como-recuperar-videos-apagados-android

Como recuperar vídeos apagados no celular Android

Para a maioria dos usuários, o smartphone é a principal câmera que eles têm em casa. Assim, é natural que o celular seja também o local mais importante para armazenamento desses arquivos. Mas e se eles se perderem?

Fique tranquilo: há como recuperar vídeos apagados no Android, assim como fotos e outros arquivos. Esse recurso não está disponível nativamente no sistema operacional, mas recorrendo a apps de terceiros é possível ter mais uma chance antes de dar como perdidos vídeos que você considera importantes.

como-recuperar-videos-apagados-android

®GIPHY

Como recuperar vídeos apagados no celular Android

Para tentar salvar vídeos que já tenham sido apagados do seu aparelho a solução é recorrer ao app Disk Digger. Ele está disponível na Play Store em duas versões: a gratuita recupera fotos e vídeos apagados; a Pro promete recuperar qualquer tipo de arquivo.

Passo 01: Baixe e instale o app Disk Digger na Play Store.

como-recuperar-videos-apagados-android

Passo 02: Abra o app. Há duas opções disponíveis: “Basic Scan”, que é a que você deve utilizar no seu aparelho; e “Full Scan”, que você utilizará caso o seu celular tenha passado por processo de “root”.

como-recuperar-videos-apagados-android

Passo 03: Em seguida, escolha a partição de memória que você deseja verificar. Se o arquivo estava memória interna do celular, use a opção “/data”; se o arquivo estava em um cartão micro SD, então use a opção “/mnt/sdcard”.

Passo 04: No próximo passo é hora de definir o tipo de arquivo que você quer buscar. A opção gratuita do app permite a busca de fotos, nos formatos “.JPG” e “.PNG” e vídeos, no formato “.MP4”.

Passo 05: Selecione “Ok” para iniciar a varredura. Serão listados todos os arquivos do formato correspondente que podem ser recuperados.

Passo 06: Escolha quais arquivos deseja recuperar marcando-os na caixa de seleção. Por fim, toque em “Recover Files”.

como-recuperar-videos-apagados-android

Passo 07: Se você preferir, é possível aplicar alguns filtros à varredura. Toque no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela, e escolha o tamanho do arquivo, indicando um valor em “minimum file size”. Isso fará com que sejam listados apenas os vídeos com tamanho maior ao valor correspondente.

como-recuperar-videos-apagados-android

Como funciona a recuperação de arquivos?

Você pode estar se perguntando: como é possível que o aplicativo consiga localizar arquivos já apagados? A resposta é simples. Quando um arquivo é apagado do sistema ele não é excluído por completo. O que o sistema faz é marcar o espaço que aquele item ocupa como “livre”, mas nos registros ele permanece ali por mais um tempo.

O que o app faz é ignorar os espaços marcados como livres, fazendo uma varredura também neles. Isso permite que ele encontre arquivos de registros ainda salvos na memória do aparelho, junte as peças e “devolva” o arquivo para o acesso do usuário.

Por esse motivo, recomenda-se ainda que você tente recuperar fotos e vídeos o quanto antes. Um prazo maior do que 30 dias já coloca os seus arquivos em perigo: eles podem ter sido apagados completamente, inclusive dos registros, e você não conseguirá recuperá-los nunca mais.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.