windows-11-como-instalar-pc-sem-tpm-20

Windows 11: como instalar o novo SO em PCs sem TPM 2.0

O Windows 11 foi lançado e está disponível para todos os computadores com os requisitos mínimos exigidos pela Microsoft. Essa limitação de instalação pode aparecer, inclusive, para computadores modernos que não contém o sistema TPM 2.0. Ficou preocupado com essa notícia? Fica conosco para saber o que é TPM 2.0 e como instalar o Windows 11 sem ter essa tecnologia no PC.

A cada atualização o Windows passa a exigir mais dos computadores. Esse movimento, que é comum no mundo da tecnologia, é sempre um alerta para usuários que desejam se manter atualizados. Dessa vez, a Microsoft limitou a instalação do novo OS para computadores com o chip de segurança “Trusted Platform Module”, ou TPM 2.0.

Há, entretanto, um procedimento que permite a instalação do Windows 11 em máquinas que não possuem essa tecnologia. Para que isso seja possível, o usuário deve realizar um procedimento um tanto quanto complexo, mas que pode ser reproduzido seguindo os passos que vamos propor adiante.

Durante a instalação, o software da Microsoft realiza uma verificação no computador para saber se o OS pode ser instalado. É nesse momento que é identificada ou não a presença da tecnologia TPM 2.0, mas isso pode ser evitado com utilizando o truque que vamos apresentar neste tutorial.

É importante ressaltar que o procedimento pode não funcionar para todos os computadores. Ainda assim, o grau de acerto é muito alto, sendo possível até mesmo levar o novo Windows para máquinas com processadores considerados obsoletos. 

Antes de ensinar o truque, vamos abordar um pouco mais sobre os benefícios e desvantagens de usar o Windows 11 em um PC que não possui os requisitos mínimos recomendados pela Microsoft.

Vantagens de atualizar o sistema para o Windows 11

A nova versão do Windows, segundo afirma a própria Microsoft, é a mais completa já desenvolvida. Para conseguir esse feito, a empresa de Bill Gates apostou em fugir de padrões antigos e apostar em novos caminhos. O novo OS foi apresentado com novos padrões de cores, ícones, ferramentas e uma nova barra de tarefas centralizada, assim como no Mac OS, da Apple.

A atualização do sistema pode garantir aos usuários uma experiência aprimorada com serviços da Microsoft e, até mesmo, do Google, já que há integração para instalação de aplicativos Android. A seguir, confira alguns recursos que valem a atualização para o Windows 11 em seu computador.

  • Nova loja de apps integrada com opções do Android;
  • Sistema Snap Groups para organização de janelas;
  • Visual aprimorado com design inovador;
  • Recursos avançados de segurança;
  • Suporte para o uso de multitelas;
  • Recursos avançados para gamers;
  • Integração com o Microsoft Teams.

Vale a pena instalar o Windows 11 em computadores sem os requisitos mínimos?

Essa é a pergunta que deve estar passando pela sua cabeça nesse momento. A resposta, como sempre no mundo da tecnologia, não será exata. Sabemos que computadores antigos apresentam muita dificuldade em trabalhar com softwares modernos. Muitos deles sequer permitem a instalação dessas aplicações.

O truque que iremos apresentar é uma forma de acabar com a limitação de requisitos mínimos. Isso, entretanto, não garante que o sistema rodará da melhor maneira em seu computador. Os testes mostram que PC com configurações mais modestas podem rodar o sistema, mas a instabilidade é certa nesses casos.

Por outro lado, mesmo em computadores modernos, há a possibilidade de uma tecnologia como o TPM 2.0 não estar disponível. Pense conosco. É justo que um computador com hardware robusto que consegue trabalhar com softwares pesados e games não possa receber a atualização do Windows? Nesse caso, o truque de avançar a verificação do TPM 2.0 pode ajudar.

Em geral, o recomendado é sempre instalar softwares de acordo com os requisitos definidos pelas fabricantes. Mas se os usuários querem testar a instalação por sua conta e risco, não haverá nenhum impeditivo. O que queremos deixar claro neste artigo é que esse tipo de procedimento pode trazer instabilidades para o sistema e a experiência no computador pode ser prejudicada.

Como Instalar o Windows 11 em PCs sem TPM 2.0

Para começar, você precisará de um Pen Drive bootável que contenha a IOS oficial do Windows. Antes de começar, faça um backup dos arquivos de dispositivos, pois ele será completamente formatado durante o procedimento. Sendo assim, salve os arquivos importantes que estão armazenados neles para que não sejam deletados durante o processo.

Passo 1. Baixe a ISO do Windows 11 no site oficial do sistema. Siga este link e clique na opção “Criar mídia de instalação do Windows 11”. Clique em “Baixar Agora”;

Passo 2. Após o download, inicie o arquivo do instalador para iniciar o processo de download do novo Windows. Esse é um procedimento demorado e dependerá da velocidade de sua conexão com a internet;

Passo 3. Na tela de avisos e termos, clique sobre o botão “Aceitar”;

Passo 4. Na janela “Selecionar idioma e edição”, escolha “Português” e a edição do Windows que deseja instalar. Clique em “Avançar”;

Passo 5. Em “Escolha a mídia a ser usada”, selecione a opção “Unidade flash USB”, que é o Pen Drive que deve estar conectado a uma entrada USB do PC. Clique em “Avançar”;

Passo 6. Selecione na lista de unidades removíveis o nome do seu Pen Drive e clique em “Avançar”;

Passo 7. Aguarde o download do Windows finalizar e a criação do Pen Drive Bootável;

Passo 8. Você deve salvar em um bloco de notas o texto abaixo. Salve o arquivo de texto com qualquer nome, mas use a extensão “.reg”. Siga o seguinte exemplo: “semnome.reg”. Salve como “.reg” e não como “.txt”;

“Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\LabConfig]

“BypassTPMCheck”=dword:00000001

“BypassSecureBootCheck”=dword:00000001

“BypassRAMCheck”=dword:00000001

“BypassStorageCheck”=dword:00000001

“BypassCPUCheck”=dword:00000001”

Instalação em computadores com Windows 7 ou 8

Passo 1. Em computadores com Windows 7 ou 8, siga para a pasta onde você salvou esse arquivo e dê dois cliques sobre ele. Clique em seguida em “OK”;

Passo 2. No alerta “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo? “, clique em “Sim”. Em seguida, realize a instalação usando o Pendrive de boot.

Instalação em computadores com Windows 10

Passo 1. Em computadores com Windows 10, inicie a instalação do sistema através do Pen Drive de boot que você criou;

Passo 2. O instalador enviará uma alerta para mostrar que seu computador não possui os requisitos mínimos para a instalação e impedirá a atualização. Feche esse alerta;

Passo 3. Reinicie o computador e assim que ele iniciar o processo de reinicialização, pressione a tecla “F12”;

Passo 4. Selecione a opção “UEFI”;

Passo 5. Realize a instalação normalmente;

Passo 6. Na tela de escolha da versão do Windows 11, use a tecla de atalho “Shift + F10”;

Passo 7. Digite nesse momento o comando “regedit”;

Passo 8. Siga para “Arquivo” e importe o registro que você salvou no Pen Drive no processo anterior. Em seguida, após o arquivo adicionar as chaves do sistema, feche as janelas;

Passo 9. Feito isso, escolha a versão do Windows 11 que deseja instalar e clique em “Avançar”;

Passo 10. Clique em “Aceitar” em seguida em “Avançar”;

Passo 11. Escolha a opção “Personalizada: instalar apenas o Windows (avançado)”;

Passo 12. Clique em “Novo” e divida o disco em duas partições. Uma será para o sistema e a outra para seus arquivos pessoais;

Passo 13. Selecione o disco onde deseja instalar o sistema e clique em “Avançar” para que o processo de instalação comece sem limitações.

Gostou da dica? Continue navegando em nosso portal Positivo do Seu Jeito para conhecer outros tutoriais, notícias e análises de softwares. Use também a nossa barra de buscas para encontrar conteúdos que solucionem as suas dúvidas. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Logo do Copilot.

Copilot: como funciona a nova IA da Microsoft

Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.