Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

armazenamento-na-nuvem-o-que-e-como-funciona-e-quais-sao-as-melhores-ferramentas

Armazenamento na Nuvem: o que é, como funciona e quais são as melhores ferramentas

Se você usa seu smartphone com determinada frequência, provavelmente já foi convidado a guardar suas fotos, músicas e vídeos em um lugar chamado “nuvem”. Mas afinal, o que é essa tal de nuvem? Onde fica? Como acessa? É seguro? Relaxa e vem junto que a gente explica tudo!

Armazenar na nuvem significa que você vai guardar seus arquivos em algo que não é físico, como um HD, um cartão de memória, pendrive ou algo do tipo. A “Nuvem” é como se fosse um espaço na internet onde você cria uma pasta e salva todas as suas coisas lá dentro, sem se preocupar em ter que levar para onde for. Suas músicas, vídeos, fotos, trabalhos da faculdade e etc ficam lá guardados e disponíveis para você ver quando, como e onde quiser.

Tudo o que você guardar na nuvem pode ser acessado pelo smartphone, pelo notebook, pelo computador do trabalho, pelos computadores da faculdade, enfim, basta que esteja conectado à internet.

Para isso existem algumas ferramentas ótimas, seguras e gratuitas. Veja quais são e como utilizar:

DROPBOX

O Dropbox foi uma das primeiras ferramentas a surgirem com a proposta de armazenamento na nuvem e hoje é um dos mais utilizados. O grande diferencial é que nele é possível guardar todos os tipos de arquivos e a cada amigo que você convida libera mais espaço de armazenamento, podendo chegar a até 16GB! O Dropbox pode ser acessado pelo seu computador e você também pode instalar o aplicativo no smartphone e configurar para que salve automaticamente todas as fotos que você tirar.

armazenamento-na-nuvem-o-que-e-como-funciona-e-quais-sao-as-melhores-ferramentas

GOOGLE DRIVE

Este é um dos mais populares e simples de utilizar. É ideal para trabalhos da faculdade, planilhas, apresentações e etc, isso porque ele disponibiliza ferramentas muito similares às que já estamos acostumados a usar como Word, Excel e PowerPoint. Com o Google Drive você cria seus arquivos online e ele vai salvando automaticamente na medida em que o documento é feito e o melhor: o armazenamento é de 5GB. Para acessar, basta ter um e-mail do Gmail.

GOOGLE FOTOS

O Google Fotos também pode ser acessado a partir do Google Drive. Enquanto o Drive é destinado ao armazenamento de documentos de texto, o Fotos é um espaço reservado para suas fotos e vídeos. Como ele tem em aplicativo, é possível sincronizar para que as fotos que você tirar com seu smartphone vá direto para a nuvem do Google Fotos, assim ele armazena e indica quais já foram salvas, permitindo que você apague sem medo. Outra coisa bacana é que você pode organizar seus arquivos criando álbuns e se desejar pode editar fazendo colagens ou animações.

O mais legal da nuvem é que seus arquivos ficam organizados e seguros de verdade. Sem riscos de perda ou de serem corrompidos por vírus. Todas as ferramentas citadas acima permitem que a qualquer momento você acesse e salve suas coisas no seu celular ou computador. E aí? Bora usar a nuvem para liberar espaço no seu smartphone? 😉

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter