professora granvando aula online

Como gravar aula online

A internet tem mudado a nossa forma de viver, com a educação não ficando de fora das inovações tecnológicas vistas nos últimos dias. Uma das principais transformações têm ocorrido na forma como professores e mestres transmitem seus conhecimentos para os alunos, com muitos preferindo realizar aulas online.

Cresce a cada ano o número de cursos, incluindo até mesmo faculdades, realizadas à distância, especialmente durante o período de isolamento social trazido pela pandemia do Covid-19. Nesse sentido, as videoaulas são o recurso mais utilizado para a transmissão de conteúdos online.

Geralmente, instituições e professores recorrem a plataformas de videochamadas como o Zoom, Skype ou Google Hangouts para realizar suas aulas online. No entanto, recorrer a programas mais robustos de gravação pode ser a melhor escolha, especialmente para aqueles que desejam melhorar a qualidade dos seus cursos e conteúdos.

professora tomando café enquanto dá aula online

Por que usar programas especializados para gravar aulas?

Por mais que a educação EAD tenha as suas vantagens, ela também impõe alguns desafios, especialmente para os professores e demais educadores. Um dos principais é conseguir manter os alunos engajados e com foco. A evasão também é um problema. Muitos estudantes acabam desistindo no meio do curso ou, em alguns casos, nem começam a ver os conteúdos abordados.

Por causa disso, conseguir realizar aulas atrativas e com conteúdos de boa qualidade é essencial para despertar a curiosidade dos alunos. Além do mais, ao conseguir fazer uma boa gravação de uma aula, você pode utilizá-la para outros cursos ou turmas, não precisando regravar o mesmo conteúdo diversas vezes.

Alunos também podem se beneficiar, podendo gravar as aulas para rever os conteúdos abordados durante os seus estudos ou em dias em que não conseguirão comparecer a aula online.

Melhores programas para gravar uma aula online

ActivePresenter

Deseja um programa que consiga gravar a tela do seu PC sem que haja limite de tempo, marca d’água ou restrição no número de gravações? O ActivePresenter oferece todas essas opções e de forma gratuita!

O software também oferece ferramentas de edição, cortes, colagem e otimização de áudio, tendo um layout simples e fácil de ser usado. Também é possível dar zoom em determinadas áreas da tela, recurso que pode ser muito útil durante as explicações de alguns conteúdos.

Loom

Extensão do Google Chrome, este programa é indicado para aqueles que desejam criar vídeos mais curtos. Vale ressaltar que fazer uma série com diversas gravações menores sobre o mesmo tema pode ser mais atrativo e menos cansativo do que uma única aula que dure horas.

Em sua versão gratuita, o programa permite gravações de até 5 minutos. Como vantagem, ele oferece funções de edição de vídeo e a possibilidade de gravar a tela do seu PC simultaneamente com a webcam. Assim, você pode aparecer nos vídeos enquanto faz as suas explicações.

oCam  

Outra opção gratuita é o oCam. Com uma interface didática e fácil de ser usada, ele se torna uma boa alternativa para aqueles que estão começando no meio EAD e não possuem muita experiência em aulas online. Assim como o ActivePresenter , ele permite a gravação total da sua tela sem limite de tempo.

aluno gravando aula online

Sony Vegas

Para aqueles que já possuem experiência e desejam usar um programa mais robusto, o Sony Vegas é o cara ideal. Este programa permite fazer diversos ajustes de vídeo e áudio, além de capturas de tela de ótima qualidade e inserção de efeitos e transições. Apesar de ser pago, ele oferece um período de testes grátis de 30 dias onde é possível ver se você se adapta ao seu software.

CyberLink PowerDirector

O último programa de nossa lista possui alguns comandos mais complexos do que as opções acima, sendo mais indicado para quem já está acostumado a lidar com softwares de gravações de aula. Como maior diferencial, está a sua velocidade de processamento, garantindo que você consiga fazer diversas alterações e edições de conteúdo de forma prática e sem riscos de travamento.

garoto usando notebook e fazendo um jóia com a mão

O CyberLink PowerDirector também conta com a função MultiCam, que permite o uso de diversas câmeras em uma aula de forma simultânea. No entanto, será necessário pagar para ter acesso a tudo o que o programa tem a oferecer.

Gostou deste artigo? Então que tal dar uma passadinha no nosso blog antes de começar a gravar sua próxima aula online? Lá, você vai encontrar dezenas de matérias contendo dicas e até mesmo informações que lhe podem ser úteis nos seus estudos ou quando você for preparar os próximos conteúdos que serão gravados. Clique aqui e aproveite!

Fonte(s):

EAD Plataforma.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.