Voice Access: Google lança app oficial para usar o celular só por comandos de voz

Tem novidade do Google para quem gosta de controlar o smartphone via comandos de voz. No mês de outubro, a empresa lançou para Android o app Voice Access. Ele já pode ser baixado gratuitamente na Play Store, mas por enquanto reconhece apenas o inglês como idioma.

Segundo o Google, a ideia é permitir que pessoas que tenham problemas para fazer movimentos de controle dos aparelhos possam usufruir da mesma forma de todos os recursos que o sistema operacional oferece. Embora ainda não se saiba uma data precisa, o Google prometeu ainda que em breve outros idiomas serão adicionados ao aplicativo.

®GIPHY

Por dentro do Voice Access

Não há muito mistério para explicar o funcionamento do Voice Access. Basicamente, o app permite que os usuários naveguem pelo sistema operacional e também pelos apps instalados no aparelho usando apenas comandos de voz. É possível, por exemplo, escrever e editar textos e se conectar ao Google Assistente.

Outra novidade interessante é a possibilidade de acessar comandos mais específicos mediante a fala. Você poderá até mesmo “apertar” certos botões ou ajustar controles de configuração sem precisar tocar nenhuma vez na tela. A ideia é simplificar ao máximo a acessibilidade às ferramentas que os apps oferecem, permitindo que um número maior de usuários possa usufruir dos serviços de forma plena.

A forma encontrada pela empresa para facilitar a navegação foi associar apps e certas áreas do sistema operacional a números. Dessa forma, o usuário se guia por eles para interagir com os apps. Todos os números são exibidos na tela, sob a forma de um assistente. Cabe ao usuário apenas dar os comandos certos para que ações nos aplicativos sejam executadas.

Além disso, há uma série de comandos que já vem pré-programados. Por exemplo, ao dizer “delete the line” (“delete a linha”) automaticamente uma linha de um texto é deletada. Se você disser “undo” (“desfazer”) a ação é desfeita. Ao falar “stop listening” (“pare de ouvir”) isso indica que sua mensagem chegou ao fim.

É possível encontrar a lista completa de comandos pré-programados na página de suporte do Google. Alguns deles podem ser usados, inclusive, para mudar configurações específicas do smartphone.

Apoio às pessoas com mal de Parkinson

Em nota oficial, o Google afirmou ainda que o app Voice Access foi pensado para ajudar pessoas que possuem doenças como Mal de Parkinson, esclerose múltipla, artrite ou lesões na medula espinhal. Todas elas podem ter mais dificuldades de fazer comandos simples, mas que exijam mais precisão dos dedos.

®GOOGLE

Entretanto, a empresa destaca ainda que usuários que não tenham esses problemas também podem usufruir dessa maneira de usar o aparelho. Portanto, para nós usuários brasileiros, fica agora a expectativa da disponibilização do app em versão compatível com a língua portuguesa.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Homem segurando uma lupa sobre o rosto representando a busca por imagem na Shopee, Shein e Ali Express.

Como fazer busca por imagem na Shopee, Shein e AliExpress

Mulher dirigindo feliz enquanto o Android Auto lê suas mensagens e notificações.

Android Auto com IA: novo recurso vai resumir mensagens enquanto você dirige

Tecla Copilot será inserida nos novos teclados Windows.

Primeiros PCs com tecla especial para inteligência artificial chegam em 2024 no Windows

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.