Dicas para ser produtivo ao trabalhar em home office

Para muitas pessoas, trabalhar em casa é um grande desafio. Não ter os colegas de escritório ao lado para conversar ou não dispor de uma infraestrutura organizada como encontramos nas empresas, de fato, pode pesar negativamente na produtividade de quem trabalha em home office.

Porém, assim como tudo na vida, tudo é uma questão de adaptação. A mentalidade de quem trabalha em casa precisa ser um pouco diferente daqueles que se deslocam todos os dias para o escritório. Estabelecer uma rotina, encontrar um local adequado para trabalhar e, principalmente, organizar o dia são pontos fundamentais para quem faz home office.

Se a ideia de trabalhar em casa assusta em um primeiro momento, listamos aqui algumas dicas para você estruturar o ambiente e adotar uma nova rotina produtiva no seu dia a dia.

1. Estabeleça uma rotina

Estabelecer uma rotina é o primeiro passo para ser produtivo trabalhando em casa. Assim como quem vai para o escritório acorda todo dia em um determinado horário, troca de roupa e sai, você deve fazer exatamente a mesma coisa. Nada de acordar e ir de pijama direto para o computador.

Aproveite a economia de tempo com deslocamento para tomar um banho e trocar de roupa antes de começar a trabalhar. Faça como se você fosse sair de casa e no horário estabelecido se conecte e comece as suas atividades. Trabalho é trabalho, portanto nada de ligar a TV ou se distrair com alguma forma de entretenimento enquanto estiver fazendo suas tarefas.

2. Avise os seus familiares

Quem divide a residência com outras pessoas pode ter dificuldade em fazer com que os familiares compreendam essa divisão de tempo. Portanto, avise-os que não quer ser incomodado durante o horário de trabalho, como se você não estivesse em casa. O ideal é ter um cômodo específico para o trabalho, mas nem sempre isso é possível.

Evite conversas paralelas e não ceda à tentação de sair para ir à padaria ou em uma loja de conveniência comprar alguma coisa. Use seus momentos de pausa para conversar, como se estivesse no cantinho do café, mas lembre-se de voltar ao trabalho e se concentrar em suas tarefas.

3. Invista em um equipamento de qualidade

Se você utilizará equipamento próprio para trabalhar, então é hora de investir em peças de qualidade que o ajudem a se tornar mais produtivo. Uma mesa e uma cadeira ergonômicas, um computador com desempenho adequado às suas tarefas e um fone de ouvido formam o kit básico do profissional que trabalha em casa.

Em outras palavras, você deve tentar simular em casa um ambiente parecido com o que você encontra em um escritório. Nem todos têm essa infraestrutura à disposição, mas se você planeja ser produtivo, no mínimo vai precisar de condições ideais de trabalho para desempenhar as suas funções.

4. Tenha um local apropriado para trabalho

Essa dica é complementar à anterior. Você precisa ter um local de trabalho apropriado, o que significa investir em uma mesa e uma cadeira. O improviso pode até funcionar por alguns dias, mas você pode ter problemas de postura se trabalhar por horas à fio sentado no sofá com o computador no colo ou mesmo na mesa da cozinha.

Isso acontece porque esses locais não foram pensados para trabalho. Além disso, locais que não sejam confortáveis, arejados ou bem iluminados tendem a nos deixar mais cansados e distraídos, algo que certamente vai minar a sua produtividade ao longo do dia ou da semana. Investir na sua infraestrutura de trabalho é essencial.

5. Planeje o dia seguinte

Proatividade é uma palavra-chave na vida de quem faz home office. Você não terá alguém por perto de olho no seu trabalho. Quem trabalha a partir de casa costuma ser muito mais independente nesse sentido, tendo bom senso de organização e buscando a eficiência nas tarefas mesmo que não existe alguém fazendo cobranças.

Para ser produtivo trabalhando em casa, é importante organizar o dia seguinte. Utilize os últimos minutos do seu expediente para rever aquilo que foi feito durante o dia e planejar como será o dia seguinte. Isso o ajudará a entrar no ritmo mais rápido pela manhã, pois de certa forma as suas tarefas já estarão determinadas.

Essa última dica, é claro, funciona também quando falamos de trabalho presencial, mas essa forma de organização faz toda a diferença para quem está começando agora no mundo do home office.

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