Como usar o smartphone para aprender a afinar guitarra ou violão

Você sabia que existe uma maneira de como usar o smartphone para aprender a afinar guitarra ou violão? Se você conta com um celular Android, é simples fazer isso utilizando o aplicativo Guitar Tuna. Ele está disponível para ser baixado gratuitamente na Play Store, a loja oficial do sistema operacional.

Ele se autoproclama como o “afinador número 1 do mundo”. Além das guitarras, o aplicativo afina outros instrumentos de cordas, como o baixo e banjo.  Possui uma interface atraente, e ótima funcionalidade. Além de afinador, abrange modos de treinamento, para aguçar o ouvido.

O app utiliza apenas o microfone do smartphone para escutar os tons das cordas, e assim, orienta para a finação do instrumento.

®GIPHY

Como afinar uma guitarra ou violão com o celular?

Passo 01: Depois de baixar e instalar o aplicativo, abra o GuitarTuna e deslize para o lado, para iniciar.  Em seguida, aparecerá um botão verde “permitir acesso do microfone”.

Passo 02:  Após permitir que o aplicativo use o microfone do smartphone, escolha o instrumento que deseja afinar.

Passo 03: Ao abrir o aplicativo, aparecerá a guitarra (ou demais aparelhos), indicando as cordas. Em cima, no canto esquerdo, é apresentado o botão de afinação padrão. Aproxime o instrumento ao microfone do celular. Toque as notas, e o aplicativo mostrará se a afinação está baixa,  alta ou ideal.

Passo 04:  Em cima do instrumento, quando tocar a nota, uma bolinha aparecerá, informando se a finação está alta (bolinha vermelha para o lado direito), baixa (bolinha vermelha para o lado esquerdo). Para estar de acordo, a bolinha estará centralizada e com a cor verde.

Pronto! Agora é só repetir o processo com cada uma das cordas até que o instrumento esteja completamente afinado. Caso tenha esquecido os passos, confira novamente:

Outras funções que o app apresenta

Além dessa função simples, que pode ser utilizada mesmo por iniciantes no mundo da música, o aplicativo conta ainda com outros recursos.

Por exemplo, o aplicativo conta com um metrónomo, que indica um andamento musical, que é usado para estudos ou interpretação musical.

Possui também um menu acordes para treinar e ouvir os sons. Além disso, possui jogos que ensinam a tocar, aprender os acordes e treinar e aguçar o seu ouvido. O aplicativo afina outros instrumentos que não foram citados, porém essas funções não são gratuitas.

Nas avaliações dos usuários da Play Store, o app tem uma nota média de 4,8 em 5,0 pontos possíveis, o que o coloca como uma das ferramentas mais atrativas nesse sentido.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.