Positivo do seu jeito

Dicas

Facebook: como usar o modo escuro no computador

18 de dezembro de 2019

por: MKT Positivo

A inclusão do Modo Escuro nos sistemas operacionais e nos softwares é uma das principais tendências dos últimos dois anos. É cada vez maior o número de usuários que busca essa alternativa visual.

A ideia é que ela possa servir para atenuar os efeitos de brilho provocados pelo fundo branco. Além disso, especialmente em dispositivos mobile, essa pode ser uma maneira de reduzir o consumo de energia, ainda que o impacto seja relativamente pequeno.

Quem também entrou nesta onda foi o Facebook. A rede social está disponibilizando para os usuários a possibilidade de eles terem acesso ao Modo Escuro também na versão para PC. Porém, é preciso ser um usuário da versão beta da rede social para fazer isso.

Nesse tutorial, vamos aprender a como ativar a versão beta do Facebook e como usar o Modo Escuro no PC.

facebook-como-usar-modo-escuro-computador-desktop-pc
®GIPHY

Como usar o Modo Escuro no Facebook para PC

Como já mencionamos, esse recurso está disponível por enquanto apenas na versão beta da rede social. Felizmente, ela está disponível para todos os usuários, mas antes de tudo é preciso habilitá-la.

Passo 01: Acesse o Facebook pelo navegador do PC e clique na seta para baixo localizada no canto superior direito.

Passo 02: No menu de contexto que será aberto, localize a opção “Ver o Facebook Beta” e clique sobre ela. Você mudará automaticamente para o novo layout.

Passo 03: Agora, clique no ícone da sua conta. É a sua foto de perfil, disponível no canto superior direito da tela.

Passo 04: Ao abrir as opções de conta, note que uma das alternativas é o “Modo Escuro”. Basta habilitá-lo.

Passo 05: A opção é aplicada automaticamente. Para voltar à versão tradicional, basta desabilitar o “Modo Escuro”.

Modo Escuro é tendência na atualidade

O Modo Escuro não é exatamente uma novidade: esse tipo de modificação sempre foi bastante solicitada pelos usuários por questões estéticas. Porém, na era dos dispositivos mobile, esse recurso ganha também novos atrativos.

O primeiro deles é o fato de que telas com menor brilho e menor intensidade de luz são mais econômicas, ou seja, a bateria do celular é poupada. Em segundo lugar, por passarmos mais tempo olhando para a tela de smartphones e PCs, estamos mais sujeitos a sentir um certo incômodo no olhos.

Por isso, o Modo Escuro é uma alternativa que permite ao usuário ter maior conforto visual durante o uso do celular. Recentemente, tanto a Microsoft quanto o Google incorporaram essa novidade ao Windows 10 e ao Android 10, respectivamente. Todavia, usuários de modelos mais antigos ficaram de fora da atualização e, por isso, precisaram recorrer a apps de terceiros.

Você gostou do novo visual do Facebook com o Modo Escuro aplicado? Costuma utilizar esse recurso com frequência em outros dispositivos? Participe deixando a sua opinião nos comentários.