Como fazer para recuperar arquivos apagados de um pendrive ou cartão de memória?

Não há nada pior do que perder, de uma hora para outra, todos os arquivos que estiverem armazenados em um pendrive ou cartão de memória. Se esse é o seu caso, fique um pouco mais tranquilo sabendo que há um jeito de como recuperar arquivos apagados de um pendrive.

A solução pode estar em diversos aplicativos de recuperação de arquivos, muitos deles disponíveis gratuitamente. Nesse tutorial, vamos ensinar o passo a passo utilizando o software Disk Drill.

Você pode baixar o programa por meio desse link. A versão gratuita permite recuperar até 500 MB de arquivos, enquanto a versão Pro não tem essa limitação.

Como recuperar os arquivos apagados de um pendrive?

Passo 01: depois de baixar e instalar o aplicativo no seu PC, acesse o programa e conecte ao computador o pendrive ou o cartão de memória no qual deseja recuperar os dados.

Passo 02: ao acessar a interface do programa, selecione a unidade de disco da qual pretende recuperar os dados. Depois, clique em “Recover”.

®DISK DRILL

Passo 03: ao clicar em “Recover”, um novo menu será aberto. Nele você pode escolher o tipo de varredura a ser realizada. São duas opções: Quick Scan (escaneamento rápido) e Deep Scan (escaneamento profundo).

®DISK DRILL

A primeira opção é a mais simples e mais rápida e pode ser que nem todos os arquivos sejam recuperados nesse método. Já a segunda é mais profunda e mais demorada e arquivos mais complexos podem ser obtidos utilizando-se essa opção.

O tempo de varredura varia de acordo com uma série de fatores. O tipo de escaneamento, a capacidade de armazenamento do cartão de memória ou pendrive ou ainda a velocidade máxima de leitura de dados com a qual ele consegue operar.

A boa notícia é que à medida em que a varredura ocorre, os arquivos encontrados no processo já começam a ser listados. Você pode escolher algum deles, por exemplo, para recuperação sem precisar que o processo chegue ate o final.

Passo 04: O software organiza os arquivos em pastas e você pode optar por listar todos ou por pesquisar itens específicos, como fotos, vídeos, documentos ou áudios. Há ainda a possibilidade de ordenar os arquivos por tamanho ou por data.

®DISK DRILL

Passo 05: agora, observando a lista de itens encontrados, você pode clicar no ícone de lupa ao lado de cada um deles para visualizá-los.

Passo 06: depois, crie uma pasta ou escolha uma já existente para mover os arquivos recuperados para lá. Selecione os arquivos, indique a pasta de destino e clique em “Recover”.

Pronto! Você acaba de recuperar arquivos que possam ter sido apagados por acidente ou removidos em razão de algum outro problema.

Vale lembrar que o Disk Drill, assim como outro programa do gênero, é infalível. Portanto, pode ser que certos arquivos não sejam possíveis de serem recuperados. Contudo, na maioria dos casos, você obterá sucesso com ele.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.