Como colocar coordenadas para encontrar um lugar específico no Google Maps

Nem todos as localidades têm um endereço com nome de rua e número. Quando falamos de pontos específicos em fazendas ou mesmo no mar, a única forma de determinarmos a localização com precisão é por meio das coordenadas geográficas.

O que muitos não sabem é que o Google Maps oferece opção de busca tanto para encontrar lugares a partir das coordenadas quanto para descobrir quais são as coordenadas de um lugar já conhecido. Para isso, é necessário conhecer as regras de formatação e entender como utilizar os conceitos de latitude e longitude.

O que é latitude e longitude?

A nossa posição no planeta é determinada a partir de dois pontos: a Linha do Equador (latitude) e o Meridiano de Greenwich (longitude). A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Essa distância é medida em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte (N) ou para Sul (S).

A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Essa distância também é medida em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Leste (E) ou para Oeste (W). A partir dessas informações, determina-se a posição geográfica, expressa por meio das coordenadas.

Como colocar coordenadas para encontrar lugares no Google Maps?

A forma de fazer pesquisas por meio de coordenadas é exatamente a mesma que você utiliza para pesquisar endereços. Entretanto, há que se prestar atenção aos formatos padrão: graus decimais (DD), graus e minutos decimais (DMM) ou graus, minutos e segundos (DMS). Vamos ver como fazer isso.

Passo 1. A latitude é o primeiro item a ser analisado. Observe se o número está entre -90 e 90. Já o segundo item é a longitude, que deve estar entre -180 e 180. Se você optar pelo formato DMS, não se esqueça de incluir os graus.

Passo 2. Para exempleficar, colocamos as coordenadas do Passeio Público de Curitiba. O resultado é: 25°25’31.7″S 49°16’02.6″W.

Passo 3. Tecle “Enter” e aguarde até que a localização solicitada seja encontrada no mapa.

Como descobrir as coordenadas de um lugar no Google Maps?

Outra possibilidade é a de descobrir quais são as coordenadas geográficas de um determinado lugar a partir do Google Maps. Fazer isso é bastante simples.

Passo 1. Clique sobre o local desejado com o botão direito do mouse.

Passo 2. No menu de contexto que será aberto, escolha a opção “O que há aqui?”.

Passo 3. Um cartão será exibido com o endereço – incluindo nome da cidade e estado, e uma descrição mais detalhada do local, se houver. Na parte de baixo do cartão serão exibidas as coordenadas.

Passo 4. A partir de então, basta selecioná-lo e copiá-lo para compartilhar onde você quiser. Se preferir, é possível copiar a URL que leva até esse endereço.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.