Positivo do seu jeito

Dicas

Como recuperar vídeos apagados no celular Android

27 de novembro de 2019

por: MKT Positivo

Para a maioria dos usuários, o smartphone é a principal câmera que eles têm em casa. Assim, é natural que o celular seja também o local mais importante para armazenamento desses arquivos. Mas e se eles se perderem?

Fique tranquilo: há como recuperar vídeos apagados no Android, assim como fotos e outros arquivos. Esse recurso não está disponível nativamente no sistema operacional, mas recorrendo a apps de terceiros é possível ter mais uma chance antes de dar como perdidos vídeos que você considera importantes.

como-recuperar-videos-apagados-android
®GIPHY

Como recuperar vídeos apagados no celular Android

Para tentar salvar vídeos que já tenham sido apagados do seu aparelho a solução é recorrer ao app Disk Digger. Ele está disponível na Play Store em duas versões: a gratuita recupera fotos e vídeos apagados; a Pro promete recuperar qualquer tipo de arquivo.

Passo 01: Baixe e instale o app Disk Digger na Play Store.

como-recuperar-videos-apagados-android

Passo 02: Abra o app. Há duas opções disponíveis: “Basic Scan”, que é a que você deve utilizar no seu aparelho; e “Full Scan”, que você utilizará caso o seu celular tenha passado por processo de “root”.

como-recuperar-videos-apagados-android

Passo 03: Em seguida, escolha a partição de memória que você deseja verificar. Se o arquivo estava memória interna do celular, use a opção “/data”; se o arquivo estava em um cartão micro SD, então use a opção “/mnt/sdcard”.

Passo 04: No próximo passo é hora de definir o tipo de arquivo que você quer buscar. A opção gratuita do app permite a busca de fotos, nos formatos “.JPG” e “.PNG” e vídeos, no formato “.MP4”.

Passo 05: Selecione “Ok” para iniciar a varredura. Serão listados todos os arquivos do formato correspondente que podem ser recuperados.

Passo 06: Escolha quais arquivos deseja recuperar marcando-os na caixa de seleção. Por fim, toque em “Recover Files”.

como-recuperar-videos-apagados-android

Passo 07: Se você preferir, é possível aplicar alguns filtros à varredura. Toque no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela, e escolha o tamanho do arquivo, indicando um valor em “minimum file size”. Isso fará com que sejam listados apenas os vídeos com tamanho maior ao valor correspondente.

como-recuperar-videos-apagados-android

Como funciona a recuperação de arquivos?

Você pode estar se perguntando: como é possível que o aplicativo consiga localizar arquivos já apagados? A resposta é simples. Quando um arquivo é apagado do sistema ele não é excluído por completo. O que o sistema faz é marcar o espaço que aquele item ocupa como “livre”, mas nos registros ele permanece ali por mais um tempo.

O que o app faz é ignorar os espaços marcados como livres, fazendo uma varredura também neles. Isso permite que ele encontre arquivos de registros ainda salvos na memória do aparelho, junte as peças e “devolva” o arquivo para o acesso do usuário.

Por esse motivo, recomenda-se ainda que você tente recuperar fotos e vídeos o quanto antes. Um prazo maior do que 30 dias já coloca os seus arquivos em perigo: eles podem ter sido apagados completamente, inclusive dos registros, e você não conseguirá recuperá-los nunca mais.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.