Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como limpar o cache e liberar mais espaço no Android

Embora a ideia da memória cache seja a de facilitar a vida dos usuários, com o passar do tempo o acúmulo de informações nesse compartimento pode fazer com que o seu smartphone fique mais lento. Portanto, saber como limpar o cache é uma boa dica acelerar as suas aplicações.

A ideia desse mecanismo é tornar o acesso a determinadas informações mais rápido. Por exemplo, quando acessamos um site, certos dados dele (cabeçalho, rodapé, estilos de fontes, entre outros) podem ser armazenados no cache. Assim, quando vamos acessar a mesma página de novo, alguns itens já estão previamente salvos tornando o carregamento mais rápido.

Contudo, o que é bom pode acabar se tornando algo ruim com o passar do tempo. O excesso de informações salvas no cache ocupa um espaço precioso na memória do seu aparelho e, de tempos em tempos, é recomendável fazer a limpeza do cache. Vamos aprender como fazer isso?

®GIPHY

Limpando o cache do seu smartphone Android

Efetuar a limpeza do cache em um smartphone Android é algo simples e que não requer o download de nenhum aplicativo. Esse é um recurso nativo do sistema operacional e nós recomendamos que você siga esse passo a passo pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Passo 01: Primeiramente, acesse as “Configurações” do seu smartphone.

Passo 02: Em seguida, toque sobre “Armazenamento” para abrir um submenu com mais opções de configuração.

Passo 03: Serão listados os itens que consomem espaço de armazenamento em “Documentos”, “Imagens”, “Áudio” e “Vídeo”, além das “Aplicações” ou “APPS”. Toque sobre essa opção.

Passo 04: Agora, encontre na lista o app do qual você deseja limpar o cache e toque sobre ele.

Passo 05: Por fim, é escolher a opção “Limpar cache” e pronto.

Algumas dicas importantes

Já mencionamos aqui que você deve fazer a limpeza do cache de tempos em tempos, certo? Um prazo relevante para ter em mente é o de 15 dias. A cada quinzena, execute essa mesma opção, especialmente com os apps mais utilizados, como navegador e redes sociais.

Se por um acaso o seu smartphone Android roda o Android Oreo (8.0) ou versão mais recente, então as coisas ficaram ainda mais simples. Logo após o passo 2, listado acima, haverá uma opção de “Limpar cache” que contempla todos os aplicativos de uma só vez.

É importante salientar ainda que limpar o cache não apagará dados de login, senhas ou jogos salvos. Em geral, essa opção age sobre conteúdo baixado da internet ao acessar sites ou visitar redes sociais. Portanto, trata-se de uma opção segura e que não compromete o uso de nenhum dos seus aplicativos instalados.

Uma boa dica para quem faz a limpeza de cache é excluir também apps instalados que não sejam usados há muito tempo. Na hora de conferir a lista de aplicativos, selecione aqueles que já têm pouca serventia para você e aproveite para excluí-los manualmente. Isso liberará mais espaço de armazenamento no seu aparelho.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

celular com o aplicativo do Spotify aberto

Como funciona a contagem de streaming no Spotify

mulher ouvindo música no Spotify

Como ver sua “pizza do Spotify” dos artistas e estilos musicais mais ouvidos

Inscreva-se na nossa

Newsletter