Robô usando um celular

Como usar o ChatGPT no Android

Se você quer usar o ChatGPT no celular para realizar pesquisas ou solicitar ajuda em diversas tarefas enquanto está fora de casa, no trabalho, ou viajando, saiba que é possível tanto através do aplicativo oficial quanto acessando a versão web pelo navegador.

Animação de uma mão segurando um celular com o logo da OpenAI na tela, com a frase "sou tudo que você precisa" em inglês.

O processo é simples: após baixar o aplicativo para Android ou acessar o site, você deve criar uma conta com um e-mail e senha ou utilizar uma conta Google ou Microsoft. A seguir, vamos explicar o passo a passo e mostrar alguns diferenciais que só a versão mobile até então possui. Vamos nessa?

Como baixar o app do ChatGPT no smartphone

O processo é tranquilo e rápido.

Passo 1: baixe o app

No Android, visite a Play Store e baixe o app. Simples assim!

Como baixar o app do ChatGPT no Android passo 1

Passo 2: crie sua conta ou faça login

Ao abrir o app pela primeira vez, você terá a opção de criar uma nova conta ou fazer login. Se você já é um usuário de plataformas como Google e Microsoft, pode usar essas credenciais para um acesso rápido. Nada de complicado, né?

Como baixar o app do ChatGPT no Android passo 2

Passo 3: interaja com o robô

Agora que você já está dentro, vamos conversar com a IA? Seja digitando ou falando, o ChatGPT está pronto para responder suas perguntas e ajudar no que for preciso.

Como baixar o app do ChatGPT no Android passo 3

Digitando para o robô: toque em “Message”, digite sua pergunta ou solicitação e envie. Quer saber a previsão do tempo? Ou talvez uma receita nova? É só perguntar!

Como conversar com o ChatGPT pelo celular

Aqui está a cereja do bolo: usar sua voz para interagir com o ChatGPT. Essa funcionalidade está presente no momento apenas no smartphone e é perfeita para quem está sempre em movimento ou simplesmente prefere a naturalidade de uma conversa falada.

Como ativar o comando de voz?

No campo de texto, você verá um ícone de microfone. Toque nele, fale sua pergunta e, em seguida, toque em “Enviar”. É como ter uma conversa com um amigo que sabe de quase tudo.

Microfone para fazer perguntas por voz ao ChatGPT no Android.

Importante: fale claramente e de forma direta. Ambientes mais silenciosos ajudam na precisão das respostas. Tente formular suas perguntas de maneira clara para ajudar a inteligência artificial a entender exatamente o que você quer.

Perguntas por voz no ChatGPT para Android.

Se a sua pergunta for sobre um tema específico, dê um pouco de contexto. Isso pode melhorar a precisão da resposta. Não tenha medo de fazer perguntas complexas ou fora do comum. A inteligência artificial está sempre aprendendo com as interações.

Exemplos práticos de solicitações por voz

Perguntas simples

Essas são perguntas rápidas e diretas, perfeitas para quando você precisa de uma resposta rápida sem complicação. E é muito melhor usar ele que o Google, por enquanto.

  • Previsão do tempo: “Qual a previsão do tempo para hoje em São Paulo?”
  • Definições: “O que é inteligência artificial?”
  • Conversão de unidades: “Quantos quilômetros tem em uma milha?”

Solicitações intermediárias

Quando você tem um pouco mais de tempo e quer explorar um assunto, essas solicitações trazem respostas mais detalhadas e podem ser incrivelmente úteis.

  • Receitas: “Me dá uma receita de bolo de chocolate.”
  • Dicas de Estudo: “Como posso melhorar minha memória de longo prazo?”
  • Resumo de Notícias: “Me conta as principais notícias do dia.”

Comandos complexos

Para questões mais complexas ou quando você está buscando aprofundar seu conhecimento em um tema, o ChatGPT pode ser um recurso valioso. Essas solicitações podem abrir um leque de informações e dicas personalizadas.

  • Planejamento de viagens: “Quais são os pontos turísticos imperdíveis em Paris?”
  • Ajuda com tarefas: “Como posso organizar meu dia para ser mais produtivo?”
  • Aprendizado de idiomas: “Pode me ensinar frases básicas em japonês para uma viagem?”

Explorando o ChatGPT Plus: vantagens e como assinar

A versão turbinada da inteligência artificial traz vantagens que podem fazer toda a diferença no seu uso diário. Vamos ver o que ela tem a oferecer?

Vantagens do ChatGPT Plus

  • Acesso ao GPT-4: com o Plus, você tem nas mãos o modelo de linguagem mais avançado, garantindo respostas ainda mais precisas e abrangentes.
  • Respostas rápidas: o Plus oferece uma velocidade de resposta superior para responder às requisições, mantendo a qualidade.
  • Prioridade de acesso: nos momentos de grande demanda, usuários Plus têm a fila de espera reduzida ou até mesmo eliminada.
  • Novidades em primeira mão: experimente os recursos mais recentes antes de todo mundo.

Como assinar o ChatGPT Plus

No app do ChatGPT, vá até o menu de configurações ou seu perfil.Opção de Assinatura: Procure pela opção de assinatura do Plus e selecione-a. Siga as instruções para confirmar o pagamento. O valor é de US$ 20 mensais, mas vale verificar a conversão atual para o Real.

Animação de um pinguin sentado de frente para um computador com as mãos atrás da cabeça com a frase "deixe o ChatGPT fazer isso" em inglês.

Como ver seu histórico de conversas

Manter um registro das suas interações pode ser super útil, seja para retomar uma pesquisa ou simplesmente relembrar uma conversa interessante. Faça assim:

  1. Acesse o menu: no canto superior esquerdo da tela inicial do app, você encontrará um ícone de menu ou o botão de duas linhas. Toque nele.
  2. Histórico de conversas: nesta seção, você verá uma lista de todas as suas conversas anteriores com o ChatGPT. Elas são organizadas cronologicamente, com as mais recentes no topo.
  3. Explorando conversas: toque em qualquer conversa para abri-la e ver os detalhes. Aqui, você pode retomar a conversa de onde parou ou simplesmente revisar as informações.
  4. Iniciar uma nova conversa: se quiser começar do zero, há sempre a opção de iniciar uma nova conversa. Isso pode ser útil para manter os temas organizados.

***

Com essas dicas, você aproveita ao máximo a inteligência artificial e mantém um registro organizado de todas as suas interações. Continue navegando no blog Positivo Do Seu Jeito para manter-se atualizado sobre o mundo digital e suas infinitas possibilidades.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Tecla Copilot será inserida nos novos teclados Windows.

Primeiros PCs com tecla especial para inteligência artificial chegam em 2024 no Windows

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.