Positivo do seu jeito

Dicas

Como usar o smartphone para aprender a afinar guitarra ou violão

6 de agosto de 2018

por: MKT Positivo

Você sabia que existe uma maneira de como usar o smartphone para aprender a afinar guitarra ou violão? Se você conta com um celular Android, é simples fazer isso utilizando o aplicativo Guitar Tuna. Ele está disponível para ser baixado gratuitamente na Play Store, a loja oficial do sistema operacional.

Ele se autoproclama como o “afinador número 1 do mundo”. Além das guitarras, o aplicativo afina outros instrumentos de cordas, como o baixo e banjo.  Possui uma interface atraente, e ótima funcionalidade. Além de afinador, abrange modos de treinamento, para aguçar o ouvido.

O app utiliza apenas o microfone do smartphone para escutar os tons das cordas, e assim, orienta para a finação do instrumento.

®GIPHY

Como afinar uma guitarra ou violão com o celular?

Passo 01: Depois de baixar e instalar o aplicativo, abra o GuitarTuna e deslize para o lado, para iniciar.  Em seguida, aparecerá um botão verde “permitir acesso do microfone”.

Passo 02:  Após permitir que o aplicativo use o microfone do smartphone, escolha o instrumento que deseja afinar.

Passo 03: Ao abrir o aplicativo, aparecerá a guitarra (ou demais aparelhos), indicando as cordas. Em cima, no canto esquerdo, é apresentado o botão de afinação padrão. Aproxime o instrumento ao microfone do celular. Toque as notas, e o aplicativo mostrará se a afinação está baixa,  alta ou ideal.

Passo 04:  Em cima do instrumento, quando tocar a nota, uma bolinha aparecerá, informando se a finação está alta (bolinha vermelha para o lado direito), baixa (bolinha vermelha para o lado esquerdo). Para estar de acordo, a bolinha estará centralizada e com a cor verde.

Pronto! Agora é só repetir o processo com cada uma das cordas até que o instrumento esteja completamente afinado. Caso tenha esquecido os passos, confira novamente:

Outras funções que o app apresenta

Além dessa função simples, que pode ser utilizada mesmo por iniciantes no mundo da música, o aplicativo conta ainda com outros recursos.

Por exemplo, o aplicativo conta com um metrónomo, que indica um andamento musical, que é usado para estudos ou interpretação musical.

Possui também um menu acordes para treinar e ouvir os sons. Além disso, possui jogos que ensinam a tocar, aprender os acordes e treinar e aguçar o seu ouvido. O aplicativo afina outros instrumentos que não foram citados, porém essas funções não são gratuitas.

Nas avaliações dos usuários da Play Store, o app tem uma nota média de 4,8 em 5,0 pontos possíveis, o que o coloca como uma das ferramentas mais atrativas nesse sentido.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.