Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática

Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática

Presente em quase todos os momentos do nosso cotidiano, a Matemática é uma disciplina essencial para as nossas vidas. Mesmo assim, não é todo mundo que sente afinidade pelos números. Há muitos alunos com dificuldades em realizar as operações numéricas e compreender equações, o que acaba gerando uma certa resistência à disciplina. 
Pensando nisso, separamos 11 aplicativos para Android, feitos para quem quer aprender Matemática de uma forma mais interativa, com a ajuda do smartphone. A nossa seleção abordará desde apps mais básicos, com foco na apresentação visual divertida e nos conhecimentos fundamentais, até programas poderosos, capazes de ajudar alunos a entenderem passo a passo como resolver as equações mais complexas. 
Utilizando esses apps, professores podem estimular seus alunos a descobrirem a Matemática e seus conceitos, facilitando o aprendizado dentro ou fora da sala de aula. Confira a seleção!

11 Apps e serviços para aprender Matemática

1. Photomath

O Photomath é um dos apps mais revolucionários dos últimos anos. Com ele, alunos e professores do mundo inteiro podem utilizar a câmera do smartphone para solucionar praticamente qualquer problema matemático. 
Se você está pensando que isso é uma trapaça, vá com calma! A parte mais legal do Photomath é que ele mostra passo a passo como resolver as equações (e de várias formas diferentes). Isso é importante porque muita gente “trava” em pontos específicos do exercício e acaba se sentindo desestimulada. 
As soluções do Photomath abrangem desde a Matemática básica, com aritmética, números inteiros e frações, até tópicos mais avançados como limites, derivadas e integrais. Isso faz dele uma ótima ferramenta para uso dos professores em sala de aula. Confira o trailer do app.

2. Mathway

Outro app focado em solucionar problemas e equações matemáticas, o Mathway pode ser visto como um professor 24 horas. O aluno digita o tema que pretende estudar (ou a equação a ser resolvida) e o app dá a resposta em poucos segundos, com direito a todas as etapas da resolução. Ele também permite digitar o problema ou digitalizar uma foto. 
Os tópicos são quase tão abrangentes quanto os do Photomath, incluindo:
– Matemática básica
– Pré-Álgebra
– Álgebra
– Trigonometria
– Pré-Cálculo
– Cálculo
– Estatística
– Matemática Finita
– Álgebra Linear
– Química
– Gráficos

3. Khan Academy

Saindo um pouco do foco na solução de problemas e equações, vamos para o Khan Academy. Este serviço funciona praticamente como uma escola no seu smartphone, tendo aulas em vídeo, explicações e exercícios de disciplinas como Ciências, Economia, Gramática e História.
A Matemática também é um ponto forte: os estudantes da Khan Academy têm acesso a uma infinidade de aulas e explicações detalhadas sobre tópicos como aritmética, pre-álgebra, álgebra, geometria, trigonometria, estatística, cálculo, equação diferencial e álgebra linear.
Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática
A melhor parte é que tudo isso pode ser acessado e estudado gratuitamente pelo App ou diretamente pelo site do serviço, o que faz do Khan Academy uma excelente escolha para aprender Matemática. 

4. Rei da Matemática

Partindo para um lado mais gamificado, o app Rei da Matemática é uma excelente opção para crianças e adolescentes. Ele transforma o aprendizado da disciplina em jogo e organiza cada tema em seções que precisam ser vencidas. A recompensa é a evolução do seu personagem (que começa como um simples camponês) e uma série de conquistas na Google Play. 
Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática

5. RevisApp

Para alunos do Ensino Médio que estão prestes a enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma boa ferramenta é o RevisApp. Este aplicativo traz uma série de conteúdos resumidos e explicações que tratam inclusive de Matemática. Para colocar os conhecimentos em prática, ele oferece mais de 2 mil exercícios, com sistemas de pontuação e revisão. 
Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática

6. Solucionador de Matemática da Microsoft

Desenhe. Solucione. Aprenda. Este é o mote do Microsoft Math Solver, um app poderoso que te ajuda a resolver os mais variados exercícios de Matemática. O funcionamento do aplicativo é muito similar ao do PhotoMath, mas conta com toda a tecnologia da Microsoft para digitalizar equações e cálculos variados com a câmera do smartphone. 
Um dos diferenciais do app é que ele permite escrever a equação com os dedos, diretamente na tela do smartphone. Depois, ele mostra as soluções passo a passo, com explicações detalhadas e também com a possibilidade de gerar gráficos. 
 
Os tópicos suportados pelo Solucionador de Matemática da Microsoft incluem operações fundamentais, Pré-Álgebra e Álgebra, teorias dos números, volume, cálculo básico e estatística. 

7. WolframAlpha

Apesar de ser pago, o WolframAlpha é um dos mais poderosos apps desta lista. Ele possui algoritmos extremamente avançados que auxiliam na resolução de equações e problemas matemáticos, abrangendo tópicos como trigonometria, cálculo, funções lógicas, matrizes e muito mais. 
Além desses, o app ainda tem ferramentas destinadas a Estatística, Física, Química, Engenharia, Astronomia e outras formas de ciência. Por essa razão, ele é muito indicado para professores e alunos do Ensino Superior. 
Ao acessar o aplicativo no smartphone, você só precisa digitar a equação ou a sua pergunta para ver as respostas surgirem dentro de segundos. 

8. Panda Matemática para Enem, Concursos e Provas

Outro app bacana para jovens que estão prestes a enfrentar a prova do ENEM. O Panda Matemática tem muitas questões de prova, todas organizadas por temas. Você escolhe entre assuntos como Aritmética, Análise Combinatória, Conjuntos, Geometria, Probabilidade, Progressões e muito mais. 
https://docs.google.com/document/d/1YBksdVor3O0MEdeW-HJ_1nprIc5DhFV7Q5S34O7r0HA/edit#

9. Matemática, Treine seu Cérebro

Este aplicativo leva o estudo da matemática para um lugar diferente dos demais. Aqui o aluno enfrentará vários jogos com os quais aprenderá truques avançados para resolver os cálculos matemáticos mais rapidamente. 
As explicações são detalhadas e mostram o raciocínio completo para se chegar aos atalhos mentais apresentados. É uma ótima forma de estimular os mais jovens por meio da diversão e da gamificação. 
Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática

10. Matemática – Jogos de matemática

Agora que já comentamos dos apps focados no Ensino Médio e no Ensino Superior, que tal voltarmos a nossa atenção às crianças? O app Matemática – Jogos de matemática foi feito para estimular famílias a estudarem juntas, algo especialmente útil em um período de pandemia, como o que vivenciamos.  
Os conteúdos abrangem operações básicas de forma divertida, permitindo que as crianças desenhem números e operações diretamente na tela. Há recompensas para acertos, como forma de estimular o aprendizado. 

11. Toon Math: Jogos de Matemática e Corrida Infinita

Para crianças que gostam de jogos como Subway Surfers, Minion Rush e Temple Run, o Toon Math é uma excelente opção. No game, o personagem deve desviar de diversos obstáculos, utilizando pequenos cálculos e operações matemáticas para encontrar o caminho certo. 
É uma forma de aliar a diversão dos jogos ao aprendizado saudável de operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Note que o programa não ensina de fato a teoria matemática, mas pode ajudar a atrair a atenção das crianças e abrir as portas para o aprendizado da disciplina como um todo. 

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.