armazenamento-na-nuvem-o-que-e-como-funciona-e-quais-sao-as-melhores-ferramentas

Armazenamento na Nuvem: o que é, como funciona e quais são as melhores ferramentas

Se você usa seu smartphone com determinada frequência, provavelmente já foi convidado a guardar suas fotos, músicas e vídeos em um lugar chamado “nuvem”. Mas afinal, o que é essa tal de nuvem? Onde fica? Como acessa? É seguro? Relaxa e vem junto que a gente explica tudo!

Armazenar na nuvem significa que você vai guardar seus arquivos em algo que não é físico, como um HD, um cartão de memória, pendrive ou algo do tipo. A “Nuvem” é como se fosse um espaço na internet onde você cria uma pasta e salva todas as suas coisas lá dentro, sem se preocupar em ter que levar para onde for. Suas músicas, vídeos, fotos, trabalhos da faculdade e etc ficam lá guardados e disponíveis para você ver quando, como e onde quiser.

Tudo o que você guardar na nuvem pode ser acessado pelo smartphone, pelo notebook, pelo computador do trabalho, pelos computadores da faculdade, enfim, basta que esteja conectado à internet.

Para isso existem algumas ferramentas ótimas, seguras e gratuitas. Veja quais são e como utilizar:

DROPBOX

O Dropbox foi uma das primeiras ferramentas a surgirem com a proposta de armazenamento na nuvem e hoje é um dos mais utilizados. O grande diferencial é que nele é possível guardar todos os tipos de arquivos e a cada amigo que você convida libera mais espaço de armazenamento, podendo chegar a até 16GB! O Dropbox pode ser acessado pelo seu computador e você também pode instalar o aplicativo no smartphone e configurar para que salve automaticamente todas as fotos que você tirar.

armazenamento-na-nuvem-o-que-e-como-funciona-e-quais-sao-as-melhores-ferramentas

GOOGLE DRIVE

Este é um dos mais populares e simples de utilizar. É ideal para trabalhos da faculdade, planilhas, apresentações e etc, isso porque ele disponibiliza ferramentas muito similares às que já estamos acostumados a usar como Word, Excel e PowerPoint. Com o Google Drive você cria seus arquivos online e ele vai salvando automaticamente na medida em que o documento é feito e o melhor: o armazenamento é de 5GB. Para acessar, basta ter um e-mail do Gmail.

GOOGLE FOTOS

O Google Fotos também pode ser acessado a partir do Google Drive. Enquanto o Drive é destinado ao armazenamento de documentos de texto, o Fotos é um espaço reservado para suas fotos e vídeos. Como ele tem em aplicativo, é possível sincronizar para que as fotos que você tirar com seu smartphone vá direto para a nuvem do Google Fotos, assim ele armazena e indica quais já foram salvas, permitindo que você apague sem medo. Outra coisa bacana é que você pode organizar seus arquivos criando álbuns e se desejar pode editar fazendo colagens ou animações.

O mais legal da nuvem é que seus arquivos ficam organizados e seguros de verdade. Sem riscos de perda ou de serem corrompidos por vírus. Todas as ferramentas citadas acima permitem que a qualquer momento você acesse e salve suas coisas no seu celular ou computador. E aí? Bora usar a nuvem para liberar espaço no seu smartphone? 😉

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.