Como fazer figurinhas animadas para o WhatsApp?

Depois de muitos pedidos dos usuários, finalmente o WhatsApp decidiu incluir no mensageiro um recurso para envio e recebimento de figurinhas animadas. Porém, mais do que os stickers disponibilizados pelos desenvolvedores, o que os usuários querem mesmo é a personalização.

Entretanto, ainda não há uma ferramenta oficial ou uma forma mais simples de criar GIFs animados e salvá-los como figurinhas no WhatsApp. Para isso, é preciso recorrer a meios alternativos um pouco mais complicados, mas que serão explicados em detalhes no passo a passo a seguir.

Como criar figurinhas animadas para o WhatsApp?

Além de utilizar os pacotes padrão de stickers animados disponibilizados pelos desenvolvedores, você também pode criar as suas próprias figurinhas. O processo é um pouco mais trabalhoso, uma vez que não há uma ferramenta oficial para isso, mas é possível criar imagens do seu jeito seguindo o passo a passo abaixo.

Passo 1. Pesquise e baixe um GIF animado já existente ou crie uma sequência de imagens e transforme-as em GIF. Para isso, utilize o serviço GIFPAL ou o Gifmaker.me. Siga esse passo a passo para aprender como utilizar esses serviços.

Passo 2. Depois, é preciso converter o GIF animado para o formato .webp. Para isso, recorra ao serviço Ezgif.

Passo 3. Antes de enviar o arquivo, determine o padrão de saída. Escolha a opção “Resize” e selecione o tamanho 512×512, pois esse é o padrão de tamanho utilizado no WhatsApp.

Passo 4. Por fim, basta enviar o arquivo, aguardar a transformação e fazer o download em seguida. Salve o GIF no seu celular.

Passo 5. Agora, abra os arquivos de imagem na memória do aparelho e localize a seguinte opção: “WhatsApp” > “media” e “wpp stickers”.

Passo 6. Selecione a imagem que deseja usar como figurinha animada.

Passo 7. Após selecionar, toque na opção “renomear” e copie o nome do arquivo.

Passo 8. Volte para a pasta de imagens onde está o GIF convertido (formato webp) e o renomeie com o nome do arquivo da figurinha recém copiada.

Passo 9. Mova o arquivo renomeado para a pasta de figurinhas do WhatsApp. Quando surgir as opções “renomear” e “sobrescrever”, escolha a segunda.

Pronto! Se tudo deu certo a nova figurinha aparecerá automaticamente na galeria do seu WhatsApp e estará pronta para ser enviada.

Figurinhas animadas: uma das muitas novidades do WhatsApp

As figurinhas animadas são mais uma entre as muitas novidades que o mensageiro disponibilizou no início de julho. Além disso, os desenvolvedores incluíram a possibilidade de criar QR Codes para acesso rápido a um contato e também disponibilizaram o modo escuro para a versão WhatsApp Web.

Aplicativo mais popular entre os usuários brasileiros, o WhatsApp corre para incorporar recursos já consagrados em outros serviços, como o Telegram ou o WeChat, na tentativa de se manter na liderança absoluta entre os aplicativos de troca de mensagens. Pelo visto, o resultado até aqui agradou os usuários, mas vamos torcer para que metodologias mais simples sejam disponibilizadas em breve.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.