Positivo do seu jeito

Dicas

8 cursos online gratuitos para professores

28 de Maio de 2021

por: MKT Positivo

A internet oferece diversos cursos online direcionados para os professores. Essas plataformas educacionais possibilitam aos docentes a chance de agregar conhecimentos sem os custos previstos para cursos presenciais. Preparamos uma lista com 8 cursos grátis para professores com e sem tutoria online.

A formação continuada para professores é importante para que docentes possam assimilar novos conhecimentos que podem abrir novas oportunidades de trabalho. Não há outros caminhos. A atualização e recolocação profissional está relacionado a especialização de cada profissional. Nesse sentido, os cursos gratuitos são uma excelente alternativa para docentes da rede pública e privada.

Os sites com conteúdos educacionais, entretanto, são ambientes online e precisam ser acessados através de um navegador web. Portanto, tenha um computador que pode utilizar para realizar as atividades com a linha Positivo Motion, que foi desenvolvido para estudantes e professores.

Cursos com e sem tutoria

Os cursos online gratuitos e massivos, também conhecidos como MOOCs, apresentam um conceito diferenciado, onde qualquer pessoa com acesso à internet pode assistir os conteúdos online. Abrangendo diversos temas, essas plataformas podem oferecer tutoria especializado, quando o aluno recebe orientações de instrutores sobre os conteúdos dos cursos. 

Os tutores podem criar fóruns e sanar dúvidas de seus alunos. Essa característica pode, inclusive, garantir que as atividades sejam realizadas em um período específico, facilitando a criação e entregas de exercícios online.

Mas não é sempre assim. Também é possível encontrar cursos na categoria autoinstitucional. Nesses casos, os treinamentos não contam com tutores, sendo os alunos responsáveis por interagir em fóruns de discussão para solucionar seus problemas e dúvidas..

Como veremos a seguir, é possível encontrar várias opções de cursos voltados aos professores. Alguns oferecem até mesmo a emissão de certificados digitais que comprovam o término das atividades. A seguir, confira uma lista com opções de cursos online gratuitos para professores.

1.Veduca

O Veduca chama atenção por oferecer mais de 300 cursos. A plataforma foi desenvolvida para disponibilizar treinamento especializado para professores e estudantes. O usuário pode encontrar cursos online de diversas disciplinas em um ambiente totalmente interativo e autoexplicativo.

O site apresenta cursos sobre engenharia econômica, ecologia industrial, eletromagnetismo, física básica e metodologia científica. O ambiente gratuito é liberado para uso após rápido cadastro com informações pessoais e da

2. E-aulas USP

A Universidade de São Paulo conta com um site com cursos gratuitos oferecidos pela instituição. Com o selo de qualidade da USP, os professores de todo o Brasil podem participar de cursos relacionados a diversas disciplinas, como pedagogia, direito, educação física, ciências biológicas, engenharia civil e, até mesmo, música e artes visuais.

O site não exige nenhum tipo de cadastro para novos usuários. O acesso é livre e sem restrições para quantidade de cursos que podem ser acompanhados. Os conteúdos são apresentados em arquivos de texto e através de vídeo aulas gravadas pelos instrutores da da disciplina escolhida pelo aluno.

3. Polo

O Polo foi criado para oferecer aos professores a possibilidade de atualização curricular online gratuitamente. Mantido pelo programa Itaú Social, a iniciativa traz cursos de diversas áreas do conhecimento, organizados para compor uma rede completa de ensino pela internet. O site chama a atenção por oferecer um ambiente amigável, sem complicações de navegação e com um bonito layout.

Entre os cursos, os educadores podem escolher assuntos diversos, como treinamentos de educação na Pandemia, gestão pedagógica, monitoramento e avaliação comportamental e muitos outros conteúdos. O Polo exige cadastro para liberar o acesso aos cursos.

4. Prática de Produção de Textos – MEC

O Ministério da Educação oferece aos professores do ensino fundamental seu curso online sobre práticas de produção de textos. O MEC criou o conteúdo em 2020 em homenagem ao Dia Nacional da Alfabetização. Com público alvo definido para docentes que trabalham do segundo ano ao quinto ano do ensino fundamental, a capacitação online do Governo foi estruturada pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

8 cursos online gratuitos para professores

Para participar, os interessados devem acessar o site do curso e realizar um rápido cadastro. E não se trata de um treinamento sem profundidade. Ao todo, são 12 módulos que totalizam 120 horas de duração. 

5. AVAMEC – MEC

O AVAMEC é um programa do Governo Federal que disponibiliza cursos online em parceria com instituições de ensino brasileiras. A plataforma, também desenvolvida pelo MEC,  oferece muitos cursos que abordam desde disciplinas como matemática, robótica, tecnologia e português, até assuntos diversos, como direção defensiva, transporte escolar e ensino híbrido.

Para participar, os docentes precisam realizar um rápido cadastro no site fornecendo suas informações pessoais, CPF e dados para contato.

6. UNESP Aberta

A Unesp Aberta é um portal de conteúdos gratuitos sem certificação e tutoria. O site, que é gerenciado por profissionais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, foi desenvolvido como uma oportunidades para trabalhadores da educação que buscam aperfeiçoamento em diversas áreas. 

Os cursos, assim como em outros sites dessa lista, não contam com tutoria, sendo os estudantes os responsáveis por gerenciar seus estudos por conta própria. 

Os cursos são multidisciplinares e trazem conteúdos como teoria do conhecimento, tecnologias de informação e comunicação, sociologia da educação, repertório artístico-cultural, psicologia da educação, educação inclusiva e muitos outros. Para participar, é necessário realizar um rápido cadastro na plataforma.

7. FGV

A Fundação Getúlio Vargas mantém uma plataforma online com cursos gratuitos. Com conteúdo gerenciado por profissionais da instituição, os treinamentos podem ajudar professores de todo o Brasil a assimilar outros temas importantes para fortalecer seus currículos. 

A metodologia implementada, é claro, segue os preceitos da FGV, que é conhecida por ser uma instituição de renome em cursos de pós-graduação. As atividades são de curta duração e sem tutoria. Os professores podem aprender e aprimorar temas como educação e desenvolvimento, gestão de pessoas, gestão do cotidiano escolar, democracia digital e planejamento estratégico da escola.

8. Escolas Conectadas

A plataforma Escolas Conectadas oferece cursos gratuitos com metodologias pedagógicas e conteúdos diferenciados. Usuários cadastrados podem, até mesmo, receber materiais didáticos durante as atividades e uma certificação ao completar os cursos. O site é mantido pela iniciativa Fundação Telefônica e pela Fundação Bancária “La Caixa” .

Os cursos são oferecidos em duas modalidades. Em “Mediados”, o usuário deve concluir as atividades em até um mês e, durante o ensino, será instruído por tutores. Já em “Autoformativos”, os cursos contam com diferentes cargas horárias, mas também devem ser concluídos em até um mês. Nessa opção, entretanto, não há tutores para auxiliar nas atividades.

O Portal Positivo do Seu Jeito é um site onde você pode buscar informações sobre assuntos tecnológicos, além de acompanhar outras dicas que podem ajudar com a sua rotina em computadores e dispositivos móveis. Não deixe de navegar pelo portal para conhecer outros conteúdos.