Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

gboard

Gboard: 5 atalhos do teclado do Google para facilitar a sua vida

Entre os muitos teclados disponíveis para os usuários de Android, o mais utilizado é sem sombra de dúvidas o do Google. Muitos fabricantes o colocam como padrão no sistema operacional e mesmo os demais usuários podem baixá-lo diretamente na Play Store.

O que talvez você não saiba é que o Gboard conta com alguns atalhos que, quando dominados, podem facilitar muita a digitação de mensagens. Se você souber como eles funcionam e de que forma essas dicas podem ser adicionadas no seu repertório, é possível automatizar muitas tarefas.

Atalho para caracteres especiais

Em vez de tocar sobre a tecla “?123” para que o teclado seja alterado, pressione e segure a tecla por alguns segundos.
Depois, sem tirar o dedo da tela, deslize-o até a caractere que deseja digitar. Ao mantê-lo pressiona por mais alguns segundos, serão exibidas todas as opções de caracteres especiais vinculadas àquela tecla.
E mais: depois de digitar o caractere especial desejado, o teclado volta automaticamente para o padrão.

Atalho para frases específicas

Você é do tipo que tem respostas prontas para tudo? Então vai gostar de saber que é possível criar atalhos customizados para frases específicas. Por exemplo, a digitar “abcd” o teclado pode entender que é para escrever “a banda que eu mais gosto é” – ou qualquer outra coisa que você queira escrever.
Para isso, abra o dicionário nas Configurações do Gboard. Toque em dicionário e selecione o idioma. Depois, é só escrever a palavra ou a frase desejada e incluir a abreviação correspondente a ela. A dica é evitar escolher abreviações comuns ou com menos de três letras, pois isso pode gerar confusão.

Atalho para letras maiúsculas

Certamente você já tentou escrever uma palavra em letras maiúsculas e, depois de digitar a primeira letra, viu que o padrão mudou sozinho. Isso acontece porque a regra geral do teclado Gboard segue a preferência dos usuários: primeira letra em maiúscula e as demais em minúsculas.
Subverter esse padrão é muito simples: basta dar um duplo toque na tecla SHIFT, a seta para cima que está do lado esquerdo do teclado. Isso fará com que ela fique marcada por tempo indeterminado, até que você dê um duplo toque sobre ela novamente e faça com que as letras voltem para o padrão (minúsculas).

Atalho para frações

Talvez você não utilize frações com muita frequência e, por essa razão, esse não é um recurso que faz muita falta. Entretanto, se for preciso digitar algo assim, você sabe como fazer? A solução é mais simples do que você imagina.
Tudo o que você precisa fazer é pressionar e segurar o dígito numérico que estará na parte superior da fração. Isso fará com que sejam exibidas as alternativas correspondentes, ao menos entre as mais usadas, como ½ ou ¼.

Eliminar palavras sugeridas incorretas

Esse não é bem um atalho, mas é um recurso do qual muitas pessoas querem distância. O corretor automático pode ser responsável por pregar muitas peças nos usuários mais desatentos ao substituir certos termos por outros que parecem mais corretos.
Se você se deparar com uma parada sugerida incorreta ou vulgar, é simples removê-la do dicionário. Toque e segure sobre a palavra sugerida por alguns segundos e, em seguida, arraste o termo em questão para a lixeira virtual. Pronto, com isso ela não aparecerá de novo nas sugestões.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter