Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

homem-com-tres-monitores-em-sua-frente

Monitor para jogos: o que levar em consideração antes de comprar um

Qualquer monitor serve para jogar? Em teoria, sim, mas na prática, se você quer ter a melhor experiência possível, é importante ficar atento a todas as especificações técnicas do produto. Isso inclui olhar além do tamanho do display em polegadas.

Itens como resolução de tela, taxa de atualização, tecnologias de sincronia adaptativa, tempo de resposta e conectores são fatores que precisam ser observados. Neste artigo, preparamos um breve resumo com alguns dos aspectos técnicos que precisam ser considerados na hora de escolher uma tela.

garoto-jogando-online-gif

Resolução de tela

Quanto maior a resolução da tela, em teoria, melhor será a qualidade de imagem. Porém, há um fator aí que limita sua experiência: o poder do hardware. Hoje há no mercado monitores com basicamente três resoluções:

  • 1080p (Full HD)
  • 1440p (QHD ou 2K)
  • 2160p (UHD ou 4K)

Logicamente, quanto maior a resolução, melhor. Porém, será que seu hardware é capaz de executar um jogo em 4K? Para a maioria dos jogadores a resposta é “não” e isso significa que na prática ao comprar um monitor 4K você estaria pagando mais caro por um recurso que não vai usar. Full HD é suficiente para a maioria dos jogadores, mas uma tela QHD está de bom tamanho.

Taxa de atualização

A taxa de atualização é a capacidade do display de atualizar uma imagem múltiplas vezes em um segundo. Essa taxa é medida em Hertz (Hz) e quanto maior for esse número, melhor. Porém, novamente aqui há limitações em função do hardware: de nada adianta ter uma tela compatível com 360 Hz se seus jogos não vão rodar a mais do que 120 frames por segundo.

A dica aqui é: garanta algo além do mínimo e não se preocupe muito – por enquanto – com algo acima disso. Um monitor 144 Hz é suficiente para a maioria dos jogadores. Se você pensa em jogos competitivos, então buscar monitores com taxas de atualização mais altas pode ser uma boa.

Tecnologias de sincronia adaptativa

Sem esse recurso, os monitores podem exibir pequenos cortes nas imagens durante as transições. Não é nada que inviabilize a jogatina, mas certamente você vai querer uma experiência mais fluida nesse sentido. Assim, busque displays compatíveis com as tecnologias FreeSync (da AMD) e G-Sync (da NVIDIA).

Vale lembrar que a escolha aqui depende da placa de vídeo disponível no seu PC: escolha um monitor que seja compatível com ela para evitar dores de cabeça posteriormente. Ambas são muito similares e a escolha depende muito mais do seu hardware do que qualquer outra coisa.

Tempo de resposta

O tempo de resposta é o tempo que um pixel leva para mudar de uma cor para outra. Essa transição é medida em milissegundos (ms) e é praticamente impossível ver isso a olho nu. Porém, ainda que não consigamos perceber todas essas nuances, quando o tempo de resposta é alto temos a sensação de que falta naturalidade aos movimentos.

Para quem é fã de jogos de tiro ou de corrida, por exemplo, esses aspectos são mais perceptíveis. Nesse quesito, prefira monitores com painel TN (twisted nematic) em relação às telas IPS (in-plane switching), pois eles chegam a até 1 ms de tempo de resposta.

garota-jogando-online

Conectores

Por último, mas não menos importante, fique de olho em quais são os conectores disponíveis no monitor. Display Port é a melhor opção para áudio e vídeo. Já HDMI nas versões 1.4 e 2.0 não suporta taxas de atualização tão altas quanto a versão 2.1. Em se tratando de entradas USB, procure logo por modelos compatíveis com a versão 3.0.

E o tamanho?

Tamanho não é documento. Ao escolher o tamanho de um display, busque por um que seja adequado às suas necessidades. Uma tela de 21 polegadas não é necessariamente inferior à uma de 32, por exemplo. Trata-se de uma questão de gosto pessoal e também de espaço na sua mesa.

….

Gostou desse conteúdo de tecnologia? O blog Do Seu Jeito, da Positivo, traz diariamente dicas, tutoriais e novidades sobre o mundo da tecnologia para simplificar a sua vida. Veja mais conteúdos do site Positivo Do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter