google-como-usar-modo-escuro-buscador

Google: como usar o Modo Escuro no buscador para desktop

O Google liberou a possibilidade de ativar o modo escuro de navegação na ferramenta de buscas para desktops. O recurso é uma alternativa para pessoas que desejam evitar o excesso de luminosidade da tela. Gostou da novidade? Então fique conosco para saber como usar modo escuro no Google e quais são seus benefícios.

O modo escuro é uma tendência antiga em aplicativos para celular e serviços da web. Demorou, mas o Google finalmente liberou o modo de visualização no PC. Essa era uma queixa antiga dos usuários e pode ajudar a evitar desconforto nos olhos em longos períodos de navegação na internet.

O recurso, entretanto, estava em fase de testes desde o final de 2021, quando foi liberado para um pequeno grupo de usuários. Em fevereiro de 2021, a possibilidade de configuração foi ampliada para um grupo maior de pessoas. A companhia resolveu agora liberar o recurso para todos os usuários de forma gradativa.

É importante salientar que o modo escuro não estará limitado aos usuários do Chrome, navegador de propriedade do Google. A empresa garante que ele estará disponível em qualquer navegador de internet instalado no computador. Sendo assim, não haverá limitação para sistemas operacionais, sendo possível ativar o tema escuro no Windows e no macOS, que é o sistema operacional de computadores da Apple.

Mas você sabe quais são os benefícios de ativar o modo escuro do Google? Vamos falar sobre isso agora. Fique conosco.

Benefícios de usar o tema escuro do Google

Imagine que você passou horas trabalhando e resolveu usar o computador antes de dormir e com seu quarto a meia luz. Nessa situação a luminosidade da tela irá afetar a sua visão por ser o ponto de luz mais forte do ambiente. A sensação é similar a de olhar para uma lâmpada. 

O padrão de fundo branco com texto preto, no entanto, tende a facilitar a leitura de textos. Essa característica se dá de acordo com as propriedades da luz e a forma como nossos olhos trabalham as diferentes fontes de luminosidade. Esse é o motivo de editores de textos e artigos na web terem o mesmo padrão de cores.

google-como-usar-modo-escuro-buscador

A luz branca é capaz de contrair a íris dos olhos para permitir menor passagem de luz. Essa ação do corpo deixa o conteúdo da tela mais nítido. A luz preta, entretanto, tem efeito contrário, o que pode dificultar o uso de computadores por pessoas com astigmatismo. Por outro lado, a leitura de textos curtos são mais agradáveis quando o modo escuro está ativado, enquanto para textos longos há menor incômodo nos olhos quando o tema escuro está ativo.

Em resumo, qualquer pessoa com algum tipo de deficiência visual será beneficiada ao utilizar o modo escuro do Google. Além do astigmatismo, as pessoas com fotofobia também podem escolher o recurso para que a luminosidade da tela não afete sua indisposição natural à claridade.

Alguns serviços e aplicativos que permite ativar o modo escuro:

O tema escuro também está presente de forma nativa nos principais sistemas operacionais mobile. Em suas versões mais recentes, iOS e Android contam com a possibilidade de alterar o padrão de cores do sistema e, em alguns casos, essa configuração também altera automaticamente a interface de cores dos aplicativos instalados.

Como ativar o modo escuro na pesquisa do Google

A configuração é realizada, inicialmente, nas configurações do serviço de buscas. Portanto, é necessário conhecimento básico sobre como é a interface de usuário do Google para iniciar o tutorial. 

Se o recurso ainda não aparecer para você, não fique triste. O modo escuro, segundo o próprio Google afirma, já foi lançado oficialmente, mas pode demorar para aparecer em para alguns usuários. Se ele não aparecer para você, tente instalar extensões para o navegador que simulam o recurso.

A seguir, confira como ativar o recurso acompanhando o passo a passo que preparamos.

Passo 1. Abra a pesquisa do Google a partir de qualquer navegador web instalado em seu computador;

Passo 2. Clique sobre a opção “Configurações” no canto inferior direito da tela;

Passo 3. Nesse momento, clique sobre a opção “Configurações de Pesquisa”;

Passo 4. Você será redirecionado para uma nova tela. Clique em “Aparência” no menu do lado esquerdo da tela;

Passo 5. Você verá três opções para configurar o padrão de cores do Google:

  • Padrão do dispositivo: opção segue o padrão de cores definido no sistema do computador;
  • Tema escuro: Alterar o plano de fundo para o padrão escuro e deixa os textos em branco;
  • Tema claro: recurso padrão que deixa o background branco e as letras em preto.

Passo 6. Selecione “Tema Escuro” e clique em “Salvar”.

Gostou da dica? Não deixe de conhecer novos tutoriais acessando o portal Positivo do Seu Jeito. Use também a nossa barra de pesquisas para encontrar artigos que possam solucionar as suas dúvidas em dispositivos móveis, computadores, redes sociais e serviços da internet. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.