WhatsApp: como usar figurinhas do teclado do Google (Gboard)

Proprietários de smartphone Android que utilizam o teclado do Google (Gboard) receberam uma boa novidade no início deste mês. A partir de agora há no WhatsApp como usar figurinhas do teclado.

O teclado do Google é o primeiro entre os teclados alternativos a ter stickers compatíveis diretamente com o mensageiro. É bem provável que daqui em diante mais aplicativos se tornem compatíveis com esse recurso, mas por enquanto a novidade chegou apenas ao Gboard.

Vamos aprender como utilizar esse recurso que, em um primeiro momento, está disponível apenas na versão de testes do WhatsApp.

®GIPHY

Instalando a versão de testes do WhatsApp

Primeiramente, tenha em mente que ter apenas o WhatsApp instalado não é suficiente para utilizar esse recurso. É preciso ter acesso à versão de testes mais recente do aplicativo. Ser um dos privilegiados com acesso ao WhatsApp Beta não é difícil.

  • Passo 01: Acesse esse link para fazer seu cadastro no programa de Beta do WhatsApp. Importante: nem sempre há vagas disponíveis. Eventualmente novas oportunidades são liberadas, portanto teste sempre até que consiga encontrar uma chance.
  • Passo 02: Se houver vagas, toque em “Become a tester”.

whatsapp-como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-2Você receberá via Play Store uma notificação informando que o WhatsApp está disponível para atualização. Atualize o aplicativo.

Utilizando as figurinhas do Gboard no WhatsApp

Se você já utiliza o teclado do Google (Gboard) não é preciso baixar nada. Porém, se ainda não tem o app, baixe o Gboard na Play Store.

  • Passo 01: Em uma conversa qualquer no WhatsApp, abra o Gboard e toque no ícone de figurinhas.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-1

  • Passo 02: Será aberta uma lista com diversas opções. Aquelas imagens indicadas com uma seta no canto esquerdo indicam imagens animadas.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-2

  • Passo 03: Escolha uma figurinha e toque sobre ela para abri-la no editor do WhatsApp. Aplique alterações, se assim desejar, e toque em “Enviar”. A figurinha escolhida será enviada como um GIF animado.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-3

  • Passo 04: Ainda dentro da lista de figurinhas, toque no sinal de “+” para visualizar mais conteúdo. São dezenas de pacotes de stickers disponíveis para você fazer o download.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-4

Figurinhas são a maior febre do WhatsApp

Desde que o WhatsApp adicionou o recurso que permite aos usuários adicionarem figurinhas às conversas, a ferramenta se tornou uma verdadeira febre entre os usuários brasileiros. Parte desse sucesso se deve ao fato de que é possível criar as suas próprias figurinhas.

Por essa razão, a ampliação desse recurso incluindo as figurinhas do Gboard não é nenhuma novidade. Ao menos por enquanto, a funcionalidade está disponível para os usuários da versão beta. Porém, quando isso acontece, é questão de tempo para que o recurso seja incorporado no WhatsApp disponibilizado para todos os usuários.

O período de testes de uma funcionalidade serve para duas coisas: primeiro, descobrir se os usuários aprovam ou não a ideia; e, segundo, para corrigir eventuais problemas em testes com um grupo mais limitado de usuários. Assim, quando a função for ampliada para todos, menores são as chances de algo dar errado.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.