Positivo do seu jeito

Dicas

Como fazer figurinhas animadas para o WhatsApp?

9 de agosto de 2020

por: MKT Positivo

Depois de muitos pedidos dos usuários, finalmente o WhatsApp decidiu incluir no mensageiro um recurso para envio e recebimento de figurinhas animadas. Porém, mais do que os stickers disponibilizados pelos desenvolvedores, o que os usuários querem mesmo é a personalização.

Entretanto, ainda não há uma ferramenta oficial ou uma forma mais simples de criar GIFs animados e salvá-los como figurinhas no WhatsApp. Para isso, é preciso recorrer a meios alternativos um pouco mais complicados, mas que serão explicados em detalhes no passo a passo a seguir.

Como criar figurinhas animadas para o WhatsApp?

Além de utilizar os pacotes padrão de stickers animados disponibilizados pelos desenvolvedores, você também pode criar as suas próprias figurinhas. O processo é um pouco mais trabalhoso, uma vez que não há uma ferramenta oficial para isso, mas é possível criar imagens do seu jeito seguindo o passo a passo abaixo.

Passo 1. Pesquise e baixe um GIF animado já existente ou crie uma sequência de imagens e transforme-as em GIF. Para isso, utilize o serviço GIFPAL ou o Gifmaker.me. Siga esse passo a passo para aprender como utilizar esses serviços.

Passo 2. Depois, é preciso converter o GIF animado para o formato .webp. Para isso, recorra ao serviço Ezgif.

Passo 3. Antes de enviar o arquivo, determine o padrão de saída. Escolha a opção “Resize” e selecione o tamanho 512×512, pois esse é o padrão de tamanho utilizado no WhatsApp.

Passo 4. Por fim, basta enviar o arquivo, aguardar a transformação e fazer o download em seguida. Salve o GIF no seu celular.

Passo 5. Agora, abra os arquivos de imagem na memória do aparelho e localize a seguinte opção: “WhatsApp” > “media” e “wpp stickers”.

Passo 6. Selecione a imagem que deseja usar como figurinha animada.

Passo 7. Após selecionar, toque na opção “renomear” e copie o nome do arquivo.

Passo 8. Volte para a pasta de imagens onde está o GIF convertido (formato webp) e o renomeie com o nome do arquivo da figurinha recém copiada.

Passo 9. Mova o arquivo renomeado para a pasta de figurinhas do WhatsApp. Quando surgir as opções “renomear” e “sobrescrever”, escolha a segunda.

Pronto! Se tudo deu certo a nova figurinha aparecerá automaticamente na galeria do seu WhatsApp e estará pronta para ser enviada.

Figurinhas animadas: uma das muitas novidades do WhatsApp

As figurinhas animadas são mais uma entre as muitas novidades que o mensageiro disponibilizou no início de julho. Além disso, os desenvolvedores incluíram a possibilidade de criar QR Codes para acesso rápido a um contato e também disponibilizaram o modo escuro para a versão WhatsApp Web.

Aplicativo mais popular entre os usuários brasileiros, o WhatsApp corre para incorporar recursos já consagrados em outros serviços, como o Telegram ou o WeChat, na tentativa de se manter na liderança absoluta entre os aplicativos de troca de mensagens. Pelo visto, o resultado até aqui agradou os usuários, mas vamos torcer para que metodologias mais simples sejam disponibilizadas em breve.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.