Como limpar o cache e liberar mais espaço no Android

Embora a ideia da memória cache seja a de facilitar a vida dos usuários, com o passar do tempo o acúmulo de informações nesse compartimento pode fazer com que o seu smartphone fique mais lento. Portanto, saber como limpar o cache é uma boa dica acelerar as suas aplicações.

A ideia desse mecanismo é tornar o acesso a determinadas informações mais rápido. Por exemplo, quando acessamos um site, certos dados dele (cabeçalho, rodapé, estilos de fontes, entre outros) podem ser armazenados no cache. Assim, quando vamos acessar a mesma página de novo, alguns itens já estão previamente salvos tornando o carregamento mais rápido.

Contudo, o que é bom pode acabar se tornando algo ruim com o passar do tempo. O excesso de informações salvas no cache ocupa um espaço precioso na memória do seu aparelho e, de tempos em tempos, é recomendável fazer a limpeza do cache. Vamos aprender como fazer isso?

®GIPHY

Limpando o cache do seu smartphone Android

Efetuar a limpeza do cache em um smartphone Android é algo simples e que não requer o download de nenhum aplicativo. Esse é um recurso nativo do sistema operacional e nós recomendamos que você siga esse passo a passo pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Passo 01: Primeiramente, acesse as “Configurações” do seu smartphone.

Passo 02: Em seguida, toque sobre “Armazenamento” para abrir um submenu com mais opções de configuração.

Passo 03: Serão listados os itens que consomem espaço de armazenamento em “Documentos”, “Imagens”, “Áudio” e “Vídeo”, além das “Aplicações” ou “APPS”. Toque sobre essa opção.

Passo 04: Agora, encontre na lista o app do qual você deseja limpar o cache e toque sobre ele.

Passo 05: Por fim, é escolher a opção “Limpar cache” e pronto.

Algumas dicas importantes

Já mencionamos aqui que você deve fazer a limpeza do cache de tempos em tempos, certo? Um prazo relevante para ter em mente é o de 15 dias. A cada quinzena, execute essa mesma opção, especialmente com os apps mais utilizados, como navegador e redes sociais.

Se por um acaso o seu smartphone Android roda o Android Oreo (8.0) ou versão mais recente, então as coisas ficaram ainda mais simples. Logo após o passo 2, listado acima, haverá uma opção de “Limpar cache” que contempla todos os aplicativos de uma só vez.

É importante salientar ainda que limpar o cache não apagará dados de login, senhas ou jogos salvos. Em geral, essa opção age sobre conteúdo baixado da internet ao acessar sites ou visitar redes sociais. Portanto, trata-se de uma opção segura e que não compromete o uso de nenhum dos seus aplicativos instalados.

Uma boa dica para quem faz a limpeza de cache é excluir também apps instalados que não sejam usados há muito tempo. Na hora de conferir a lista de aplicativos, selecione aqueles que já têm pouca serventia para você e aproveite para excluí-los manualmente. Isso liberará mais espaço de armazenamento no seu aparelho.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.