Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

WhatsApp: como usar figurinhas do teclado do Google (Gboard)

Proprietários de smartphone Android que utilizam o teclado do Google (Gboard) receberam uma boa novidade no início deste mês. A partir de agora há no WhatsApp como usar figurinhas do teclado.

O teclado do Google é o primeiro entre os teclados alternativos a ter stickers compatíveis diretamente com o mensageiro. É bem provável que daqui em diante mais aplicativos se tornem compatíveis com esse recurso, mas por enquanto a novidade chegou apenas ao Gboard.

Vamos aprender como utilizar esse recurso que, em um primeiro momento, está disponível apenas na versão de testes do WhatsApp.

®GIPHY

Instalando a versão de testes do WhatsApp

Primeiramente, tenha em mente que ter apenas o WhatsApp instalado não é suficiente para utilizar esse recurso. É preciso ter acesso à versão de testes mais recente do aplicativo. Ser um dos privilegiados com acesso ao WhatsApp Beta não é difícil.

  • Passo 01: Acesse esse link para fazer seu cadastro no programa de Beta do WhatsApp. Importante: nem sempre há vagas disponíveis. Eventualmente novas oportunidades são liberadas, portanto teste sempre até que consiga encontrar uma chance.
  • Passo 02: Se houver vagas, toque em “Become a tester”.

whatsapp-como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-2Você receberá via Play Store uma notificação informando que o WhatsApp está disponível para atualização. Atualize o aplicativo.

Utilizando as figurinhas do Gboard no WhatsApp

Se você já utiliza o teclado do Google (Gboard) não é preciso baixar nada. Porém, se ainda não tem o app, baixe o Gboard na Play Store.

  • Passo 01: Em uma conversa qualquer no WhatsApp, abra o Gboard e toque no ícone de figurinhas.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-1

  • Passo 02: Será aberta uma lista com diversas opções. Aquelas imagens indicadas com uma seta no canto esquerdo indicam imagens animadas.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-2

  • Passo 03: Escolha uma figurinha e toque sobre ela para abri-la no editor do WhatsApp. Aplique alterações, se assim desejar, e toque em “Enviar”. A figurinha escolhida será enviada como um GIF animado.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-3

  • Passo 04: Ainda dentro da lista de figurinhas, toque no sinal de “+” para visualizar mais conteúdo. São dezenas de pacotes de stickers disponíveis para você fazer o download.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-4

Figurinhas são a maior febre do WhatsApp

Desde que o WhatsApp adicionou o recurso que permite aos usuários adicionarem figurinhas às conversas, a ferramenta se tornou uma verdadeira febre entre os usuários brasileiros. Parte desse sucesso se deve ao fato de que é possível criar as suas próprias figurinhas.

Por essa razão, a ampliação desse recurso incluindo as figurinhas do Gboard não é nenhuma novidade. Ao menos por enquanto, a funcionalidade está disponível para os usuários da versão beta. Porém, quando isso acontece, é questão de tempo para que o recurso seja incorporado no WhatsApp disponibilizado para todos os usuários.

O período de testes de uma funcionalidade serve para duas coisas: primeiro, descobrir se os usuários aprovam ou não a ideia; e, segundo, para corrigir eventuais problemas em testes com um grupo mais limitado de usuários. Assim, quando a função for ampliada para todos, menores são as chances de algo dar errado.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter