Positivo do seu jeito

Dicas

Aplicativo para home office: 5 melhores apps e serviços para quem trabalha em casa

18 de Março de 2020

por: MKT Positivo

A pandemia do coronavírus fez com que muitos trabalhadores fossem pegos de surpresa. Embora essa seja uma forma de trabalho em franca expansão, nesta semana muitos estão tendo pela primeira vez a experiência de trabalhar remotamente.

Por isso, nada melhor do que aprender a como se organizar para enfrentar essa nova realidade. Ao que tudo indica, a situação deve perdurar por algum tempo, então não há previsão de quando voltaremos a circular normalmente pelas ruas.

Sendo assim, preparamos uma seleção com os 5 melhores apps para quem trabalha em casa continuar completamente integrado à rotina, mas com segurança.

1. Google Hangouts Meet

As empresas que utilizam os serviços do Google, por intermédio do pacote G Suite, têm à sua disposição a ferramenta Hangouts Meet. Trata-se de um aplicativo para reuniões online cujo diferencial é o fato de suportar até 250 usuários simultâneos.

Normalmente, “apenas” cem podem se conectar por vez, mas devido à pandemia de coronavírus, a empresa decidiu liberar gratuitamente esse recurso para todos até o dia 1º de julho. Outra vantagem da plataforma é o fato de ela suportar até 100 mil espectadores por canal, o que pode ser muito útil para grandes apresentações.

2. Strict Workflow

Para quem não está acostumado a trabalhar em casa, a falta de restrições com relação a quais sites podem ser acessados pode acabar se tornando um elemento de distração. Passar o dia acompanhando as atualizações em redes sociais não seria algo que você faria no trabalho, mas em casa as chances de que você relaxe com relação a isso aumentam.

Para quem utiliza o Google Chrome como navegador, a extensão Strict Workflow pode ser a solução. O complemento bloqueia os sites que te distraem durante o dia, oferecendo uma lista pré-programada, mas você pode adicionar outros. Ele oferece também o método “pomodoro”, que consiste em 25 minutos de trabalho e 5 minutos de folga a cada meia hora.

3. Chrome Remote Desktop

Por razões de segurança, muitas vezes não é possível levar os computadores do trabalho para a casa. Além disso, alguns locais podem impor restrições no que diz respeito ao login em certas contas fora da rede de trabalho. Uma solução é emular o Google Chrome do seu trabalho com o Chrome Remote Desktop.

A ideia é que você consiga acessar as informações do desktop de outra conta a partir do PC de casa ou do smartphone. Obviamente, é preciso que todos os envolvidos autorizem o acesso. Portanto, no caso de contas corporativas você deve ter permissão do administrador para fazer isso. Uma grande vantagem do serviço é o fato de ele oferecer suporte remoto para os usuários.

4. Trello

Baseado no método Kanban, o Trello é considerado o mais completo gerenciador de tarefas do mercado. Sua utilização é bastante simples: organize as atividades em colunas e crie cards em cada um dos status, de acordo com a tarefa. Além de ser gratuita, a ferramenta oferece muitos recursos de personalização e integração com o Google Chrome, o Gmail e o Google Calendar.

Você pode utilizar o Trello também como uma central de informações para salvar links, adicionar arquivos anexos e descrições detalhadas de atividades para os membros da organização. É possível gerenciar tranquilamente um fluxo de trabalho à distância recorrendo a esse tipo de ferramenta.

5. Toggl

O Toggl é uma ferramenta de produtividade, mas com foco em gerenciamento de horas. Basta clicar em um botão para que o tempo comece a correr e você possa registrar a duração de uma tarefa. Assim, todos os membros de uma equipe podem ter controle efetivo sobre a produtividade de um grupo.

Para equipes de até cinco pessoas, a plataforma é completamente gratuita. A partir disso, é preciso pagar uma mensalidade para grupos maiores. O serviço conta ainda com versão para Android.

…..

Além das ferramentas que nós citamos acima, existem muitas outras similares a essas em função que podem ser de grande utilidade no trabalho à distância. Além disso, não listamos aqui os inúmeros serviços de mensageiros, como Microsoft Teams, WhatsApp, Skype ou Slack – mais populares e conhecidos do grande público. Que alternativas você conhece ou está utilizando para trabalhar à distância durante esse período?

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.