Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

google-como-usar-modo-escuro-buscador

Google: como usar o Modo Escuro no buscador para desktop

O Google liberou a possibilidade de ativar o modo escuro de navegação na ferramenta de buscas para desktops. O recurso é uma alternativa para pessoas que desejam evitar o excesso de luminosidade da tela. Gostou da novidade? Então fique conosco para saber como usar modo escuro no Google e quais são seus benefícios.

O modo escuro é uma tendência antiga em aplicativos para celular e serviços da web. Demorou, mas o Google finalmente liberou o modo de visualização no PC. Essa era uma queixa antiga dos usuários e pode ajudar a evitar desconforto nos olhos em longos períodos de navegação na internet.

O recurso, entretanto, estava em fase de testes desde o final de 2021, quando foi liberado para um pequeno grupo de usuários. Em fevereiro de 2021, a possibilidade de configuração foi ampliada para um grupo maior de pessoas. A companhia resolveu agora liberar o recurso para todos os usuários de forma gradativa.

É importante salientar que o modo escuro não estará limitado aos usuários do Chrome, navegador de propriedade do Google. A empresa garante que ele estará disponível em qualquer navegador de internet instalado no computador. Sendo assim, não haverá limitação para sistemas operacionais, sendo possível ativar o tema escuro no Windows e no macOS, que é o sistema operacional de computadores da Apple.

Mas você sabe quais são os benefícios de ativar o modo escuro do Google? Vamos falar sobre isso agora. Fique conosco.

Benefícios de usar o tema escuro do Google

Imagine que você passou horas trabalhando e resolveu usar o computador antes de dormir e com seu quarto a meia luz. Nessa situação a luminosidade da tela irá afetar a sua visão por ser o ponto de luz mais forte do ambiente. A sensação é similar a de olhar para uma lâmpada. 

O padrão de fundo branco com texto preto, no entanto, tende a facilitar a leitura de textos. Essa característica se dá de acordo com as propriedades da luz e a forma como nossos olhos trabalham as diferentes fontes de luminosidade. Esse é o motivo de editores de textos e artigos na web terem o mesmo padrão de cores.

google-como-usar-modo-escuro-buscador

A luz branca é capaz de contrair a íris dos olhos para permitir menor passagem de luz. Essa ação do corpo deixa o conteúdo da tela mais nítido. A luz preta, entretanto, tem efeito contrário, o que pode dificultar o uso de computadores por pessoas com astigmatismo. Por outro lado, a leitura de textos curtos são mais agradáveis quando o modo escuro está ativado, enquanto para textos longos há menor incômodo nos olhos quando o tema escuro está ativo.

Em resumo, qualquer pessoa com algum tipo de deficiência visual será beneficiada ao utilizar o modo escuro do Google. Além do astigmatismo, as pessoas com fotofobia também podem escolher o recurso para que a luminosidade da tela não afete sua indisposição natural à claridade.

Alguns serviços e aplicativos que permite ativar o modo escuro:

O tema escuro também está presente de forma nativa nos principais sistemas operacionais mobile. Em suas versões mais recentes, iOS e Android contam com a possibilidade de alterar o padrão de cores do sistema e, em alguns casos, essa configuração também altera automaticamente a interface de cores dos aplicativos instalados.

Como ativar o modo escuro na pesquisa do Google

A configuração é realizada, inicialmente, nas configurações do serviço de buscas. Portanto, é necessário conhecimento básico sobre como é a interface de usuário do Google para iniciar o tutorial. 

Se o recurso ainda não aparecer para você, não fique triste. O modo escuro, segundo o próprio Google afirma, já foi lançado oficialmente, mas pode demorar para aparecer em para alguns usuários. Se ele não aparecer para você, tente instalar extensões para o navegador que simulam o recurso.

A seguir, confira como ativar o recurso acompanhando o passo a passo que preparamos.

Passo 1. Abra a pesquisa do Google a partir de qualquer navegador web instalado em seu computador;

Passo 2. Clique sobre a opção “Configurações” no canto inferior direito da tela;

Passo 3. Nesse momento, clique sobre a opção “Configurações de Pesquisa”;

Passo 4. Você será redirecionado para uma nova tela. Clique em “Aparência” no menu do lado esquerdo da tela;

Passo 5. Você verá três opções para configurar o padrão de cores do Google:

  • Padrão do dispositivo: opção segue o padrão de cores definido no sistema do computador;
  • Tema escuro: Alterar o plano de fundo para o padrão escuro e deixa os textos em branco;
  • Tema claro: recurso padrão que deixa o background branco e as letras em preto.

Passo 6. Selecione “Tema Escuro” e clique em “Salvar”.

Gostou da dica? Não deixe de conhecer novos tutoriais acessando o portal Positivo do Seu Jeito. Use também a nossa barra de pesquisas para encontrar artigos que possam solucionar as suas dúvidas em dispositivos móveis, computadores, redes sociais e serviços da internet. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter