5 dicas para formatar o TCC no Word de acordo com as normas da ABNT

Os trabalhos acadêmicos são um passo importante na vida dos universitários de todas as áreas. Porém, quando chega a hora de entregar o TCC, surgem dúvidas de como fazer para seguir corretamente as regras. Por isso, é importante ficar de olho em algumas dicas para formatar o TCC no Word de acordo com as normas da ABNT.

Se chegou a hora de entregar o seu trabalho e você ainda está um pouco perdido, não se preocupe. Listamos aqui cinco dicas para facilitar a sua vida e tornar a entrega do TCC menos trabalhosa. Aí é só se preocupar com o conteúdo para garantir a sua aprovação.

®GIPHY

1. Configure as margens corretamente

De acordo com as normas da ABNT, as margens da folha devem ter um espaçamento específico: são 3 cm no anverso esquerdo superior e no verso direito superior e 2 cm no anverso direito inferior e no verso esquerdo inferior. Achou confuso? Calma, é simples configurar isso.

No Word, clique em “Layout”, “Margens” e escolha a opção “Margens personalizadas”. Na nova caixa de diálogo que será aberta, alterne as margens conforme os valores solicitados pelas normas.

2. Escolha a fonte correta e ajuste o espaçamento e o parágrafo

As fontes que devem ser utilizadas no trabalho acadêmico são a Arial e a Times New Roman. Isso é feito para que exista uma padronização com relação ao tamanho dos trabalhos. Dois outros itens também se encaixam nessa configuração: o espaçamento e o parágrafo.

Vá em “Selecionar” e escolha “Selecionar tudo”. Clique sobre o conteúdo com o botão direito do mouse e escolha a opção “Fonte” para escolher Arial ou Times New Roman e o tamanho dela: 12. Clique em ok.

Novamente, clique sobre o texto com o botão direito do mouse e agora escolha a opção “Parágrafo”. Nessa caixa de diálogo, defina o “Espaçamento” em 1,5 e recuo no início do parágrafo em 1,25.

3. Numerando as páginas

De acordo com as normas da ABNT, a numeração das páginas de um trabalho acadêmico deve aparecer no canto superior direito da página. A exceção é a primeira página. Nas demais, ela deve estar a 2 cm da margem. Se você seguiu as orientações do item 1, então já deve estar tudo certo com relação aos espaços.

Vá em “Inserir”, clique na opção “Número de página” e escolha a opção “Início de página”. Depois, selecione “Número sem formatação 3”.

4. Configurando o sumário

Embora o sumário apareça no início do trabalho, esse item é um dos últimos que você deve fazer no seu TCC. O Word conta com um recurso para automatizar esse processo, mas ele não funciona muito bem e é justamente aí que muita gente acaba tendo problemas. Para garantir que tudo saia corretamente, siga esse outro procedimento.

Passo 01: primeiro, crie uma tabela com três colunas. Vá em “Inserir”, escolha “Tabela” e selecione a opção de 3 colunas com o maior número possível de linhas.

Passo 02: agora, selecione a tabela, clique em “Design” e escolha a opção “Sem borda” no menu “Borda”.

Passo 03: feito isso, configure a numeração das seções seguindo a sugestão exibida no “Guia de Navegação”. Basta preencher o número de paginação conforme as suas necessidades.

5. Configurando as notas de rodapé

As notas de rodapé servem para indicar conteúdos adicionais específicos ao longo de um texto. O detalhe importante é que esse tipo de citação usa um tamanho de fonte menor do que a utilizada no corpo do texto. Inserir notas de rodapé no seu TCC é simples.

Primeiro, selecione a palavra que deseja linkar para essa nota de referência. Depois, clique em “Referência” e escolha “Inserir Nota de Rodapé”. Automaticamente, um número será indicado na palavra destacada, enquanto na parte inferior do texto um novo espaço de digitação será aberto. Nele, escreva a nota explicativa com relação à referência e pronto.

O tamanho da fonte será configurado automaticamente e a paginação será respeitada mesmo que você insira mais texto posteriormente.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.