Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

windows-11-como-instalar-pc-sem-tpm-20

Windows 11: como instalar o novo SO em PCs sem TPM 2.0

O Windows 11 foi lançado e está disponível para todos os computadores com os requisitos mínimos exigidos pela Microsoft. Essa limitação de instalação pode aparecer, inclusive, para computadores modernos que não contém o sistema TPM 2.0. Ficou preocupado com essa notícia? Fica conosco para saber o que é TPM 2.0 e como instalar o Windows 11 sem ter essa tecnologia no PC.

A cada atualização o Windows passa a exigir mais dos computadores. Esse movimento, que é comum no mundo da tecnologia, é sempre um alerta para usuários que desejam se manter atualizados. Dessa vez, a Microsoft limitou a instalação do novo OS para computadores com o chip de segurança “Trusted Platform Module”, ou TPM 2.0.

Há, entretanto, um procedimento que permite a instalação do Windows 11 em máquinas que não possuem essa tecnologia. Para que isso seja possível, o usuário deve realizar um procedimento um tanto quanto complexo, mas que pode ser reproduzido seguindo os passos que vamos propor adiante.

Durante a instalação, o software da Microsoft realiza uma verificação no computador para saber se o OS pode ser instalado. É nesse momento que é identificada ou não a presença da tecnologia TPM 2.0, mas isso pode ser evitado com utilizando o truque que vamos apresentar neste tutorial.

É importante ressaltar que o procedimento pode não funcionar para todos os computadores. Ainda assim, o grau de acerto é muito alto, sendo possível até mesmo levar o novo Windows para máquinas com processadores considerados obsoletos. 

Antes de ensinar o truque, vamos abordar um pouco mais sobre os benefícios e desvantagens de usar o Windows 11 em um PC que não possui os requisitos mínimos recomendados pela Microsoft.

Vantagens de atualizar o sistema para o Windows 11

A nova versão do Windows, segundo afirma a própria Microsoft, é a mais completa já desenvolvida. Para conseguir esse feito, a empresa de Bill Gates apostou em fugir de padrões antigos e apostar em novos caminhos. O novo OS foi apresentado com novos padrões de cores, ícones, ferramentas e uma nova barra de tarefas centralizada, assim como no Mac OS, da Apple.

A atualização do sistema pode garantir aos usuários uma experiência aprimorada com serviços da Microsoft e, até mesmo, do Google, já que há integração para instalação de aplicativos Android. A seguir, confira alguns recursos que valem a atualização para o Windows 11 em seu computador.

  • Nova loja de apps integrada com opções do Android;
  • Sistema Snap Groups para organização de janelas;
  • Visual aprimorado com design inovador;
  • Recursos avançados de segurança;
  • Suporte para o uso de multitelas;
  • Recursos avançados para gamers;
  • Integração com o Microsoft Teams.

Vale a pena instalar o Windows 11 em computadores sem os requisitos mínimos?

Essa é a pergunta que deve estar passando pela sua cabeça nesse momento. A resposta, como sempre no mundo da tecnologia, não será exata. Sabemos que computadores antigos apresentam muita dificuldade em trabalhar com softwares modernos. Muitos deles sequer permitem a instalação dessas aplicações.

O truque que iremos apresentar é uma forma de acabar com a limitação de requisitos mínimos. Isso, entretanto, não garante que o sistema rodará da melhor maneira em seu computador. Os testes mostram que PC com configurações mais modestas podem rodar o sistema, mas a instabilidade é certa nesses casos.

Por outro lado, mesmo em computadores modernos, há a possibilidade de uma tecnologia como o TPM 2.0 não estar disponível. Pense conosco. É justo que um computador com hardware robusto que consegue trabalhar com softwares pesados e games não possa receber a atualização do Windows? Nesse caso, o truque de avançar a verificação do TPM 2.0 pode ajudar.

Em geral, o recomendado é sempre instalar softwares de acordo com os requisitos definidos pelas fabricantes. Mas se os usuários querem testar a instalação por sua conta e risco, não haverá nenhum impeditivo. O que queremos deixar claro neste artigo é que esse tipo de procedimento pode trazer instabilidades para o sistema e a experiência no computador pode ser prejudicada.

Como Instalar o Windows 11 em PCs sem TPM 2.0

Para começar, você precisará de um Pen Drive bootável que contenha a IOS oficial do Windows. Antes de começar, faça um backup dos arquivos de dispositivos, pois ele será completamente formatado durante o procedimento. Sendo assim, salve os arquivos importantes que estão armazenados neles para que não sejam deletados durante o processo.

Passo 1. Baixe a ISO do Windows 11 no site oficial do sistema. Siga este link e clique na opção “Criar mídia de instalação do Windows 11”. Clique em “Baixar Agora”;

Passo 2. Após o download, inicie o arquivo do instalador para iniciar o processo de download do novo Windows. Esse é um procedimento demorado e dependerá da velocidade de sua conexão com a internet;

Passo 3. Na tela de avisos e termos, clique sobre o botão “Aceitar”;

Passo 4. Na janela “Selecionar idioma e edição”, escolha “Português” e a edição do Windows que deseja instalar. Clique em “Avançar”;

Passo 5. Em “Escolha a mídia a ser usada”, selecione a opção “Unidade flash USB”, que é o Pen Drive que deve estar conectado a uma entrada USB do PC. Clique em “Avançar”;

Passo 6. Selecione na lista de unidades removíveis o nome do seu Pen Drive e clique em “Avançar”;

Passo 7. Aguarde o download do Windows finalizar e a criação do Pen Drive Bootável;

Passo 8. Você deve salvar em um bloco de notas o texto abaixo. Salve o arquivo de texto com qualquer nome, mas use a extensão “.reg”. Siga o seguinte exemplo: “semnome.reg”. Salve como “.reg” e não como “.txt”;

“Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\LabConfig]

“BypassTPMCheck”=dword:00000001

“BypassSecureBootCheck”=dword:00000001

“BypassRAMCheck”=dword:00000001

“BypassStorageCheck”=dword:00000001

“BypassCPUCheck”=dword:00000001”

Instalação em computadores com Windows 7 ou 8

Passo 1. Em computadores com Windows 7 ou 8, siga para a pasta onde você salvou esse arquivo e dê dois cliques sobre ele. Clique em seguida em “OK”;

Passo 2. No alerta “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo? “, clique em “Sim”. Em seguida, realize a instalação usando o Pendrive de boot.

Instalação em computadores com Windows 10

Passo 1. Em computadores com Windows 10, inicie a instalação do sistema através do Pen Drive de boot que você criou;

Passo 2. O instalador enviará uma alerta para mostrar que seu computador não possui os requisitos mínimos para a instalação e impedirá a atualização. Feche esse alerta;

Passo 3. Reinicie o computador e assim que ele iniciar o processo de reinicialização, pressione a tecla “F12”;

Passo 4. Selecione a opção “UEFI”;

Passo 5. Realize a instalação normalmente;

Passo 6. Na tela de escolha da versão do Windows 11, use a tecla de atalho “Shift + F10”;

Passo 7. Digite nesse momento o comando “regedit”;

Passo 8. Siga para “Arquivo” e importe o registro que você salvou no Pen Drive no processo anterior. Em seguida, após o arquivo adicionar as chaves do sistema, feche as janelas;

Passo 9. Feito isso, escolha a versão do Windows 11 que deseja instalar e clique em “Avançar”;

Passo 10. Clique em “Aceitar” em seguida em “Avançar”;

Passo 11. Escolha a opção “Personalizada: instalar apenas o Windows (avançado)”;

Passo 12. Clique em “Novo” e divida o disco em duas partições. Uma será para o sistema e a outra para seus arquivos pessoais;

Passo 13. Selecione o disco onde deseja instalar o sistema e clique em “Avançar” para que o processo de instalação comece sem limitações.

Gostou da dica? Continue navegando em nosso portal Positivo do Seu Jeito para conhecer outros tutoriais, notícias e análises de softwares. Use também a nossa barra de buscas para encontrar conteúdos que solucionem as suas dúvidas. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter