Se você já ficou sem internet por alguns instantes e utiliza o Google Chrome como navegador, certamente já pegou jogando o “Jogo do Dino”. O que talvez você não saiba é que agora há como usar o filtro do dinossauro no Instagram.
Sim, é exatamente o que você leu. Graças ao novo recurso que permite criar filtros no Instagram, muitos usuários têm disponibilizado dezenas de opções criativas na biblioteca da rede social. O Jogo do Dino é apenas mais uma entre essas alternativas.
Vamos aprender como localizar o filtro e se divertir com o game.
O autor do filtro do Jogo do Dino é o desenvolvedor Gustavo Vitulo. O game utiliza recursos de reconhecimento facial para identificar as piscadas de olho do usuário e utilizá-las como comandos para que o dinossauro pule e desvie de obstáculos.
O objetivo é o mais simples possível: ir o mais longe que você puder, somando pontos à medida que você desvia dos obstáculos. Abaixo você confere o passo a passo de como localizar, jogar e compartilhar o Jogo do Dino no Instagram.
Passo 01: No Instagram, toque sobre o ícone de lupa, localizado na parte inferior da tela.
Passo 02: Na sequência, toque sobre a barra de buscas do app e digite “vitulox” (sem as aspas).
Passo 03: Serão listados vários perfis de usuários. Toque sobre o perfil do usuário vitulox para acessar o seu perfil.
Passo 04: Na página dele, toque sobre o destaque “Filters”.
Passo 05: Agora, navegue pelos Stories até encontrar um em que o filtro Jogo do Dino esteja sendo utilizado.
Passo 06: Nesse momento, toque sobre o nome do filtro, logo abaixo do nome “Filters”. Ele será aberto na câmera do seu Stories.
Passo 07: Em seguida, toque em “Start Game” e grave um vídeo.
Passo 08: Depois de concluir você poderá outros elementos de postagem oferecidos pelo Instagram, como filtros, marcações e frases.
Passo 09: Por fim, toque em “Seus Stories” para publicar
A expressão easter egg indica que um determinado item está ali “de presente” para o usuário. É o caso do Jogo do Dino, uma alternativa criativa desenvolvida pelos programadores do Google Chrome para que os usuários possam passar o tempo quando não há conexão com a internet disponível.
O jogo fez tanto sucesso que o Google acabou disponibilizando-o mesmo para os usuários que queiram jogá-lo online. Basta acessar a URL chrome://dino e jogar a vontade.
Lançado em setembro de 2014, o game é uma criação do designer Sebastien Gabriel. Sua inspiração para o easter egg foi a de levar os usuários para a “Idade da Pedra”, quando não havia internet – que é mais ou menos como o usuário se sente por não conseguir acessar a rede no PC ou no celular.
Números divulgados pelo Google por conta das comemorações do quarto aniversário do game indicam que todos os meses mais de 270 milhões de partidas do Dino são jogadas. Países como Índia, Brasil, Indonésia e México são os lugares em que o game faz mais sucesso.