Proprietários de smartphone Android que utilizam o teclado do Google (Gboard) receberam uma boa novidade no início deste mês. A partir de agora há no WhatsApp como usar figurinhas do teclado.
O teclado do Google é o primeiro entre os teclados alternativos a ter stickers compatíveis diretamente com o mensageiro. É bem provável que daqui em diante mais aplicativos se tornem compatíveis com esse recurso, mas por enquanto a novidade chegou apenas ao Gboard.
Vamos aprender como utilizar esse recurso que, em um primeiro momento, está disponível apenas na versão de testes do WhatsApp.
®GIPHY
Primeiramente, tenha em mente que ter apenas o WhatsApp instalado não é suficiente para utilizar esse recurso. É preciso ter acesso à versão de testes mais recente do aplicativo. Ser um dos privilegiados com acesso ao WhatsApp Beta não é difícil.
Você receberá via Play Store uma notificação informando que o WhatsApp está disponível para atualização. Atualize o aplicativo.
Se você já utiliza o teclado do Google (Gboard) não é preciso baixar nada. Porém, se ainda não tem o app, baixe o Gboard na Play Store.
Desde que o WhatsApp adicionou o recurso que permite aos usuários adicionarem figurinhas às conversas, a ferramenta se tornou uma verdadeira febre entre os usuários brasileiros. Parte desse sucesso se deve ao fato de que é possível criar as suas próprias figurinhas.
Por essa razão, a ampliação desse recurso incluindo as figurinhas do Gboard não é nenhuma novidade. Ao menos por enquanto, a funcionalidade está disponível para os usuários da versão beta. Porém, quando isso acontece, é questão de tempo para que o recurso seja incorporado no WhatsApp disponibilizado para todos os usuários.
O período de testes de uma funcionalidade serve para duas coisas: primeiro, descobrir se os usuários aprovam ou não a ideia; e, segundo, para corrigir eventuais problemas em testes com um grupo mais limitado de usuários. Assim, quando a função for ampliada para todos, menores são as chances de algo dar errado.