dedo apontando para o ícone do Microsoft Edge na tela de um computador

Microsoft Edge 111 chega com IA integrada e reforço na segurança

A Microsoft continua aprimorando seu navegador, o Edge, com atualizações regulares que buscam melhorar a experiência do usuário. As versões mais recentes, a partir do Microsoft Edge 111, contam com uma série de novidades, incluindo a integração da Inteligência Artificial (IA) do ChatGPT e um reforço significativo na segurança. 

Mulher escrevendo "I love Edge" em uma plaquinha

É a primeira vez que o browser de fato acrescenta recursos que se diferenciam do seu concorrente direto, o Google Chrome. Vamos explorar todas estas mudanças relevantes em detalhes a seguir:

Mudanças a partir da versão 111

1. Integração do Bing

Uma das principais novidades do Microsoft Edge a partir da versão 111 é a integração aprimorada com o Bing, o motor de busca da Microsoft

Integração do Bing e Microsoft Edge

Isso significa que os usuários do Edge agora terão uma experiência de busca mais fluida e integrada, sem a necessidade de abrir uma nova aba ou janela.

2. Melhorias na Segurança e Privacidade

A segurança e a privacidade são sempre uma prioridade para a Microsoft. Agora o navegador vem com várias melhorias de segurança, incluindo proteções aprimoradas contra phishing e malware

Além disso, a Microsoft também implementou novas medidas de privacidade para proteger os dados dos usuários.

3. Uso da IA do ChatGPT

Outra atualização significativa é a integração da IA do ChatGPT. Essa IA, desenvolvida pela OpenAI, é capaz de otimizar várias tarefas, tornando a navegação no Edge ainda mais eficiente.

Isso pode incluir desde a sugestão de sites relevantes com base no histórico de navegação do usuário até a realização de tarefas mais complexas, como a tradução de páginas da web.

Uso da IA do ChatGPT no Microsoft Edge

Como usar o ChatGPT no Microsoft Edge

A experiência de uso do ChatGPT no Edge é bastante intuitiva. Ao abrir o navegador, o usuário encontra um botão com um ícone do Bing dentro de um balão de conversas na parte superior da tela. 

Ao clicar nele, uma barra lateral é aberta, permitindo o uso da ferramenta. O ChatGPT no Edge conta com três recursos principais: o Chat, o modo de Redação e o Insight.

Botões do ChatGPT no Microsoft Edge

A) Modo Chat

O modo Chat é o mais conhecido: o usuário faz uma pergunta e a IA busca respostas na web. A IA começa a redigir um texto com as informações solicitadas, incluindo as fontes usadas para isso, exibidas como notas de rodapé. 

Modo Chat do ChatGPT no Microsoft Edge

Quando a resposta é concluída, a IA faz outra pergunta ao usuário para continuar a conversa e até sugere algumas respostas para dar andamento à pesquisa.

B) Modo Redação

O modo Redação permite ao usuário escolher um tema para a IA redigir um texto. O usuário pode escolher um estilo de escrita (profissional, casual, entusiasmado, engraçado ou informativo), um formato (um parágrafo, uma lista, um artigo para blog ou um e-mail) e também o tamanho (curto, longo ou médio).

Modo Redação do ChatGPT no Microsoft Edge

C) Modo Insight

O modo Insight expande o conteúdo de sites acessados pelo usuário. Quando a aba Insight está aberta e o usuário acessa qualquer página da web, a IA vasculha o conteúdo do site para oferecer mais informações sobre o site e os temas abordados.

Modo Insight do ChatGPT no Microsoft Edge

ChatGPT no Bing

No Bing, a integração do ChatGPT é um pouco mais restrita: ele funciona apenas com o modo Chat, que segue exatamente as mesmas características e limitações da versão do Edge.

Ao fazer qualquer busca no Bing, o usuário encontra, na página de resultados, o ícone do chat. Ao clicar nele, é possível iniciar uma conversa com a IA.

Novidades da versão 114

Embora a versão 111 tenha sido um divisor de águas, a Microsoft segue aprimorando o Edge a cada lançamento. A última atualização disponível do navegador trouxe algumas melhorias significativas, confira:

  • Correção de bugs e problemas de desempenho: a Microsoft fez várias atualizações para corrigir bugs e melhorar o desempenho em várias versões do Edge 114.
  • Edite e salve imagens da Web no Microsoft Edge: você pode clicar com o botão direito do mouse na imagem da Web desejada e, sem sair da janela do navegador, cortar, ajustar a iluminação e a cor e adicionar filtros.
  • Nova política de experiência de PDF do Microsoft Edge: como parte da colaboração da Adobe e da Microsoft para vislumbrar novamente o local de trabalho futuro e suas experiências digitais, estamos inserindo nativamente o mecanismo PDF do Adobe Acrobat no leitor de PDF interno do Microsoft Edge.
  • Melhorias na barra lateral do Microsoft Edge: a barra lateral do Microsoft Edge permite que os usuários acessem ferramentas de produtividade lado a lado com sua janela de navegação.
porco espinho mascote do Microsoft Edge dormindo em cima do teclado de um notebook
  • CryptoWalletEnabled: habilitar o recurso CryptoWallet.
  • Extensão offline do Google Docs: o Google Docs Offline é uma extensão fornecida pelo Google que permite aos usuários trabalhar no Google Docs, Planilhas, Slides e Drive sem acesso à Internet. Essa extensão será pré-instalada e desabilitada por padrão para usuários do Microsoft Edge.
  • Web Select agora faz parte do Web Capture: os usuários podem acessar a Web Select por meio do recurso Captura da Web ou pressionar o atalho Ctrl + Shift + X diretamente para acesso rápido.
  • Workspaces do Microsoft Edge: os Workspaces do Edge fornecem uma maneira de os clientes organizarem suas tarefas de navegação em janelas dedicadas. Cada Workspace do Edge contém seu próprio conjunto de guias e favoritos, todos criados e curados pelo usuário e seus colaboradores.
  • Melhorias na segurança de downloads: o navegador agora tem a capacidade de verificar arquivos (.zip, .rar, .7z) para quaisquer malwares usando Microsoft Defender SmartScreen.
  • Melhorias no modo de segurança aprimorado: o modo de segurança aprimorado fornece uma camada extra de proteção ao navegar na Web e visitar sites desconhecidos. As atualizações incluem a consolidação das configurações de nível de segurança no modo Balanceado e Estrito.
  • Configurações de navegador recomendadas pela Microsoft: esse novo prompt no Microsoft Edge permite que os usuários se beneficiem das configurações recomendadas pela empresa.
porco espinho mascote do Microsoft Edge correndo em uma roda com o logo do navegador
  • Recursos aprimorados do modo de segurança: O modo de segurança aprimorado agora dá suporte ao WebAssembly para ARM64.
  • Recursos adicionados para a política de aplicativo Web: a política de instalação de apps permite que os administradores configurem uma lista de aplicativos Web instalados silenciosamente, sem interação do usuário, e quais usuários não podem desinstalar ou desativar.
  • Visualizador JSON no navegador: melhorias na forma como os arquivos JSON são exibidos no navegador, que inclui uma exibição de árvore codificada por cores com números de linha e a capacidade de recolhimento e expansão dos dados.
  • Política de página de nova guia atualizada: a política de nova aba oculta os sites principais padrão da nova página de guias no Microsoft Edge.

****

As últimas atualizações do Microsoft Edge foram incrivelmente significativas na evolução histórica do browser. Com a integração do Bing e da IA do ChatGPT, além das melhorias na segurança e privacidade, o Edge oferece aos usuários uma experiência de navegação mais segura, eficiente e personalizada.

Para mais novidades sobre tecnologia, continue acompanhando os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.