Positivo do seu jeito

Dicas

Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática

25 de Fevereiro de 2021

por: MKT Positivo

Presente em quase todos os momentos do nosso cotidiano, a Matemática é uma disciplina essencial para as nossas vidas. Mesmo assim, não é todo mundo que sente afinidade pelos números. Há muitos alunos com dificuldades em realizar as operações numéricas e compreender equações, o que acaba gerando uma certa resistência à disciplina. 

Pensando nisso, separamos 11 aplicativos para Android, feitos para quem quer aprender Matemática de uma forma mais interativa, com a ajuda do smartphone. A nossa seleção abordará desde apps mais básicos, com foco na apresentação visual divertida e nos conhecimentos fundamentais, até programas poderosos, capazes de ajudar alunos a entenderem passo a passo como resolver as equações mais complexas. 

Utilizando esses apps, professores podem estimular seus alunos a descobrirem a Matemática e seus conceitos, facilitando o aprendizado dentro ou fora da sala de aula. Confira a seleção!

11 Apps e serviços para aprender Matemática

1. Photomath

O Photomath é um dos apps mais revolucionários dos últimos anos. Com ele, alunos e professores do mundo inteiro podem utilizar a câmera do smartphone para solucionar praticamente qualquer problema matemático. 

Se você está pensando que isso é uma trapaça, vá com calma! A parte mais legal do Photomath é que ele mostra passo a passo como resolver as equações (e de várias formas diferentes). Isso é importante porque muita gente “trava” em pontos específicos do exercício e acaba se sentindo desestimulada. 

As soluções do Photomath abrangem desde a Matemática básica, com aritmética, números inteiros e frações, até tópicos mais avançados como limites, derivadas e integrais. Isso faz dele uma ótima ferramenta para uso dos professores em sala de aula. Confira o trailer do app.

2. Mathway

Outro app focado em solucionar problemas e equações matemáticas, o Mathway pode ser visto como um professor 24 horas. O aluno digita o tema que pretende estudar (ou a equação a ser resolvida) e o app dá a resposta em poucos segundos, com direito a todas as etapas da resolução. Ele também permite digitar o problema ou digitalizar uma foto. 

Os tópicos são quase tão abrangentes quanto os do Photomath, incluindo:

– Matemática básica

– Pré-Álgebra

– Álgebra

– Trigonometria

– Pré-Cálculo

– Cálculo

– Estatística

– Matemática Finita

– Álgebra Linear

– Química

– Gráficos

3. Khan Academy

Saindo um pouco do foco na solução de problemas e equações, vamos para o Khan Academy. Este serviço funciona praticamente como uma escola no seu smartphone, tendo aulas em vídeo, explicações e exercícios de disciplinas como Ciências, Economia, Gramática e História.

A Matemática também é um ponto forte: os estudantes da Khan Academy têm acesso a uma infinidade de aulas e explicações detalhadas sobre tópicos como aritmética, pre-álgebra, álgebra, geometria, trigonometria, estatística, cálculo, equação diferencial e álgebra linear.

Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática

A melhor parte é que tudo isso pode ser acessado e estudado gratuitamente pelo App ou diretamente pelo site do serviço, o que faz do Khan Academy uma excelente escolha para aprender Matemática. 

4. Rei da Matemática

Partindo para um lado mais gamificado, o app Rei da Matemática é uma excelente opção para crianças e adolescentes. Ele transforma o aprendizado da disciplina em jogo e organiza cada tema em seções que precisam ser vencidas. A recompensa é a evolução do seu personagem (que começa como um simples camponês) e uma série de conquistas na Google Play. 

Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática

5. RevisApp

Para alunos do Ensino Médio que estão prestes a enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma boa ferramenta é o RevisApp. Este aplicativo traz uma série de conteúdos resumidos e explicações que tratam inclusive de Matemática. Para colocar os conhecimentos em prática, ele oferece mais de 2 mil exercícios, com sistemas de pontuação e revisão. 

Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática

6. Solucionador de Matemática da Microsoft

Desenhe. Solucione. Aprenda. Este é o mote do Microsoft Math Solver, um app poderoso que te ajuda a resolver os mais variados exercícios de Matemática. O funcionamento do aplicativo é muito similar ao do PhotoMath, mas conta com toda a tecnologia da Microsoft para digitalizar equações e cálculos variados com a câmera do smartphone. 

Um dos diferenciais do app é que ele permite escrever a equação com os dedos, diretamente na tela do smartphone. Depois, ele mostra as soluções passo a passo, com explicações detalhadas e também com a possibilidade de gerar gráficos. 

 

Os tópicos suportados pelo Solucionador de Matemática da Microsoft incluem operações fundamentais, Pré-Álgebra e Álgebra, teorias dos números, volume, cálculo básico e estatística. 

7. WolframAlpha

Apesar de ser pago, o WolframAlpha é um dos mais poderosos apps desta lista. Ele possui algoritmos extremamente avançados que auxiliam na resolução de equações e problemas matemáticos, abrangendo tópicos como trigonometria, cálculo, funções lógicas, matrizes e muito mais. 

Além desses, o app ainda tem ferramentas destinadas a Estatística, Física, Química, Engenharia, Astronomia e outras formas de ciência. Por essa razão, ele é muito indicado para professores e alunos do Ensino Superior. 

Ao acessar o aplicativo no smartphone, você só precisa digitar a equação ou a sua pergunta para ver as respostas surgirem dentro de segundos. 

8. Panda Matemática para Enem, Concursos e Provas

Outro app bacana para jovens que estão prestes a enfrentar a prova do ENEM. O Panda Matemática tem muitas questões de prova, todas organizadas por temas. Você escolhe entre assuntos como Aritmética, Análise Combinatória, Conjuntos, Geometria, Probabilidade, Progressões e muito mais. 

https://docs.google.com/document/d/1YBksdVor3O0MEdeW-HJ_1nprIc5DhFV7Q5S34O7r0HA/edit#

9. Matemática, Treine seu Cérebro

Este aplicativo leva o estudo da matemática para um lugar diferente dos demais. Aqui o aluno enfrentará vários jogos com os quais aprenderá truques avançados para resolver os cálculos matemáticos mais rapidamente. 

As explicações são detalhadas e mostram o raciocínio completo para se chegar aos atalhos mentais apresentados. É uma ótima forma de estimular os mais jovens por meio da diversão e da gamificação. 

Reforço escolar: 11 apps e serviços que vão ajudar seus alunos a aprender Matemática

10. Matemática – Jogos de matemática

Agora que já comentamos dos apps focados no Ensino Médio e no Ensino Superior, que tal voltarmos a nossa atenção às crianças? O app Matemática – Jogos de matemática foi feito para estimular famílias a estudarem juntas, algo especialmente útil em um período de pandemia, como o que vivenciamos.  

Os conteúdos abrangem operações básicas de forma divertida, permitindo que as crianças desenhem números e operações diretamente na tela. Há recompensas para acertos, como forma de estimular o aprendizado. 

11. Toon Math: Jogos de Matemática e Corrida Infinita

Para crianças que gostam de jogos como Subway Surfers, Minion Rush e Temple Run, o Toon Math é uma excelente opção. No game, o personagem deve desviar de diversos obstáculos, utilizando pequenos cálculos e operações matemáticas para encontrar o caminho certo. 

É uma forma de aliar a diversão dos jogos ao aprendizado saudável de operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Note que o programa não ensina de fato a teoria matemática, mas pode ajudar a atrair a atenção das crianças e abrir as portas para o aprendizado da disciplina como um todo.