Positivo do seu jeito

Tecnologia

Como usar o Xbox Cloud Gaming no PC com Windows 10?

16 de julho de 2021

por: MKT Positivo

Mexeu com o mundo gamer recentemente a notícia do lançamento do Xbox Cloud Gaming, a novidade da Xbox que leva a experiência dos jogadores a um novo nível. Agora, é possível jogar vários títulos direto na nuvem, sem necessidade de instalação ou complicações.

Sim: agora, do seu desktop Apple ou com sistema Windows, é possível acessar diferentes títulos do Xbox diretamente pela nuvem, tendo experiência (quase) completa de jogo — apenas com pequenas limitações gráficas — sem necessidade de instalar um arquivo sequer.

Essa novidade, divulgada na conferência Gamescom 2021, no final de agosto, tem animado gamers e fãs de Xbox ao redor do mundo e pode ser facilmente utilizada por você que possui um PC desktop.

Agora, é possível acessar o mundo Xbox muito mais facilmente, sem complicação nem necessidade de instalações!

Hoje, vamos ver exatamente como aproveitar essa incrível novidade. Fique conosco!

Jogando Xbox em nuvem

A possibilidade de jogar Xbox em nuvem em PCs, smartphones e tablets já estava sendo testada desde o ano passado, e, enfim, chegou à versão beta para os últimos ajustes. A versão estável não deve demorar a chegar, devido ao sucesso do Cloud Gaming na experiência inicial.

O Xbox Cloud Gaming consiste num serviço de jogos em nuvem no qual os games não rodam no dispositivo do usuário, mas sim nos servidores da Microsoft. Os consoles apenas recebem imagens dos jogos.

A novidade permite que gamers que sejam assinantes do Xbox Game Pass Ultimate joguem mais de 100 títulos diferentes sem necessidade de instalar nada nem ocupar espaço em seus dispositivos.

A expectativa, naturalmente, é de que a biblioteca de games que podem ser jogados em nuvem aumente com o tempo, principalmente se a novidade for bem absorvida pela comunidade gamer.

Claro que, para ter essa experiência, é necessária uma conexão de Internet que suporte a exigência. Afinal, o tempo entre os comandos feitos pelo jogador, a chegada deles ao servidor do Xbox e o retorno da imagem ao dispositivo de quem está jogando precisa ser o menor possível.

Como usar o Xbox Cloud Gaming no iOS e no PC com Windows 10?

Além disso, como o Cloud Gaming também permite jogar muitos títulos em modo multiplayer, não custa lembrar que isso também pede uma Internet de qualidade.

Dessa maneira, para usar o Xbox Cloud Gaming, saiba que você precisará ter uma conexão de alta velocidade e baixa latência, senão a experiência ficará prejudicada.

Além disso, vale lembrar que existem pequenas limitações gráficas com o Cloud Gaming justamente para não prejudicar a fluidez do jogo: a qualidade de imagem é limitada a 1080p e a taxa de quadros a 60 FPS.

Para quem gosta de explorar sempre o máximo do que os games e equipamentos oferecem, pode ser ligeiramente frustrante, mas convenhamos: dá para ter uma excelente experiência de jogo com esses parâmetros.

O Xbox Cloud Gaming está disponível automaticamente para todos os usuários que comprarem o Game Pass Ultimate, não sendo necessário nenhum procedimento adicional para ter acesso à novidade.

Por outro lado, vale lembrar que não será possível usar o Cloud Gaming sem o Game Pass… o que, na realidade, talvez nem possa ser considerado uma desvantagem; afinal, o Game Pass tem revolucionado o mundo Xbox ao oferecer mais de 300 jogos (e aumentando) por uma mensalidade bem menos salgada que a compra de um jogo avulso.

O Xbox Cloud Gaming está disponível em diferentes dispositivos: Series X, Series S, One, smartphones, tablets… e em PCs com Windows 10! Vamos ver agora como usar esse novo recurso nesses desktops!

Usando o Xbox Cloud Gaming no PC

Aproveitar a nova funcionalidade da Xbox no PC Windows é realmente muito simples e também não requer instalação de nada. Vejamos:

1. Primeiro, relembramos que você precisará ter a assinatura do Xbox Game Pass Ultimate, caso ainda não tenha. Para fazer isso, busque por ele na Microsoft Store;
2. Abra o seu navegador de Internet;
3. Acesse Xbox.com;
4. Faça login na sua conta. Ela precisa, claro, ser a mesma na qual você possui a assinatura do Game Pass;
5. A partir daí, você já poderá jogar em nuvem! Basta observar quais jogos do Game Pass possuem um ícone de nuvem ao lado de sua imagem — são esses os que estão disponíveis para serem jogados via streaming;
6. Antes de jogar, lembre-se de se certificar que você tem uma conexão de Internet robusta o suficiente para rodar um jogo que não está instalado no seu computador.

Realmente muito simples, não é mesmo? Então, não perca tempo! Assine o Game Pass Ultimate e acesse de imediato todas as funcionalidades do Xbox Cloud Gaming em seu desktop PC!

Fontes: Dualshockers, Techtudo