Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como ter boas ideias em casa? 5 dicas para você se manter criativo

Como ter boas ideias em casa? 5 dicas para você se manter criativo

Passar dias e dias em casa por conta da quarentena imposta pela pandemia de coronavírus pode ser bastante entediante. Especialmente para mentes mais criativas ou que estão acostumadas a sair mais, ver o mesmo cenário todos os dias pode ser motivo de frustração.

O fato é que muitas pessoas se perguntam como se manter criativo durante a quarentena, mas não há uma resposta ideal para essa questão. O que existe são métodos e alternativas que podem funcionar com alguns, mas não são garantia de sucesso. Por isso, nada melhor do que experimentar para ver se as dicas em questão resolvem os seus problemas.

Listamos aqui cinco conselhos que podem ajudá-lo a deixar o dia mais leve e estimular a criatividade. Lembre-se: tudo é uma questão de mentalidade e mesmo sem sair de casa é possível se colocar em uma posição inspiradora e produtiva, ainda que estejamos vivendo um momento difícil.

1. Busque novas inspirações

dicas para se manter criativo

 

Os dias vão passando e em questão de uma semana já é possível estabelecer uma nova “rotina”. Ela inclui acessar os sites de notícia que você mais gosta, assistir a filmes e séries do seu gênero preferido ou mesmo ler livros de temas com os quais você já tem uma certa familiaridade. Embora tudo isso seja ótimo, esse pode ser um fator limitador: você se acostuma a pensar “dentro” do mundo que criou.

Portanto, a primeira dica é: busque novas fontes de inspiração. Acesse sites que você não costuma acessar, veja filmes e séries de gêneros diferentes daqueles aos quais você está acostumado e leia sobre temas que possam despertar a sua curiosidade, mas sem compromisso. Você pode encontrar histórias ótimas em biografias de personalidades menos conhecidas no seu universo – e isso poderá ampliar seus horizontes.

2. Crie um ambiente propício para produzir

dicas para se manter criativo

É verdade que a inspiração pode surgir em qualquer momento e em qualquer lugar. Porém, as coisas ficam um pouco mais simples quando damos espaço para que ela apareça. Um ambiente de trabalho desorganizado ou uma casa bagunçada, por mais que não pareçam, são elementos capazes de nos distrair e nos deixar “conformados”.

A criatividade requer rompantes de ousadia. Um ambiente limpo e organizado é mais estimulante para que você possa refletir sobre outros assuntos, seja uma leitura diferente ou um projeto artesanal. Dê espaço para a sua mente trabalhar, mas certifique-se que o ambiente ao ser redor também proporciona isso.

3. Reserve um tempo para descansar a cabeça

dicas para se manter criativo

TV ligada e música tocando. Quando estamos em casa, costumamos preencher o nosso dia com ruídos que nos transmitam a sensação de não estarmos sozinhos. Em tempos de quarentena, ter distrações como essas é fundamental para que possamos nos sentir vivos e em contato com o mundo à nossa volta.

Porém, isso não significa que não precisemos de alguns minutos de silêncio, que não sejam aqueles na hora de dormir. Você não precisa ser adepto da prática de meditação para separar 15 minutos do seu dia apenas para se sentar e contemplar o vazio. Esses momentos de reflexão fazem com que o nosso corpo se renove e novas ideias surjam na nossa mente.

4. Perca o medo de errar

dicas para se manter criativo

Nem tudo que criamos é bom e nem tudo que planejamos dá certo. Porém, o simples fato de tentar fazer alguma coisa resulta no acúmulo de experiência para outras ações que vão nos ajudar no futuro. Um escritor não escreve um livro de uma só vez: ele relê o material, edita o texto e faz correções até julgar que o material é bom o bastante para ser passado adiante.

O mesmo acontece conosco no nosso dia a dia. Muitas vezes criamos a expectativa de realizar uma obra perfeita de um jeito mais “fácil”, mas na prática todo sucesso é resultado de muito esforço e dedicação. Sendo assim, procure tirar o máximo de proveito das tarefas mais simples e encare tudo com um grande aprendizado. Lembre-se que algo feito é melhor do que um rascunho perfeito.

5. Cuide da sua saúde

dicas para se manter criativo

Há um ditado popular que diz que “saco vazio não para em pé”. Em geral, esse conceito se refere à alimentação, mas podemos encarar o conselho para a saúde como um todo. Além de comer de maneira saudável, mesmo em casa é recomendável que você pratique exercícios e procure se manter em forma.

Abra as janelas e deixe a luz do sol entrar e não se esqueça de tomar muita água. Uma mente saudável passa por um corpo saudável e por mais que muitas pessoas indiquem que os momentos de tristeza são propícios para a criatividade, a ampla maioria das invenções, das ideias e das grandes obras surgiu em momentos criativos em que a fome ou as dores musculares não estavam presentes.

Preserve o seu corpo e permita que a sua mente possa explorar o universo da criatividade em todas as suas formas.

…..

Quais são as estratégias que você utiliza para estimular a sua criatividade? Participe e deixe a sua dica nos comentários.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter