Positivo do seu jeito

Dicas

Como usar o tema escuro do Windows 10

17 de outubro de 2018

por: MKT Positivo

A possibilidade de usar um tema de cores escuras no Windows 10 sempre esteve no topo da lista dos pedidos dos usuários. Se você ainda não sabe como usar o tema escuro do Windows 10, nesse tutorial nós vamos explicar como aplicá-lo além de detalhar quais são as novidades trazidas pela última atualização.

Liberada no dia 2 de outubro, a chamada October 2018 Update agora aplica também o Modo Escuro no Explorador de Arquivos, dando uma aparência mais harmônica a esse aplicativo em relação ao restante do sistema operacional.

Assim, os tons acinzentados ganham espaço e, além de reduzir o consumo de energia, diminuem o cansaço visual.

®GIPHY

Como ativar o Modo Escuro no Windows 10 October 2018 Update

Antes de tudo, é importante deixar claro que para ter acesso a essa novidade é preciso que o seu Windows 10 esteja devidamente atualizado. Se não estiver, você conseguirá aplicar o Modo Escuro da mesma forma, mas ele não se aplicará ao Explorador de Arquivos.

Passo 01: na Área de Trabalho, clique com o botão direito do mouse e, no menu de contexto que será aberto, escolha a opção “Personalizar”.

Passo 02: na janela seguinte, mais especificamente no menu da lateral esquerda, escolha a opção “Cores”. Logo à direita você verá as alternativas “Claro” e “Escuro”.

Escolha e marque a segunda.

Pronto, é só isso que você precisa fazer. Nesse momento o Modo Escuro será ativado. Para se certificar que está tudo certo, abra o Explorador de Arquivos e confira se algo mudou no visual. Se quiser retornar ao modo normal, basta repetir o procedimento e selecionar a opção “Claro”.

Quais são as vantagens de usar o Modo Escuro?

As vantagens de usar o Modo Escuro no Windows 10 vão muito além da mudança no visual. Você pode escolher essa opção simplesmente porque acredita que ela deixa o sistema operacional com uma aparência mais bonita, mas também há vantagens técnicas em optar por essa versão.

Um dos itens responsáveis pelo maior consumo de energia em um computador é a tela. O brilho intenso e as cores mais vivas podem fazer com que o consumo de energia seja maior. Assim, ao optar pelo Modo Escuro, é possível salvar um pouquinho da sua bateria. Não espere uma diferença muito significativa, mas são alguns mAh a menos de consumo ao longo do dia.

Outra vantagem está no aspecto visual. Os dispositivos cuja tela de fundo seja da cor preta ou simplesmente mais escura forçam menos os olhos dos usuários. É por essa razão que muitos tablets e smartphones contam com modos de luz azulada, justamente para evitar que o fundo branco e o brilho intenso irritem ainda mais os olhos.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.