Como fazer para traduzir textos ou documentos inteiros no Word?

Você sabia que existe um meio como traduzir texto no Word de uma língua para outra com apenas um clique? Os aplicativos Word, Excel e PowerPoint contam com uma ferramenta nativa de tradução e saber tirar proveito dela pode facilitar bastante o seu trabalho.

Até então, esse recurso estava disponível apenas para os usuários do Office 365, mas a chegada do Office 2019 trouxe também essa novidade para a nova versão do software. Todas as traduções utilizam o Microsoft Translator como referência e, embora o resultado não seja perfeito, é possível compreender melhor textos em outros idiomas com um simples clique.

Nesse tutorial, vamos aprender a como acessar e utilizar a tradução de textos diretamente no Microsoft Word. O passo a passo é válido para as versões Office 365 e Office 2019.

®GIPHY

Traduzindo textos diretamente no Word

Passo 01: com um documento aberto no Word, localize a opção “Revisão”, na barra superior de ferramentas do editor de textos.

Clique sobre ela para abrir um menu com novas funções.

Passo 02: depois, selecione um trecho específico de texto no Word e clique na opção “Traduzir Seleção”.

Essa função é a mais indicada para quando você quiser que apenas um parágrafo ou uma página do seu texto sejam traduzidos.

Passo 03: como esse é um chamado “Serviço Inteligente”, em sua primeira utilização será preciso fazer a ativação.

Para isso, selecione “Ativar” na caixa de diálogo que será exibida. Nas utilizações seguintes, essa opção não será mais mostrada.

Passo 04: note que na lateral direita, um novo painel será exibido, já com o conteúdo da tradução.

Se ela estiver do seu agrado, basta clicar em “Inserir” para que a tradução seja adicionada logo abaixo do trecho original selecionado.

Traduzindo um documento inteiro

Passo 01: agora, se a sua ideia é traduzir um documento inteiro, depois de clicar em “Revisão”, selecione a opção “Traduzir Documento”.

Depois, o procedimento é exatamente o mesmo.

Passo 02: fique atento ainda ao idioma utilizado. Por padrão, a ferramenta estará configurada para detectar automaticamente o idioma e traduzir o texto em questão para o português. Você pode alterar essas configurações no menu lateral.

Em “De”, selecione o idioma original do texto e em “Para”, determine para qual língua você quer que ele seja traduzido.

Passo 03: nesse caso, o Word gera um novo documento no idioma traduzido.

Basta clicar em “Salvar” para que o documento original permaneça intacto e uma cópia traduzida seja adicionada na mesma pasta.

Não se esqueça: as traduções automáticas são formas aproximadas de tradução, e nem sempre correspondem ao uso gramatical correto do idioma. Por essa razão, utilize-as apenas como ferramentas de auxílio, mas não confie 100% em nenhuma delas. Ter o conhecimento de outro idioma ainda é fundamental para que você escreva corretamente em outra língua.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR

Como citar uma pesquisa do Wikipedia segundo a ABNT?

Tudo o que você precisa saber sobre bluetooth

Como fazer lives exclusivas para melhores amigos no Instagram

Como diminuir o tamanho de um arquivo em PDF?

Como descobrir se um site está fora do ar?

Como funcionam os direitos de uso de imagens no Google?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.