cadeado formado por caracteres de criptografia representando a segurança de dados no TikTok

10 maneiras de proteger seus dados no Tik Tok

Passamos o dia conectados na internet e uma grande quantidade dos nossos dados acabam sendo expostos pelas redes sociais, especialmente no TikTok, que é uma plataforma muito utilizada por pessoas mais jovens. Isso pode ser um fator preocupante para os pais, se pensado em questões de segurança.

logo do TikTok se movendo

Portanto, se você está preocupado com a privacidade no TikTok, existem algumas coisas que você pode fazer para proteger seus dados. Confira o conteúdo de hoje e descubra!

Por que proteger seus dados no TikTok?

Segurança nas redes sociais é algo essencial. Contudo, vamos ressaltar os principais motivos para você se preocupar com a segurança dos seus dados no TikTok:

  • Privacidade: o TikTok coleta uma grande quantidade de dados sobre seus usuários, incluindo seus vídeos, curtidas, comentários, contas seguidas e muito mais. Esses dados podem ser utilizados para rastreá-lo na internet, direcionar anúncios para você e até mesmo vender para outras empresas;
  • Proteção e prevenção a fraudes: os dados no TikTok podem ser roubados por hackers ou usados para cometer fraudes. Ao proteger seus dados, você ou seus entes queridos estão prevenidos contra esses riscos;
  • Para proteger as crianças e adolescentes: a rede de vídeos é muito popular entre crianças e jovens. Por mais que exista uma regra relacionada a idade para criação de conta e também uso dela, infelizmente há alguns menores de idade usando a rede, sem o devido controle dos pais e responsáveis. Ao proteger seus dados, você pode ajudar a proteger suas crianças contra predadores online e outros perigos.

Como proteger seus dados no TikTok?

Agora que você já entende quais são os principais riscos em ter os dados expostos no TikTok, descubra quais as 10 melhores maneiras de protegê-los.

1. Crie uma conta privada

Possuir um perfil privado impedirá que outros usuários visualizem seus vídeos, a menos que sejam aprovados por você.

2. Não compartilhe informações pessoais

Por mais óbvio que possa parecer, é importante lembrar que você não deve compartilhar seu nome, endereço, número de telefone ou outras informações pessoais no TikTok.

Millie Bobby Brown colocando o indicador sobre o lábio em sinal de silêncio

3. Desative a localização

A rede rastreia sua localização e pode utilizar essas informações para mostrar anúncios relevantes para você. Você pode desativar a localização alterando as configurações do seu aplicativo.

4. Crie uma senha forte e habilite a autenticação de dois fatores

Possuir uma senha difícil de ser decifrada e ativando a autenticação de dois fatores, tornará mais difícil que alguém possa invadir a sua conta.

5. Mantenha o seu aplicativo atualizado

A rede social está sempre disponibilizando novas atualizações de segurança, ou seja, ao manter seu aplicativo atualizado, você vai garantir mais segurança para sua conta.

6. Se necessário, realize denúncias

Caso note alguma atividade suspeita ou ameaçadora no TiKTok, não pense duas vezes e denuncie. Você também pode entrar em contato com o suporte da rede caso tenha dúvidas relacionadas a segurança dentro da plataforma.

garota clicando no celular enquanto diz "bloqueado e denunciado" em inglês

7. Não use o TikTok em aparelhos compartilhados

Prefira não acessar a sua conta por aparelhos de terceiros ou compartilhados. Contudo, se o fizer, certifique-se de que realmente deslogou da sua conta quando não estiver mais utilizando. 

8. Instale um software antivírus em seu aparelho

Um software antivírus pode proteger seu dispositivo contra malwares e outros ataques cibernéticos. Esses ataques estão crescendo, então é melhor estar protegido.

9. Mantenha-se informado sobre os ataques e golpes na internet

Muitos golpistas costumam usar o TikTok para enganar as pessoas a compartilhar informações pessoais ou induzi-las a realizar pagamentos. Portanto, esteja ciente de golpes on-line e jamais compartilhe informações pessoais com pessoas desconhecidas.

guaxinim roubando a ração dos gatos

10. Use uma VPN

Uma dica bônus para você é que use uma VPN, pois ela é capaz de criptografar seu tráfego de internet e o roteia por um servidor em outro país. Isso pode ajudar a proteger sua privacidade e segurança no meio digital. Há diversas VPNs disponíveis, então você pode escolher uma que atenda às suas necessidades.

Política de privacidade e segurança do TikTok

É válido ressaltar que o próprio TikTok possui sua política de privacidade e segurança, e em um recente debate que ocorreu nos Estados Unidos, a plataforma anunciou novas ferramentas para os pais em 2023. Dentre elas estão: selecionar diferentes limites de tempo, cronograma para silenciar as notificações e um painel de tempo de tela.

No entanto, é importante que todos estejam cientes de que nenhuma rede social é 100% segura e que devemos seguir as dicas acima para ajudar a proteger os dados na plataforma e em qualquer outro ambiente digital.

E para continuar obtendo dicas como as apresentadas no conteúdo de hoje, permaneça lendo os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.