Não há nada pior do que perder, de uma hora para outra, todos os arquivos que estiverem armazenados em um pendrive ou cartão de memória. Se esse é o seu caso, fique um pouco mais tranquilo sabendo que há um jeito de como recuperar arquivos apagados de um pendrive.
A solução pode estar em diversos aplicativos de recuperação de arquivos, muitos deles disponíveis gratuitamente. Nesse tutorial, vamos ensinar o passo a passo utilizando o software Disk Drill.
Você pode baixar o programa por meio desse link. A versão gratuita permite recuperar até 500 MB de arquivos, enquanto a versão Pro não tem essa limitação.
Passo 01: depois de baixar e instalar o aplicativo no seu PC, acesse o programa e conecte ao computador o pendrive ou o cartão de memória no qual deseja recuperar os dados.
Passo 02: ao acessar a interface do programa, selecione a unidade de disco da qual pretende recuperar os dados. Depois, clique em “Recover”.
Passo 03: ao clicar em “Recover”, um novo menu será aberto. Nele você pode escolher o tipo de varredura a ser realizada. São duas opções: Quick Scan (escaneamento rápido) e Deep Scan (escaneamento profundo).
A primeira opção é a mais simples e mais rápida e pode ser que nem todos os arquivos sejam recuperados nesse método. Já a segunda é mais profunda e mais demorada e arquivos mais complexos podem ser obtidos utilizando-se essa opção.
O tempo de varredura varia de acordo com uma série de fatores. O tipo de escaneamento, a capacidade de armazenamento do cartão de memória ou pendrive ou ainda a velocidade máxima de leitura de dados com a qual ele consegue operar.
A boa notícia é que à medida em que a varredura ocorre, os arquivos encontrados no processo já começam a ser listados. Você pode escolher algum deles, por exemplo, para recuperação sem precisar que o processo chegue ate o final.
Passo 04: O software organiza os arquivos em pastas e você pode optar por listar todos ou por pesquisar itens específicos, como fotos, vídeos, documentos ou áudios. Há ainda a possibilidade de ordenar os arquivos por tamanho ou por data.
Passo 05: agora, observando a lista de itens encontrados, você pode clicar no ícone de lupa ao lado de cada um deles para visualizá-los.
Passo 06: depois, crie uma pasta ou escolha uma já existente para mover os arquivos recuperados para lá. Selecione os arquivos, indique a pasta de destino e clique em “Recover”.
Pronto! Você acaba de recuperar arquivos que possam ter sido apagados por acidente ou removidos em razão de algum outro problema.
Vale lembrar que o Disk Drill, assim como outro programa do gênero, é infalível. Portanto, pode ser que certos arquivos não sejam possíveis de serem recuperados. Contudo, na maioria dos casos, você obterá sucesso com ele.