4 truques que você pode fazer com o botão ESC no Windows

Pense por um instante: qual foi a última vez que você utilizou o botão ESC no seu teclado? Pode ser que já faça um bom tempo, no entanto ela segue ali presente mesmo em computadores novos. No passado ela foi a salvação para muita gente no Windows, mas hoje a maioria das pessoas precisam de dicas com a tecla ESC para utilizá-la.

A expressão ESC vem do termo “escape”, que em português significa “escapar”. A tecla foi criada com o propósito de permitir que o usuário pudesse sair de uma aplicação instantaneamente, sem precisar procurar nenhuma opção em menus ou qualquer outra coisa do gênero. Se você usou PCs nos anos 80 e 90, certamente pressionava a tecla pelo menos uma vez por semana.

®GIPHY

Isso porque os sistemas operacionais e os programas que rodavam neles apresentavam diversas falhas e a tecla ESC era a maneira mais rápida de sair daquela tela e voltar para a Área de Trabalho. E além disso, o que mais é possível fazer com o botão ESC? Listamos aqui quatro comandos para você usar no Windows e relembrar os velhos tempos.

1. ESC – fechar ou sair de uma aplicação

A primeira dica é a mais simples de todas. Em muitos aplicativos, a tecla ESC ainda pode ser acionada para sair de um programa em execução. Mesmo que a tela esteja travada, o comando pode funcionar e fazer com que você retorne para a Área de Trabalho. Em alguns casos será preciso encerrar a execução da tarefa em questão no Gerenciador de Tarefas.

2. CTRL + SHIFT + ESC – abre o Gerenciador de Tarefas

Embora a maioria dos usuários associe a abertura do Gerenciador de Tarefas com a combinação de teclas CTRL + ALT + DEL, é possível fazer a mesma coisa usando os botões CTRL + SHIFT + ESC. Não tem segredo. Basta pressionar as três teclas simultaneamente para acessar o programa onde é possível encerrar a execução de aplicativos de forma mais drástica.

3. CTRL + ESC – abre o menu Iniciar

Outro atalho que pode quebrar um galho para você na hora de abrir um novo programa é o CTRL + ESC. Ao pressionar essas duas teclas, o Menu Iniciar é aberto e você pode navegar normalmente por ele, iniciando novos programas independentemente daquele que esteja em execução no momento.

4. ALT + ESC – abre a janela anterior na Barra de Tarefas

Por fim, nossa última sugestão de atalho é a combinação das teclas ALT + ESC. Ela funciona como uma espécie de ALT + TAB, mas com o fato de não exibir miniaturas das janelas antes de trocar de um programa para outro.

Nesse caso, o Windows alterna entre os programas em execução, indo diretamente para a opção anterior na Barra de Tarefas. Por exemplo, se você estiver usando o terceiro programa da lista, ao pressionar ALT + ESC ele mudará para o segundo, e assim sucessivamente.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.