique-se que eles não estão desligados ou mudos.

Terceiro teste: problemas em apps

Verifique se o problema não tem relação direta com um aplicativo ou serviço. Pode ser, por exemplo, que tudo esteja normal, mas que o seu navegador ou player de música tenha travado. Teste o som em mais de um serviço antes de seguir adiante.

Quarto teste: problemas em drivers

Outra possibilidade é que algum aplicativo ou hardware instalado tenha apresentado algum tipo de conflito em um primeiro momento. Por um problema técnico, drivers também podem parar de funcionar. Reinicie o PC e verifique se o problema persiste.

Quinto teste: problema de compatibilidade

Verifique o hardware no Painel de Controle. Acesse o “Painel de Controle” e vá em “Hardware e Som”. Em seguida, clique em “Som”. Escolha um dispositivo, clique sobre ele e marque-o como padrão. Pode acontecer de o Windows, por não saber qual é o padrão, não reproduzir o som por meio de nenhum canal.

Sexto teste: execute a Solução de Problemas

O Windows 10 tem uma ferramenta de diagnóstico automático de problemas. Digite “Encontrar e corrigir problemas com a reprodução de áudio” no campo de pesquisa da Barra de Tarefas. Siga o passo a passo na tela para executar os testes. Se algum problema for encontrado ele será corrigido automaticamente, se possível, ou informado ao usuário.

Sétimo teste: atualize os drivers

Por fim, um problema de driver pode ser a causa dos problemas de som. Nesse caso, clique com o botão direito do mouse sobre o Menu Iniciar e escolha a opção “Gerenciador de Dispositivos”. Em seguida, localize a opção “Som, vídeo e controles de jogo”. Localize um driver de áudio e clique sobre ele com o botão direito do mouse. Selecione “Atualizar driver” e aguarde a busca e instalação. Ao concluir o processo, reinicie o PC.

…..

Os testes acima devem resolver 90% dos problemas relacionados a áudio que possam aparecer no Windows 10. Se nenhuma das alternativas for suficiente, considere reinstalar o sistema operacional ou reparar o sistema a partir de um Ponto de Restauração.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.