Facebook testa botão descurtir com mais usuários. Você aprova?

O Facebook está testando o botão descurtir e não é de hoje. As primeiras informações sobre essa possibilidade surgiram no início do ano, em fóruns especializados, e posteriormente foram confirmadas pelos responsáveis pela rede social.

No entanto, ao que tudo indica, a primeira fase de testes terminou e agora o número de usuários que têm acesso a esse recurso foi ampliado. Ou seja, isso significa que a ferramenta provou o seu potencial em um primeiro momento e agora deve passar pelo crivo de mais usuários.

®GIPHY

Melhorando a qualidade do discurso na plataforma

O botão descurtir é uma iniciativa do Facebook para tentar melhorar a qualidade do discurso que se propaga na plataforma, principalmente nos comentários. Hoje, além do famoso curtir, os usuários têm acesso também às reações, mas elas ainda são pouco usadas como um fator determinante para a popularidade de um post.

Todas as reações, positivas ou negativas, são consideradas interações e, como tal, tornam os conteúdos mais populares e ganham prioridade no algoritmo de distribuição de mensagens. A ideia do botão descurtir é que ele possa mesmo servir como um indicativo de que os usuários não gostaram daquela postagem e, dessa forma, ela pode não ir tão longe na hora da distribuição.

®TECHCRUNCH

A técnica de votos positivos e negativos não é nova. Sites como o Reddit ou plataformas de comentários como o Disqus já se utilizam dessa técnica para balancear melhor os comentários. Com isso, a rede social espera que os próprios usuários se encarreguem de fazer o trabalho de apontar quais mensagens são úteis e devem ser exibidas por primeiro e quais são nocivas e devem ser relegadas a segundo plano, por meio do saldo entre votos positivos e negativos.

Essa medida, inclusive, pode estimular usuários que não participam de muitas postagens a interagirem mais. Se alguém observa um post do qual discorda, a tendência natural não é de curti-lo e como na há uma forma de interação para mostrar desaprovação, a mensagem acaba passando batida.

O fim dos comentários desrespeitosos?

É difícil prever se a adoção desse novo recurso contribuirá mesmo para o fim dos maus comentários. Por “maus comentários”, o Facebook entende aquelas mensagens que “têm más intenções ou são desrespeitosas”, o que inclui xingamentos e falsas acusações. Em outras palavras, o botão “descurtir” não está sendo criado apenas para demonstrar discordância no bom sentido, mas também como uma ferramenta de denúncia para apontar maus usuários.

Os comentários que forem considerados “úteis ou inspiradores” possivelmente terão prioridade na exibição do Feed de Notícias. Uma postagem com 200 comentários, por exemplo, pode ser ordenada não apenas dos mais curtidos para os menos curtidos, mas dos mais bem-avaliados para os com pior índice de aprovação.

®TECHCRUNCH

Isso pode fazer com que os comentários de pessoas com discurso odioso percam força, uma vez que eles deixarão de ser exibidos para a maioria dos usuários — se tudo correr conforme os desenvolvedores do Facebook estão planejando.

Embora os testes continuem e o Facebook confirme que eles estão ocorrendo, ainda não há uma previsão de quando eles poderão ser implantados em outras localidades. No momento, o sistema está em testes em apenas dois países: a Austrália e a Nova Zelândia.

E aí, você curte ou desaprova essa ideia?

Fonte(s): TNW Conference

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.